Dom Orani ordena quatro sacerdotes da Comunidade Preciosa Vida

Às Vésperas da Solenidade de Pentecostes, 4 de junho, os irmãos André Filipe, Bartolomeu Miguel, Bento Rafael e Tarcísio Matias, consagrados da Comunidade Preciosa Vida, receberam o segundo grau do Sacramento da Ordem pelas mãos do arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, durante missa realizada na Catedral de São Sebastião, no Centro.

De acordo com o rito de ordenação, os ordinandos foram apresentados ao arcebispo pelo fundador e moderador da Comunidade Preciosa Vida, padre Geovane Ferreira Silva. Os novos sacerdotes incardinados na Arquidiocese do Rio de Janeiro receberam a diaconato no dia 5 de dezembro de 2021.

Estavam presentes na celebração membros da Família Preciosa Vida, o primeiro irmão ordenado sacerdote, padre Gabriel Luís, consagrados dos ramos masculino e feminino, e o ramo leigo, chamado de oblato.

Estavam ainda o bispo auxiliar Dom Roque Costa Souza, o bispo emérito de Guanhães (MG), Dom Jeremias Antônio de Jesus, o vigário episcopal para a Vida Consagrada, Dom Roberto Lopes, e diversos sacerdotes amigos da Família Preciosa Vida, entre eles, o padre Levi Alves de Senna, que pregou o retiro para os ordinandos.

 

Família Preciosa Vida

A comunidade, fundada no dia 23 de setembro de 2004 no Complexo da Maré, com sede na Paróquia Sagrada Família, nasceu com o carisma de reinserção do marginalizado e o compromisso de sacrifício pela conversão dos sacerdotes. A identidade visual da comunidade contempla o coração de Jesus Cristo pregado na cruz – coroado de dor pelos pecados dos homens, mas inflamado de amor pela salvação de todos – e um cálice colhendo o sangue que jorra do mesmo coração: “Recolhemos a vida que pendeu da Cruz”. A comunidade foi reconhecida pela arquidiocese por decreto assinado por Dom Orani no dia 28 de outubro de 2019, como Associação Privada de Fiéis Família da Preciosa Vida. Também faz parte da comunidade a Associação Pública de Fiéis Filhos e Filhas da Preciosa Vida.

 

Novos sacerdotes

Irmão Bartolomeu Miguel do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração da Virgem de Fátima – nome de batismo Luis Fellipe Sobrinho Brasiliense, nasceu no Rio de Janeiro em 24 de agosto de 1992, filho de Luis Marcelo Cândido Brasiliense e de Claudia Maria Onofre Sobrinho. Ele ingressou na comunidade no dia 11 de fevereiro de 2008 e professou os votos religiosos no dia 6 de novembro de 2020, e sua comunidade de origem é a Paróquia Sagrada Família, na Maré.

Irmão Tarcísio Matias de Maria Imaculada e da Paixão do Senhor – nome de batismo Daniel Duarte Santana, nasceu em Ceará-Mirim (RN) no dia 22 de agosto de 1985, filho de José Eduardo Gomes de Santana e de Varlucia Duarte Santana. Ele ingressou na comunidade no dia 11 de fevereiro de 2008 e fez os votos religiosos no dia 6 de novembro de 2020. Sua paróquia de origem é a Paróquia Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Ceará-Mirim (RN).

Irmão Bento Rafael da Santíssima Trindade – nome de batismo Filipi Santana Alves, nasceu no Rio de Janeiro em 21 de agosto de 1992, filho de Vilmar José Alves e de Rosana Bahia Santana. Ele ingressou na comunidade no dia 11 de agosto de 2008, fez os votos religiosos no dia 6 de novembro de 2020 e sua comunidade de origem é a Paróquia Sagrada Família, na Maré.

Irmão André Filipe da Alegria do Martírio nas Chagas de Jesus – nome de batismo Antônio Sisley Fernandes de Sousa, nasceu em Sobral (CE), no dia 11 de novembro de 1994, filho de Antonio Ferreria de Sousa e Iraci Fernandes Lima. Ingressou na comunidade no dia 24 de março de 2013, professou os votos religiosos no dia 6 de novembro de 2020 e sua comunidade de origem é a Paróquia São Francisco de Assis, Sobral (CE).

 

Dons do Espírito Santo

Na homilia, ao refletir as leituras da Missa da Vigília de Pentecostes, Dom Orani lembrou que a Revelação anunciada e esperada no Antigo Testamento se concretizou com a vinda de Jesus Cristo, o filho de Deus e de Maria, que se encarnou como homem, morreu e ressuscitou. E de sua promessa que ficaria presente no mundo por meio do Espírito Santo que o Pai enviaria para ser o consolador, o que iria iluminar, conduzir e explicar todas as coisas.

“Ao subir para o Céu e ficar à direita do Pai, Jesus deixou como herança o Espírito Santo. Os dons do Espírito, como diz o Evangelho (cf Jo 7,37-39), são ‘rios de água viva’ que brotam de quem crê em Jesus Cristo. O povo de Deus que nasce do lado de Cristo experimenta que a ação do Espírito Santo renova o coração,  transforma a vida e faz compreender e saborear as coisas do alto”.

Dom Orani lembrou que, por meio da ação do Espírito Santo, “a Igreja, em todas as épocas, passa pelos altos e baixos da história em meio aos fogaréus da vida, e com as dificuldades que existem em todos os cantos continua dando testemunho e anunciando o Evangelho. De sua ação, depende o próprio dom da fé, de crer, de anunciar o Evangelho, de compreender e de passar até pelas vicissitudes”.

“Nesses tempos de mudanças e transformações – acrescentou Dom Orani –, Deus continua suscitando em nossa arquidiocese comunidades de vida consagrada, como a Família Preciosa Vida que nasceu numa região carente e difícil e, no entanto, jovens se dispõem a viver e a colocarem-se a serviço do povo de Deus. Entusiasmados por um ideal que seria proposto, acaba formando uma comunidade, masculina e feminina, e também de leigos, que se reúnem em torno desse ideal. É todo um ministério que se coloca a serviço da Igreja, e ela o reconhece como uma associação de fiéis, estabelece para servir e oficializa para a missão”, disse.

“A ordenação de quatro sacerdotes é um momento muito importante e bonito para celebrarmos a Festa de Pentecostes e de ver concretamente a ação do Espírito Santo na vida dessa Igreja do Rio de Janeiro. A Família Preciosa Vida é um dos sinais, graças a Deus, dos tantos que nós temos. As vocações que brotam, em especial, as ministeriais, nos faz ver como o Senhor confirma os corações generosos que dizem seu ‘sim’ ao Seu plano e se colocam em missão a serviço da Igreja”, concluiu o arcebispo.

 

Gratidão

No final da celebração, padre André Filipe, em nome de todos os ordinandos, transmitiu mensagem ao povo de Deus presente na celebração, fazendo muitos agradecimentos.

Ao agradecer a Deus, disse: “Cristo conhece as nossas fraquezas e limitações, mas mesmo assim, não desistiu de nenhum de nós, mas nos deu a graça necessária para superá-las, revelando o seu insondável e escandaloso amor, de pai, irmão e amigo”, disse.

Com o coração grato a Dom Orani por acreditar nos ordinandos e no carisma da Preciosa Vida, padre André Filipe disse: “Em meio à gratidão nos surge uma súplica, pedimos ao bom Deus que sejamos sacerdotes conforme o Seu coração e tendo como exemplo um pastor incansável”.

Dirigindo-se ao pai e fundador, padre André Filipe lembrou que o padre Geovane já imaginava e sonhava com o momento de vê-los sacerdotes, porque Deus é fiel.

“O senhor os ensina diariamente a recolher a Preciosa Vida que pende da Cruz, sim queremos ser, a seu exemplo, um cálice que recolhe as gotas de sangue que escorrem do Coração ferido, ferido por nossas próprias iniquidades, queremos também, reverendíssimo Pai, transbordar de amor pelos sacerdotes, se imolando diariamente pela conversão e santificação do clero. Esse é o carisma, esta é a missão que o senhor nos ensina, é este o caminho que percorremos para chegar ao céu”, disse o ordinando.

Padre Geovane: “Tudo é graça”

Na sua mensagem, o fundador e moderador da Comunidade Preciosa Vida, padre Geovane Ferreira Silva, que também é vigário episcopal do Vicariato Sul e pároco da Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Laranjeiras, agradeceu a Deus porque Ele “chamou um burrinho que nada entendia e pediu algo que nada sabia, mas que concedeu forças e coragem para tentar começar alguma coisa”.

“Comecei sem saber onde ia caminhar e continuo o caminho sem saber onde vou chegar, mas quero caminhar, caminhar na Igreja, com a Igreja e para a igreja onde quando assim ela quiser. Não tenho pretensão a nada, não quero nada porque tudo que tenho é muito mais do que mereço e vai muito além de tudo aquilo que eu posso ter sonhado”, disse o fundador.

“Para mim tudo é graça” – continuou padre Geovane –, “cada serviço, chamado ou convite para servir a Igreja com ou sem provisão, tudo é graça, e tudo me traz alegria tanto nos serviços mais difíceis quanto nos mais tranquilos. Tudo me traz alegria pela simples certeza de saber que no presente eu luto para fazer a vontade de Deus”, disse o fundador, que agradeceu a todos os membros de sua comunidade religiosa, aos paroquianos e aos amigos de caminhada: “Minha gratidão por estarem comigo num caminho que eu não sei onde vou chegar, nem sei se vou chegar, nem sei se consigo ir além, só sei que hoje eu estou nele”.

Na conclusão da mensagem, padre Geovane agradeceu a paternidade de Dom Orani: “Tenho muita gratidão pelo senhor, por me deixar caminhar e servir, e por me ensinar todos os dias a seguir o Cristo Jesus e que a Preciosa Vida seja para a Igreja, para mim ou para quem quer que seja somente um sinal entre tantos outros que olhem e apontem para Cristo, e que aprendam a viver segundo o que Cristo chamou a viver”.

“Obrigado Dom Orani, obrigado a Igreja, obrigado aos amigos sacerdotes, bispos, seminaristas, diáconos, religiosos e leigos por acreditar, rezar e me ajudar a tentar ser um pouco melhor ou lutar para ser um pouco melhor, servindo ao Nosso Senhor. Deus lhe pague”, finalizou padre Geovane.

 

Dom Roberto: “Uma preciosa vida”

“Em pleno século XXI e com todas as suas dificuldades, constatamos que o Rio de Janeiro é uma cidade que tem vocações. No meu corre-corre pelos vicariatos vejo as casas religiosas recebendo postulantes, masculino e feminino, e tudo isso é uma graça para a arquidiocese”, disse o vigário episcopal para a Vida Consagrada, Dom Roberto Lopes, em sua mensagem.

Dom Roberto lembrou que os quatro novos sacerdotes, que se juntaram ao primeiro já ordenado, “são frutos da generosidade, humildade e acolhimento do padre Geovane, que deixou o Espírito Santo de Deus agir na sua história para fazer uma bela história, uma família de consagrados, a Preciosa Vida. A comunidade é uma preciosa vida e tudo começou numa comunidade simples e pobre”.

Fazendo memória de Dom Helder Câmara – que foi bispo auxiliar no Rio, arcebispo de Olinda e Recife, e está em processo de beatificação –, que dizia que também queria ser “apenas um burrinho para carregar Jesus Cristo”, Dom Roberto agradeceu a vocação, o carisma e o trabalho do padre Geovane, e o “testemunho dos irmãos e irmãs da Comunidade Preciosa Vida, que estão por toda parte anunciando o Evangelho. Não são lugares de zona de conforto, mas repletos de desafios. É por isso que Deus está abençoando com vocações. A vida consagrada é bela e a nossa Igreja é linda”.

Dom Roberto concluiu sua mensagem fazendo um convite à vida consagrada e afirmando que os quatros novos sacerdotes são um belo presente que a Comunidade Preciosa Vida faz a Dom Orani, que neste ano comemorou os 25 anos de ordenação episcopal.

“Que Deus abençoe, derrame bênçãos e suscite muitas vocações. Que nossos jovens, homens e mulheres não tenham medo de dar o seu ‘sim’, assim como fez Maria. Ela não teve medo de acolher, refletir, dialogar e de correr para servir. A vida consagrada é justamente correr para servir, é o melhor serviço para agradar somente a Deus”, disse Dom Roberto.

 

Carlos Moioli

 

 

Categorias
Categorias