Evento reúne milhares de pessoas nos Arcos da Lapa em oração pela paz

Os Arcos da Lapa será palco novamente de um dos maiores eventos católicos realizados na década de 90 no Rio de Janeiro: “O Espírito Sopra onde quer”, promovido pela comunidade católica Canção Nova. Com o objetivo de ser um “sopro” do Espírito Santo de Deus, de paz, para a cidade, o dia de oração – 18 de maio –, reunirá em um dos seus cartões postais cerca de 10 mil pessoas.

“Motivada por pessoas que acreditam na nossa missão de evangelizar, que completa 40 anos em 2018, e pelo Cardeal Orani João Tempesta, a Canção Nova se une a milhares de cariocas, nesse momento difícil que a cidade maravilhosa atravessa, para pedir a Deus pela paz, como propõe o tema do evento: ‘Felizes os que promovem a paz’ (Mt 5,9), contou a responsável pela Canção Nova Rio de Janeiro, Eliana Maria da Silva.

Assim como no início, “O Espírito Sopra onde quer” será realizado na sexta-feira que antecede à Festa de Pentecostes, celebrada pela Igreja 50 dias após a Páscoa, relembrando a vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos, no Cenáculo em Jerusalém. A programação começa às 15h, com a oração do Terço da Misericórdia.

No decorrer da tarde haverá shows com os cantores católicos Ana Lúcia Biajoni, Leandro Souza, Márcio Pacheco e Cláudio Castro. O evento adentra a noite carioca com uma pregação do padre Antônio José de Moraes, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Méier. A missa presidida pelo Cardeal Orani João Tempesta, arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, será às 19h30. Após a celebração, os participantes farão um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzido pelo padre Roger Luis, da Canção Nova. Para fechar a programação, o último show do dia será com a cantora Eliana Ribeiro, às 21h45.

Cidadania e solidariedade

Além de proporcionar aos participantes uma experiência de fé, a Canção Nova, em conjunto com o projeto “Ação de Amor do Cristo Redentor”, oferecerá durante o evento atendimento social às pessoas em situação de rua da região (Arcos da Lapa, Glória, Catete e adjacências). Os serviços contemplam saúde bucal, carteira de trabalho, documentação e orientação jurídica, corte de cabelo, orientação sobre o uso de álcool e drogas, curativos e checagem de saúde. São parceiros nesse “mutirão”: a Secretaria Municipal Saúde, a Secretaria Estadual do Trabalho, a Defensoria Pública do Rio de Janeiro, a Toca de Assis, a Fraternidade O caminho, a Comunidade Maranathá e os alunos do curso de Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida. O projeto é coordenado por Silvia Helena Gonzaga, missionária da Comunidade Canção Nova. Ela participou das primeiras edições do “O Espírito Sopra onde quer” e atua no Vicariato para Comunicação Social e Cultura da Arquidiocese do Rio.

40 anos da Canção Nova

A Comunidade Canção Nova nasceu no dia 2 de fevereiro de 1978, a partir do “sim” de 12 jovens que abriram mão de sua vida para se dedicar à evangelização, com a finalidade de “Formar homens novos para o Mundo Novo”. Está presente em 25 Casas de Missão no Brasil, entre elas no Rio de Janeiro, nos continentes europeu, asiático, africano e americano. No Rio, a missão de evangelizar acontece desde 1992 e se dá por meio da rádio, dos eventos, dos grupos de oração, do Grupo de Amigos Canção Nova, do Projeto Juventude, do Clube da Evangelização e do Vocacional. O endereço é: Rua Barão de São Borja, 61, Méier.

Categorias
Categorias