Dom Orani pede para rezar, em preparação, a Oração pelo Congresso Eucarístico do Centenário

Ao presidir a Solenidade de Corpus Christi na Catedral de São Sebastião, no dia 16 de junho, o arcebispo metropolitano, Cardeal Orani João Tempesta, assinou e publicou a Carta Pastoral “Um só coração e uma só alma para que todos sejam um!” (At 4,32; Jo 17,20), anunciando ao povo de Deus do Rio de Janeiro a realização de um Congresso Eucarístico comemorativo ao Congresso Eucarístico de 1922, organizado por Dom Sebastião Leme, quando se celebrou o centenário da Independência.

O Congresso, segundo observou Dom Orani na Carta Pastoral, será realizado de 3 a 7 de setembro de 2022, ficando estabelecido que até a data de seu início, todas as comunidades paroquiais deverão fazer, nos momentos oportunos, a oração pelo Congresso Eucarístico do Centenário.

A abertura do Congresso no sábado, dia 3 de setembro, na Catedral Metropolitana com Missa Solene, às 9h, seguida de procissão com o Santíssimo Sacramento no entorno da Catedral e bênção eucarística. Nesta celebração eucarística, haverá também a investidura de novos MESCs.

No domingo, dia 4 de setembro, todas as paróquias viverão o “Dia Eucarístico”. Dom Orani recorda na Carta Pastoral que é o momento de retomar com mais ardor a participação dominical presencial nas igrejas. “Neste sentido, será preciso salientar em todas as missas o Domingo como o Dia da Eucaristia por excelência (cf. At 20,7) e também a realização de uma procissão eucarística pelas principais ruas do território paroquial, como manifestação da fé e piedade eucarísticas e do nosso estado permanente de missão”. A procissão deve ser única em cada paróquia e pode também ser realizada no interior da igreja. Ao final da procissão dá-se a bênção com o Santíssimo Sacramento.

Na segunda-feira, dia 5 de setembro, cada vicariato se reunirá com suas paróquias para catequese eucarística, missa, procissão e bênção eucarística presidida pelo bispo animador, emérito ou residente. Na Igreja de Sant’Ana – Vicariato Urbano – haverá, às 18h, missa pelos 140 anos de nascimento (20/01/1882) e 80 anos de falecimento (17/10/1942) do Cardeal Leme.

Na terça-feira, dia 6 de setembro, será realizado o Congresso Teológico on-line organizado pelo Departamento de Teologia da PUC-RIO.

Na quarta-feira, dia 7 de setembro – destacou Dom Orani na Carta Pastoral, haverá a conclusão do Congresso Eucarístico do Centenário na arquidiocese, às 7h, no Santuário do Cristo Redentor, com a seguinte programação: Missa Solene pelos 200 anos da Independência do Brasil e a primeira Comunhão de crianças (uma de cada vicariato), exposição do Santíssimo Sacramento, Te Deum, Consagração do Brasil ao Coração Eucarístico de Jesus e bênção com o Santíssimo Sacramento. Devido ao espaço do santuário, este evento será transmitido pelas mídias oficiais da ArqRio e do Santuário Cristo Redentor.

Dom Orani conclui sua Carta Pastoral, solicitando que ela seja divulgada por toda a arquidiocese e que todos se sintam convidados a celebrar o dom da Eucaristia.

“Que as celebrações deste Congresso Eucarístico alcancem muitos frutos para a nossa arquidiocese, para a cidade e para a pátria, a fim de que Nosso Senhor Jesus Cristo, presente no Sacramento da Eucaristia, “seja adorado e seja amado nesta terra de Santa Cruz”, o Brasil!”, escreveu o arcebispo.

 

Oração pelo Congresso Eucarístico do Centenário:

“Dulcíssimo Jesus Cristo, nosso Redentor, que por amor de todos instituístes a Eucaristia, dignai-vos abençoar-nos neste centenário do Congresso Eucarístico nestas terras cariocas. Também hoje, como há cem anos, queremos bendizer-vos pelo grande dom da Eucaristia, sempre presente aqui desde o século XVI. Sede vós mesmo o centro de todas as nossas comemorações celebrativas e alimento de unidade, esperança e fraternidade para o nosso povo. Necessitamos de tempos novos e de paz! Que sejamos permanentemente missionários, percorrendo nossas ruas e praças, testemunhando a vossa Ressurreição. Ó Coração Eucarístico de Jesus, aumentai a nossa fé e protegei-nos. Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil, rogai por nós. São Pascoal Bailão, padroeiro dos Congressos Eucarísticos, rogai por nós. São Sebastião, padroeiro desta cidade e da arquidiocese, rogai por nós”.

Categorias
Categorias