Ministério Atos abre casa de missão no Engenho de Dentro consagrada a Nossa Senhora das Graças

O Ministério Atos, serviço em favor dos idosos, enfermos, crianças abrigadas e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad), traz no nome sua condição de servo e de Igreja em saída missionária. Trata-se de uma diaconia que afirma a cultura do encontro e o modo de ser de uma Igreja missionária a partir das obras de amor (Mt 25,31-46).
O trabalho começou, em 2019, quando o diácono Luciano Rocha, desejando viver a misericórdia por meio de ações de promoção humana e espiritual, compreendeu que o Senhor queria uma missão junto aos órfãos e viúvas (Tg 1,27) que contemplasse três dimensões do amor misericordioso: a ação, a palavra e a oração. Quatro projetos são desenvolvidos pelo Ministério Atos, atualmente:

– Projeto Samuel: Atua junto aos abrigos com crianças sob a tutela do Estado, promovendo iniciativas de valorização da vida e da autoestima por meio do esporte, de atividades lúdicas e teatrais, contações de histórias, além de ser uma presença amorosa e apresentar Jesus como caminho de esperança e realização.

– Projeto Cáritas: Desenvolve encontros de oração com enfermos e idosos a partir da recitação piedosa do Santo Terço e outras formas de piedade.

– Projeto Filipos: Promove iniciativas de valorização do adolescente em situação de privação de liberdade, contribuindo com seu desenvolvimento pessoal, educacional, religioso e profissional, por meio de ações evangelizadoras e de oportunidades formativas com cursos livres voltados ao mercado de trabalho.

– Projeto Oportunidade: Promove condições de formação e socialização de oportunidade de trabalho/emprego aos adolescentes dos projetos Filipos e Samuel, e suas famílias.

A abertura da Casa de Missão Nossa Senhora das Graças é um marco na breve história do Ministério Atos, pois objetiva ser importante centro formativo e de espiritualidade para os servos do ministério, mas também para o desenvolvimento dos diversos projetos que desenvolve, seja com a Pastoral do Menor, seja na colaboração com a Paróquia Nossa Senhora da Conceição e São José, cujo pároco, monsenhor Gustavo José Cruz Auler, tão bem acolheu a iniciativa.

A missa de abertura foi celebrada pelo monsenhor Gustavo no dia 10 de junho de 2022, às 19h30. Estiveram presentes os diáconos Hélio Pereira Machado Júnior e Luciano Rocha, com quase uma centena de pessoas participantes.

A programação da Casa de Missão ainda está em preparação. Cursos diversos, voltados ao público atendido pelo Ministério Atos, mas também à comunidade, estão em fase de elaboração, assim como o trabalho de acolhida dos menores egressos do Degase e diversos momentos de espiritualidade.

Estão previstos Grupo de Oração de Padre Pio, Terço da Misericórdia e celebrações. Já com data marcada, o “Seminário de Vida no Espírito Santo” começará no dia 7 de julho, a partir das 19h, com ministração da equipe do Vicariato Norte da Renovação Carismática Católica. A Casa de Missão fica na Rua Dr. Padilha, 262, no Engenho de Dentro. Vale a pena conhecer e participar dessa obra de amor e misericórdia.

 

TESTEMUNHOS

“O Ministério Atos de Amor e Misericórdia é uma das faces do Amor de Deus, que acolhe os que precisam e aquece o coração dos que servem. A Casa de Missão vem para possibilitar a melhor realização dos projetos, mas vai além: busca transformar vidas e ser um local de busca de santidade.” Isabela Ramalho

 

“O Ministério Atos para mim é caminho de santidade. É a tentativa de transformar aquilo que Jesus ensinou em atitudes. Consiste em deixar-se mover pelo Espírito Santo e ser canal do Amor de Deus para aqueles que mais precisam. A Casa de Missão Nossa Senhora das Graças é a concretização de um sonho e um grande desafio. É um lugar para entrarmos em contato íntimo com o Senhor, através de formações, retiros espirituais e convivência fraterna, e mais que isso: é um lugar de acolhida e ajuda para todos aqueles que necessitam fazer experiência com Deus Amor.” Verônica Tapajós

 

“Fazer parte, desde o início, do Ministério Atos me deu a oportunidade e a possibilidade de ser usado por Deus de uma forma única, intensa e incondicional, sendo canal da Sua graça, amor e misericórdia na vida daqueles que mais necessitam. A Casa de Missão é a materialização de tudo aquilo que Deus sonhou, em primeiro lugar, para nós. Trata-se de lugar de santidade, onde nossos laços de intimidade com o Pai se estreitarão através do fortalecimento de nossa fé, renovação de nossa esperança e, sobretudo, um lugar para se exercitar o amor a Deus e ao próximo.” Antonio Alexandre Ferreira

 

“Quando pensamos que não podemos acabar com o sofrimento no mundo, causa desânimo e impotência, mas, quando experimentamos que podemos amar aqueles que estão ao nosso alcance e através desse amor proporcionar condições de transformá-los, também somos transformados.  O Ministério Atos proporciona essa transformação através da Ação, Palavra e Oração.” Ana Robaina

 

“Deus me permitiu fazer parte do Ministério Atos, e agora, da Casa de Missão para que eu pudesse expressar minha gratidão a Ele através de ações concretas, seguindo os passos de Jesus de dedicação aos mais pobres.” Elizabeth Gravina

 

“O Ministério Atos, hoje, com sua casa de missão, tornará realidade diversos sonhos em cada um de seus projetos.” Jordeci Moreira

 

“A casa de missão do Ministério Atos abrirá inúmeras oportunidades para realização de serviços voltados para Deus, ajudando e evangelizando ao próximo, mostrando o real sentido do amor de Deus. É um lugar acolhedor, onde quem entra se sente na presença de Jesus. Sou grata ao Senhor por pertencer a esse ministério.” Shirlene Moreira

 

“Apesar de participar de grupos de oração, sentia que faltava algo. Logo tive certeza que eu tinha que fazer mais, por isso entrei no Atos, quero concretizar o amor que tenho para dar ao próximo, principalmente as crianças do Projeto Samuel. A Casa vem a somar para que esse amor possa ser ainda mais espalhado, que outros possam se sentir acolhidos e que tenhamos o fortalecimento de nossa fé através da Palavra.” Aline Melo

 

“São Tiago em sua carta nos ensina que a fé sem obras é morta em si mesma. O Ministério Atos e a Casa de Missão Nossa Senhora das Graças constituem o meio necessário para que possamos, com fé, realizar as obras de amor e misericórdia para com aqueles a quem o Senhor nos confiar! Obrigado Senhor!.” Araken Santos

 

Da Redação

Categorias
Categorias