Dom Orani: ‘A barca não irá afundar porque Jesus está conosco’

O arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, presidiu missa, no dia 28 de janeiro, no Encontro Nacional de Formação para Coordenadores e Ministérios (ENF), da Renovação Carismática Católica (RCC), realizado no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP), de 25 a 29 de janeiro.

A missa foi concelebrada pelo bispo auxiliar de Brasília (DF) Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida, que é o bispo referencial da CNBB para a RCC no Brasil. Da Arquidiocese do Rio Janeiro concelebraram o cônego Geovane Ferreira Silva e os padres Jorge Luiz Vieira da Silva, Michel de Souza Bernardo e Antonio José Afonso da Costa. 

Dom Orani iniciou a homilia meditando sobre o Evangelho (Mc 4,35-41) e deu o enfoque, após a narrativa, que Jesus acalmou as águas e os ventos, e perguntou aos Apóstolos sobre a falta de fé. Diante desse questionamento, o arcebispo exortou que os fiéis são chamados a despertar, proposta apresentada pelo tema do ENF 2023: “Desperta, tu que dormes! Levanta-te dentre os mortos e Cristo te iluminará!” (Ef. 5, 14b).

Na sequência, Dom Orani falou sobre a primeira leitura, a Carta aos Hebreus (Hb 11,1-2.8-19), que apresenta muitos exemplos de homens de fé. Segundo ele, a esses podemos acrescentar que na história da Igreja foi pela fé que tantos homens e mulheres entregaram as suas vidas no martírio, nas missões, em uma consagração total a Deus. É por ela, também, que muitos casais viveram um matrimônio santo, geraram filhos para Deus. E acrescentou: “É por ela que muitos de vocês viajaram de todas regiões do país para estarem aqui”.

Recordando a vida de São Tomás de Aquino, toda sua obra e testemunho – comemorado no dia –, Dom Orani afirmou: “Ele é santo não porque escreveu tratados teológicos. Mas porque viveu uma comunhão com Cristo, uma vida de santidade”. E continuou, lembrando as palavras do Papa Bento XVI que é de joelhos no chão que nutrimos uma vida de fé. Com isso, disse da importância dos membros da RCC estarem no ENF, buscando formação e nutrindo sua espiritualidade e intimidade com o Senhor.

Dom Orani disse que inspirados na Carta aos Hebreus, todos chamados a pedir o dom da fé, e a graça de dar passos concretos para que nesse tempo que nós temos de vida possamos contagiar mais pessoas, apresentando a luz divina.

“Precisamos passar para o outro lado da margem, mesmo com os desafios, as agitações das águas e os ventos fortes”, exortou Dom Orani. Ele lembrou que é importante não se deixar desanimar pelas adversidades, dando a impressão que a barca vai afundar, mas isso não irá acontecer porque Jesus está conosco e não nos deixará perecer.

 

ENF

O Encontro Nacional de Formação para Coordenadores e Ministérios (ENF) é um momento de profunda oração, formação geral e específica e escuta profética. Outro aspecto muito importante é a partilha dos projetos e serviços em andamento e das Moções Proféticas que direcionam os trabalhos do movimento em todas as instâncias!  

 

Fonte: RCC Brasil

Categorias
Categorias