Dois jovens leigos serão canonizados no Jubileu de 2025

O Papa Francisco anunciou no dia 20 de novembro, ao final da Audiência Geral, a futura canonização de Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati, modelos e pontos de referência para a fé de milhares de jovens em todo o mundo.

O millennial (termo “millennial” é usado para descrever pessoas nascidas entre o início da década de 1980 e a primeira metade da década de 1990) e o estudante se tornaram santos durante o Jubileu do Ano Santo de 2025: Acutis no Jubileu dos Adolescentes, que será realizado de 25 a 27 de abril, e Frassati no Jubileu dos Jovens, de 28 de julho a 3 de agosto.

 

Dois “jovens” santos

Em 23 de maio, o Papa Francisco aprovou o decreto para a canonização de Carlo Acutis, o jovem leigo apaixonado pela Eucaristia e pela tecnologia da informação, descrito por muitos como “um influencer da santidade”. No Consistório ordinário de 1º de julho, ele havia anunciado que seria elevado às honras dos altares “em uma data a ser determinada”. O bispo de Assis, Domenico Sorrentino, havia antecipado nos últimos meses que a Providência, disse o bispo, “queria que a proclamação de sua santidade, a ’canonização’, ocorresse no ano jubilar que começará dentro de alguns meses”.

Frassati, um jovem estudante de Turim, terciário dominicano e membro dos Vicentinos, da Fuci e da Ação Católica, é um dos beatos mais conhecidos entre as novas gerações de católicos, considerado um dos santos “sociais” da Itália. Membro de uma família rica, dedicado à oração e aos frágeis, era também um bom esportista: “um alpinista (…) sagaz”, chamou-o João Paulo II, que quis beatificar esse “menino das oito Bem-aventuranças”, em 1990. Agora, outro Pontífice, de origem piemontesa, o eleva às honras dos altares em um ano dedicado a recuperar a esperança. Aquela que tanto Acutis quanto Frassati pregaram, não com palavras, mas com suas vidas.

 

Vatican News

 

Categorias
Categorias