Encontro Nacional dos Presbíteros

De 9 a 14 de maio aconteceu em Aparecida (SP) o 18º Encontro Nacional dos Presbíteros (ENP) com o tema: “Presbítero, comunhão e missão” e o lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt. 23,8), reunindo 500 participantes.

“Os presbíteros estão refletindo sobre o atual momento da sua história, da sua vida, um momento marcado por incertezas, por perplexidades tanto pastorais quanto pessoais”, disse o bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Joel Portella Amado, assessor do 18º ENP.

“No âmbito pastoral, e em certo modo no âmbito pessoal também, Aparecida, 15 anos atrás, 2007, já indicava, já apresentava, em torno da figura do discípulo missionário, um caminho que é importante para quaisquer cristão batizado e cristã batizada, também, portanto para os presbíteros”, destacou Dom Joel.

 

Momento de graça

O presidente da Comissão Nacional dos Presbíteros, padre José Adelson da Silva Rodrigues, definiu o encontro de presbíteros como “um momento de graça depois de dois anos de pandemia, de muita angústia, sofrimento, mas também de espera, de esperança, de confiança e de gratidão por estarmos aqui reunidos com mais de 500 presbíteros e vários bispos dos diversos regionais”.

Para o presidente da Comissão Nacional dos Presbíteros, o tema e o lema do encontro “vão nos dar essa esperança de que sairemos daqui muito mais animados, mais fortalecidos, encorajados, para continuarmos a missão”.

 

Padre Luis José Modino

Categorias
Categorias