Dom Joel Portella Amado toma posse como bispo de Petrópolis

No dia 9 de março, Dom Joel Portella Amado deu início ao seu ministério pastoral como pastor da Diocese de Petrópolis.

A Catedral de São Pedro de Alcântara, no coração da Cidade Imperial, brilhou em acolhimento a celebração da posse canônica do sexto bispo da Diocese de Petrópolis, situada na região serrana fluminense.

Autoridades civis, militares, eclesiásticas e reais se reuniram para testemunhar este momento solene. Em suas palavras, Dom Joel dirigiu-se ao povo de Deus com humildade: “Permitam-me que eu me dirija a vocês apenas com esta expressão, irmãos e irmãs. Peço licença ao protocolo para fazer uso apenas dessas duas palavras, irmãos e irmãs. Que ao ver tão bem expressam o que aqui nós estamos celebrando. O altar nos reúne, vivemos na mesma Casa Comum, temos o mesmo Pai do Céu, cuja bondade olha a todos nós como seus filhos e filhas, tornando-nos, portanto, irmãos e irmãs”.

 

Escrevendo a história de Cristo

A celebração foi presidida, inicialmente, pelo arcebispo de Niterói e metropolita da Província de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, da qual faz parte a Diocese de Petrópolis.

Em sua saudação, Dom José Francisco destacou a jornada de quase oito décadas da diocese.

“Em nossa caminhada de fé sabemos que Cristo vem ao nosso encontro. Ele atua no tempo e vai escrevendo a Sua história em nossa história, utilizando-se de instrumentos humanos. Ele chamou e escolheu, primeiramente, Dom Manuel Pedro da Cunha Cintra, seguido por Dom José Fernandes Veloso, Dom José Carlos de Lima Vaz, Dom Filippo Santoro, ultimamente, por Dom Gregório Paixão. Iluminados por Cristo, eles foram escrevendo a bela história desta igreja particular, juntamente com o clero, os consagrados e os cristãos leigos. Hoje, Dom Joel Portella Amado, escolhido pelo Papa Francisco, inicia uma nova etapa de sua missão episcopal, ajudando a escrever a história de Cristo na Igreja diocesana de Petrópolis”, disse Dom José.

Após a leitura das letras apostólicas e a nomeação de Dom Joel Portella pelo chanceler do bispado, monsenhor Antônio Carlos Motta do Carmo, o metropolita Dom José Francisco convidou o arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, para passar o báculo pastoral a Dom Joel, simbolizando o início de seu ministério pastoral e sua presidência na celebração.

‘Me ajudem a conhecer vocês!’

Na homilia, Dom Joel refletiu sobre o significado da fraternidade: “É muito significativo começarmos essa nossa caminhada na Igreja de Petrópolis justo em um tempo em que a querida Campanha da Fraternidade nos recorda que nós somos todos irmãos e irmãs”. E com gratidão no coração, o novo bispo fez um pedido à sua nova comunidade.

“Eu não ia perder a oportunidade de pedir: me ajudem! Me ajudem a conhecer vocês. Me ajudem a transformar nomes e mensagens em rostos, corações e abraços!”

Dom Joel Portella concluiu sua homilia colocando-se como irmão nessa caminhada diocesana para o anúncio do Evangelho: “Igreja diocesana de Petrópolis, minha casa, minha família, meus irmãos, minhas irmãs, se me é permitido parafrasear Santo Agostinho, recordando uma frase muito citada nesses momentos, é verdade que, a partir de hoje, para vocês eu sou o bispo, porém com vocês eu sou o irmão, no caso, o irmão caçula, que precisa de vocês para bem cumprir a missão recebida”.

 

Sede como as crianças

Ao final, Dom Joel foi saudado por leigos e autoridades e também recebeu uma missão. Na saudação dos irmãos Pedro e Sofia, que prometeram ao bispo rezar por ele, ele recebeu um pedido de uma menina.

“Que Deus abençoe a sua caminhada aqui conosco; esperamos uma visita sua em nossa paróquia”. Trata-se da Paróquia São Pedro, em Pedro do Rio. Em seguida, o governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e o prefeito de Petrópolis, Rubens Bontempo, também dirigiram-se a Dom Joel.

 

Gratidão e unidade

Na sua mensagem, Dom Orani manifestou sua alegria por participar da solene celebração, agradeceu a Deus pelos dons e graças que o Senhor sempre concede à Diocese de Petrópolis, e destacou sua gratidão e unidade a Dom Joel em sua nova missão.

“Agradeço a Dom Joel pela sua amizade, unidade e sua caminhada junto conosco, seja como pároco nas várias paróquias por onde passou, e pelo trabalho que realizou como bispo auxiliar do Rio de Janeiro. Tudo isso fez aumentar a comunhão que sempre nos uniu nas grandes preocupações da Igreja”, disse o arcebispo.

Dom Orani destacou os belos trabalhos de Dom Joel na CNBB como secretário-geral e na Jornada Mundial da Juventude Rio2013, no Rio de Janeiro.

“Que o Senhor conduza os seus dias em Petrópolis, ilumine sua caminhada e trabalho. Estaremos próximos de sua missão, tanto fisicamente como também espiritualmente. Muito obrigado e seja muito feliz”, desejou o arcebispo do Rio de Janeiro.

 

Saudação da presidência regional

Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu e presidente do Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dirigiu-se a Dom Joel em nome de todos os bispos.

“Caro irmão, expresso nossa alegria com esta celebração na qual Vossa Excelência toma posse como o 6º bispo da amada Diocese de Petrópolis. Para mim, que sou filho desta Igreja, o júbilo se torna ainda maior. Tenho a firme certeza de que esta diocese será guiada pelo báculo de um pastor com rara inteligência e capacidade de liderança, além de seu jeito amigo e sempre bem-humorado de ver a vida e tratar com zelo e dignidade as coisas da Igreja. Qualidades e atributos reconhecidos pela Igreja no Brasil quando o episcopado brasileiro o elegeu como secretário-geral da CNBB e, posteriormente, como presidente da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé. Que Nossa Senhora do Amor Divino interceda para que o ministério de Dom Joel seja fecundo e fonte de alegrias celestes para este amado povo santo de Deus que lhe é confiado”.

 

Fonte: Regional Leste 1 da CNBB

 

Categorias
Categorias