Dom Antonio Catelan realiza Visita Pastoral na Paróquia São Pedro Apóstolo, em Pedra de Guaratiba

 

O bispo auxiliar Dom Antonio Luiz Catelan Ferreira realizou Visita Pastoral, de 12 a 14 de maio, na Paróquia São Pedro Apóstolo, em Pedra de Guaratiba, pertencente ao Vicariato Episcopal Campo Grande.

Na companhia do pároco, padre Marcus Vinicius Antunes da Trindade, Dom Catelan iniciou a Visita Pastoral no dia 12 de maio em duas creches mantidas pela paróquia: Jardim Pedra Azul e São João Batista, que atendem, atualmente, 80 crianças. 

Apesar de a chegada ter acontecido após o horário de saída das crianças, muitos responsáveis, juntamente com seus filhos, aguardaram a chegada do bispo. 

Fez parte da visita a bênção de um terreno recebido em doação para a construção de uma nova creche, que irá se chamar Creche Paroquial Padre José Melchiori, missionário italiano que trabalhou na região de Guaratiba por quase três décadas e faleceu no dia 28 de novembro de 1994.

O primeiro dia da Visita Pastoral foi concluído com a missa na Igreja de Nossa Senhora do Desterro, considerada o quarto templo mais antigo do Rio de Janeiro, construído no ano de 1629 em estilo barroco colonial. Na ocasião, foi feito o anúncio do restauro em três etapas: a troca do revestimento da fachada, a revisão da parte elétrica e o restauro do forro da nave da igreja.

O segundo dia, 13 de maio, iniciou com um encontro dos coordenadores com Dom Catelan, quando ele ouviu e foi ouvido pelos coordenadores paroquiais.

A parte da manhã foi concluída com encontro e almoço na Casa de Retiro Santa Maria Mãe de Deus, das Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo. O encontro contou com a presença do pároco, padre Marcus Vinícius, do vigário paroquial, padre Sérgio Luiz Mafra Santos, do vigário episcopal do Vicariato de Campo Grande, cônego Luís Carlos Pereira, e dos párocos das paróquias da 5ª Forania: padres Marcelo Batista Salvador (Nossa Senhora de Fátima, em Guaratiba), Felipe Xavier de Moraes (Santa Clara, em Guaratiba), João Custódio da Silva (Nossa Senhora Aparecida, em Guaratiba, e Marcelo da Silva Lessa (Salvador do Mundo, em Guaratiba).

À tarde, Dom Catelan visitou 16 comunidades vinculadas à Paróquia São Pedro Apóstolo, e à noite, na matriz, presidiu missa com a presença de jovens.

O terceiro dia, 14 de maio, começou com a celebração da missa dominical, e teve a presença de fiéis de todas as capelas existentes no território paroquial. Dom Catelan também presidiu missa para as crianças. 

Fizeram parte da Visita Pastoral um encontro de Dom Catelan com os catequistas dos sacramentos da Iniciação Cristã e Perseverança, e a missa de conclusão, no início da noite.

“A Visita Pastoral aconteceu em clima de muita fraternidade, na qual visualizamos, na presença do bispo, a imagem do grande serviço no exercício de seu episcopado. Foi um momento de graça e unidade paroquial”, disse o pároco, padre Marcus Vinicius.

 

Juliana Costa / Pascom 

Categorias
Categorias