Os Arcos da Lapa será palco novamente de um dos maiores eventos católicos realizados na década de 90 no Rio de Janeiro: “O Espírito Sopra onde quer”, promovido pela comunidade católica Canção Nova. Com o objetivo de ser um “sopro” do Espírito Santo de Deus, de paz, para a cidade, o dia de oração – 18 de maio –, reunirá em um dos seus cartões postais cerca de 10 mil pessoas.
“Motivada por pessoas que acreditam na nossa missão de evangelizar, que completa 40 anos em 2018, e pelo Cardeal Orani João Tempesta, a Canção Nova se une a milhares de cariocas, nesse momento difícil que a cidade maravilhosa atravessa, para pedir a Deus pela paz, como propõe o tema do evento: ‘Felizes os que promovem a paz’ (Mt 5,9), contou a responsável pela Canção Nova Rio de Janeiro, Eliana Maria da Silva.
Assim como no início, “O Espírito Sopra onde quer” será realizado na sexta-feira que antecede à Festa de Pentecostes, celebrada pela Igreja 50 dias após a Páscoa, relembrando a vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos, no Cenáculo em Jerusalém. A programação começa às 15h, com a oração do Terço da Misericórdia.
No decorrer da tarde haverá shows com os cantores católicos Ana Lúcia Biajoni, Leandro Souza, Márcio Pacheco e Cláudio Castro. O evento adentra a noite carioca com uma pregação do padre Antônio José de Moraes, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Méier. A missa presidida pelo Cardeal Orani João Tempesta, arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, será às 19h30. Após a celebração, os participantes farão um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzido pelo padre Roger Luis, da Canção Nova. Para fechar a programação, o último show do dia será com a cantora Eliana Ribeiro, às 21h45.
Cidadania e solidariedade
Além de proporcionar aos participantes uma experiência de fé, a Canção Nova, em conjunto com o projeto “Ação de Amor do Cristo Redentor”, oferecerá durante o evento atendimento social às pessoas em situação de rua da região (Arcos da Lapa, Glória, Catete e adjacências). Os serviços contemplam saúde bucal, carteira de trabalho, documentação e orientação jurídica, corte de cabelo, orientação sobre o uso de álcool e drogas, curativos e checagem de saúde. São parceiros nesse “mutirão”: a Secretaria Municipal Saúde, a Secretaria Estadual do Trabalho, a Defensoria Pública do Rio de Janeiro, a Toca de Assis, a Fraternidade O caminho, a Comunidade Maranathá e os alunos do curso de Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida. O projeto é coordenado por Silvia Helena Gonzaga, missionária da Comunidade Canção Nova. Ela participou das primeiras edições do “O Espírito Sopra onde quer” e atua no Vicariato para Comunicação Social e Cultura da Arquidiocese do Rio.
40 anos da Canção Nova
A Comunidade Canção Nova nasceu no dia 2 de fevereiro de 1978, a partir do “sim” de 12 jovens que abriram mão de sua vida para se dedicar à evangelização, com a finalidade de “Formar homens novos para o Mundo Novo”. Está presente em 25 Casas de Missão no Brasil, entre elas no Rio de Janeiro, nos continentes europeu, asiático, africano e americano. No Rio, a missão de evangelizar acontece desde 1992 e se dá por meio da rádio, dos eventos, dos grupos de oração, do Grupo de Amigos Canção Nova, do Projeto Juventude, do Clube da Evangelização e do Vocacional. O endereço é: Rua Barão de São Borja, 61, Méier.