Entronização de Nossa Senhora de Altagracia na Catedral do Rio de Janeiro

Entre as atividades que estão sendo realizadas para o Ano do Jubileu Altagraciano, por ocasião do centenário da coroação canônica da imagem de Nossa Senhora de Altagracia, a Embaixada da República Dominicana, em Brasília, juntamente com o Consulado Geral da República Dominicana no Rio de Janeiro e a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, organizou a entronização de Nossa Senhora de La Altagracia na Catedral de São Sebastião, no centro da cidade.

A cerimônia, conduzida pela primeira secretária da Embaixada da República Dominicana, Orly Burgos, responsável pelos assuntos culturais, foi realizada na Capela do Santíssimo, na Catedral de São Sebastião.

Na sua mensagem, a embaixadora da República Dominicana no Brasil, Patricia Villegas de Jorge, destacou a grande devoção que os dominicanos têm por sua mãe protetora e espiritual, e, junto com o arcebispo, confiou a Nossa Senhora o destino de ambos os países.

A embaixadora também apresentou a história da invocação mariana, o simbolismo da imagem na Catedral do Rio de Janeiro, a exposição fotográfica e a mensagem que o Papa Francisco enviou por ocasião jubileu altagraciano.

Já o arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, na sua mensagem, recordou a Conferência de Aparecida, realizada em Aparecida (SP), em 2007, na qual contemplou os inícios da evangelização na América Latina e no Caribe, e destacou a presença próxima de Maria Santíssima de todos os povos como a estrela da evangelização e o rosto da ternura e do amor de Deus.

“Para nós é uma honra e uma graça conhecer e receber a devoção do povo dominicano com a entronização do ícone de Nossa Senhora de La Altagracia em nossa Catedral de São Sebastião, no Rio de Janeiro. Agora, os brasileiros e os dominicanos ficarão unidos na mesma fé e devoção a Mãe de Deus, já que ela é a grande missionária de nossos povos”, disse o arcebispo.

“Nestes tempos tão difíceis em que vivemos, uma mudança de época, como bem lembrou a Conferência de Aparecida, se faz necessário restabelecer as fontes iniciais dos nossos ideiais de evangelização na América Latina e no Caribe, e, na mesma direção, trabalhar juntos na construção da fraternidade, promoção humana, cultura cristã e dos valores cristãos”, completou o arcebispo.

Após trocas de presentes, símbolo de amizade e gesto de agradecimento pelas ações realizadas em conjunto, Dom Orani e a embaixadora Patricia Villegas de Jorge fizeram a entronização do ícone de Nossa Senhora de La Altagracia, que ficará na Capela do Santíssimo para veneração.

Conforme o rito, Dom Orani deu a bênção e rezou: “Ó Deus, que na Santíssima Virgem Maria tens dado a tua Igreja, que peregrina neste mundo uma imagem da glória futura que ela espera alcançar, concedei a teus fiéis que desejam colocar neste lugar esta imagem da Bem aventurada Virgem Maria de La Altagracia, erguer confiantemente os olhos para ela que resplandece como modelo de virtudes para todo o povo escolhido. Por Cristo, nosso Senhor. Amém”.

Entre os presentes na solenidade estavam os vice-cônsules da Embaixada da República Dominicana no Rio de Janeiro, Santa Rivera e Gerlin Rosario, e a secretária Erika Lozada. Ainda o conselheiro político, José Loreto Julián. Também o reitor da Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, monsenhor Sérgio Costa Couto, e o vigário da Catedral de São Sebastião, padre Manoel Pacheco de Freitas Neto.

Exposição e missa

Fez parte da cerimônia a inauguração da exposição de arte sacra colonial da República Dominicana “Um povo unido pela fé”. É uma seleção produzida por Virginia Flores Sasso e Esteban Prieto Vicioso para o Banco Popular, com imagens do fotógrafo Victor Siladi, que conta o início da história do caminho da fé no novo mundo.

A exposição itinerante, que começou em Brasília, pretende chegar a todos os cantos do Brasil como manifesto de dois povos unidos pela fé, como motor vital.

Após a inauguração e visita à exposição, o padre Célio Luis Casale, dos Arautos do Evangelho, presidiu missa na Capela do Santíssimo para os convidados.

 

Carlos Moioli

 

A história da invocação mariana e o simbolismo da imagem na Catedral do Rio de Janeiro

La Altagracia é uma das 31 províncias da República Dominicana que é também uma diocese sufragânea: Nossa Senhora de La Altagracia de Higüey, cujo bispo diocesano chama-se Dom Jesús Castro Marte. A Província de La Altagracia é uma homenagem a Virgem Maria, que neste local é cultuada como Nossa Senhora de La Altagracia. Este título que remete à maternidade divina da Virgem Maria, pois ser a mãe de Deus, é a maior graça que um ser humano pode receber e também porque somente Ela pode conceder aos seus filhos uma quantidade maior de graças. Esta invocação mariana assinala a identidade e a fé de toda a República Dominicana, pois há mais de 500 anos a Virgem de Altagracia alcança, junto a seu filho Jesus Cristo, inúmeras graças e milagres para todos os dominicanos. Relatos históricos apontam a intercessão milagrosa de Nossa Senhora de La Altagracia. Dentre os registrados, documentos de 1569 informam três milagres. Em 21 de janeiro de 1692, foi celebrada missa para agradecer a Virgem de La Altagracia a proteção aos voluntários de Higüey e El Seibo que no ano anterior participaram da batalha de La Limonade. Nesta guerra nenhum dos voluntários morreu e tampouco ficaram feridos. Foi um milagre que não deixou dúvidas de que a Mãe de Deus havia intercedido a Jesus e alcançado graças para eles. Desde então, a festa da Virgem de La Altagracia é celebrada neste dia em memória deste milagre. Esta devoção é tão latente entre os dominicanos que não há uma família deste país que não testemunhe a intercessão de Nossa Senhora de La Altagracia, chamada carinhosamente por ‘Tatica’.

A imagem da Virgem de La Altagracia é retratada numa pintura do início do século XVI em Sevilha, sendo atribuída à escola de Alejo Fernández. Sendo uma tela espanhola tipo “Belém” e de influência flamenga, possui o raio de luz como um elemento diferente e único.  Nesta pintura, a maternidade divina de Maria é a cena principal que também remete ao dogma da virgindade perpétua. Um autor do século VI explica: “Assim como um raio de luz atravessa o vidro sem danificá-lo de forma alguma, assim um raio de luz mais branco que a neve atravessa a Virgem para dar à luz Jesus, Deus em nosso meio”. Este raio é o Cristo que transpassa a La Altagracia sem maculá-la. O menino reclinado numa manjedoura-altar é contemplado e adorado pela Mãe. O quadro é também um ícone, pois nele há cores e elementos com significados bíblicos, teológicos e espirituais que alimentam a fé.

A devoção a Nossa Senhora da La Altagracia recebeu muitos apreços dos Papas. Em 15 de agosto de 1922, o Papa Pio XI realiza a coroação de sua imagem. O Papa João Paulo II ao visitar a República Dominicana realiza uma segunda coroação e o ato de consagração em 12 de outubro de 1922. Por ocasião do I centenário altagraciano da coroação da Virgem Maria naquele país, o Papa Francisco, em 15 de julho de 2022, envia uma mensagem ao povo dominicano, exortando a não esmorecer no testemunho da fé, a cuidar e fortalecer com o exemplo e a intercessão da Virgem Maria o seu amor por Jesus e pela Igreja. Afirma o Papa que “o olhar amoroso da Mãe contemplando o Menino que dorme, confiado, em seu colo, é um convite para aprendermos a ver, com seus olhos, Jesus presente em nosso próximo, e lembrar que somos parte da mesma família humana que é chamada à convivência fraterna e à solidariedade. A Virgem de La Altagracia tem sido fonte de unidade para o povo dominicano em tempos difíceis, uma mão segura que os sustenta nos contratempos que surgem em sua caminhada diária” (Mensagem do Papa Francisco ao povo Dominicano por ocasião do ano jubiliar altagraciano). Como sua homenagem filial, o Santo Padre oferta a Nossa Senhora de La Altagracia a rosa de ouro para ser posta a seus pés.

Para celebrar o Ano Jubilar Altagraciano, a Igreja mãe da cidade e da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro acolhem a exposição de arte sacra colonial de Santo Domingo “Um povo unido pela fé” e entroniza o quadro da imagem de Nossa Senhora de La Altagracia na Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro para ser mais um sinal da presença materna da Virgem Maria para todo o povo dominicano, a fim de que se sintam próximo de sua padroeira, os fiéis e os turistas que aqui estiverem e recorrerem à sua intercessão. Esta bela iniciativa entre a Diocese de La Altagracia de Higüey, através de seu bispo Dom Jesús Castro Marte e a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, quer estreitar cada vez mais pela intercessão da bem aventurada Virgem Maria a comunhão e a unidade entre a República Dominicana (La Altagracia) e o Brasil (Rio de Janeiro). Que a presença desta imagem fortifique a nossa fé e nos ajude pela sua contemplação ver e ouvir a Virgem de La Altagracia apontar para seu Filho Jesus Cristo dizendo: “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5)

Categorias
Categorias