Dom Orani instala a nova Paróquia Divino Espírito Santo, em Inhoaíba

A até então Capela Divino Espírito Santo, situada no bairro de Inhoaíba, que estava anexada à Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Paciência, foi elevada à condição de paróquia, durante celebração eucarística presidida pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, no dia 19 de outubro. É a paróquia de número 285 da arquidiocese e 34ª do governo de Dom Orani.

Na mesma celebração foi dada a posse ao primeiro administrador paroquial, padre Diego Estevam Ottoni Moreira, ordenado sacerdote no dia 24 de abril de 2021, quando foi incardinado na Arquidiocese do Rio de Janeiro.  O jovem sacerdote também exerce na arquidiocese o ofício de assistente espiritual adjunto da Obra das Vocações Sacerdotais (OVS).

A nova paróquia, que pertence à segunda forania do Vicariato Episcopal Santa Cruz, teve seu território desmembrado das paróquias Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Paciência, Nossa Senhora do Carmo, em Campo Grande, e Santa Sofia, em Cosmos.

 

História da comunidade

A comunidade católica, futura Paróquia Divino Espírito Santo, na região do Vilar Carioca, em Inhoaíba, teve início no ano de 1978, quando moradores vindos de Minas Gerais iniciaram um grupo dos Círculos Bíblicos sob os cuidados do padre José dos Santos Almeida. Nesse mesmo período, deu-se início à catequese infantil sob a responsabilidade da irmã Maria das Neves.

Com o crescimento da participação dos fiéis foi necessária a construção de um templo, atual salão comunitário, por meio de doações e a realização de quermesses.

O templo foi edificado em um terreno autorizado, embora sem registro legal, por João Machado, funcionário do Palácio da Justiça, já que se tratava de uma construção importante para os moradores. A autorização foi registrada no Livro do Tombo da Paróquia Santa Sofia, no dia 25 de agosto de 1979, folha 103.

No início, as missas eram presididas pelo padre José dos Santos Almeida, já falecido, e, posteriormente, pelo padre Parampathu Kuriakose Kuncheryia, conhecido como padre Tiago, da Paróquia Santa Sofia, em Cosmos, também falecido, e padre Lucena, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Paciência.

Em 1998, iniciou-se a construção de um novo templo, ao lado do salão comunitário, situado na praça central do bairro, popularmente conhecida como “Praça da Igreja Católica”, que teve sua primeira missa no Domingo de Ramos do ano 2000. Em 20 de dezembro de 2009, aconteceu a reinauguração do atual templo, com a dedicação do altar, presidida por  Dom Orani.

Inicialmente, a Capela Divino Espírito Santo pertencia à Paróquia Santa Sofia, em Cosmos, passando depois a pertencer à Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Paciência, e, posteriormente, à Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que foi erigida em 21 de setembro de 1996.

 

Bens patrimoniais

A Paróquia Divino Espírito Santo possui um terreno de aproximadamente 1.700m², um prédio pastoral de 165m², contendo um salão comunitário com cozinha e cantina, três banheiros, um bazar no primeiro piso e, no segundo piso, cinco salas de catequese. O templo mede 300m² e, ao lado, anexo, uma sacristia e Capela do Santíssimo medindo 46m², aproximadamente.

Consta ainda no terreno dois banheiros e uma secretaria medindo 80m², aproximadamente, com um pátio de 110m². Por fim, existe uma área reservada à futura casa paroquial com 185m², já murada e com portão.

Carlos Moioli

Categorias
Categorias