Semana de Conscientização à Vida

Temas como segurança do paciente, atenção à saúde mental, prevenção ao suicídio e doação de órgãos estarão em destaque na programação da Semana de Conscientização à Vida promovida pelo Hospital São Francisco na Providência de Deus (HSF), entre os dias 19 e 23 de setembro.

“Esta será a segunda edição do evento, que foi criado com o objetivo de levantar uma reflexão sobre a importância de celebrarmos a vida. Depois de um período tão doloroso de perdas e privação que passamos durante a pandemia da Covid-19, queremos divulgar informações sobre cuidado e prevenção, buscando sempre melhorar a qualidade de vida dos nossos pacientes. Para isso, vamos receber, em nossa programação convidados de fora do hospital e também conhecer melhor a experiência e o dia a dia de alguns de nossos especialistas”, adiantou frei Isaac Prudêncio, diretor geral do HSF.

A abertura da Semana terá uma missa presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro Dom Célio Calixto, no dia 19 de setembro, às 11h.

A programação de palestras conta com convidados e profissionais da equipe do HSF e será aberta na terça-feira, dia 20 de setembro, abordando o “Setembro Laranja”, campanha criada para reforçar a importância da segurança do paciente.

A farmacêutica Ana Claudia da Silva, mestra em neuroimunologia e doutora em ciências e biotecnologia, vai abordar “Terapia segura de administração de medicamentos”, a partir das 10h. À tarde, às 15h, Gisela Bruns, enfermeira avaliadora da Organização Nacional de Acreditação (ONA), professora da Universidade Estácio de Sá e presidente da Sociedade Brasileira de Enfermagem em Oftalmologia (Sobreno), vai destacar questões relacionadas ao transporte seguro dos pacientes.

O tema da quarta-feira, 21 de setembro, é prevenção do suicídio, foco da campanha Setembro Amarelo. A psicóloga Ana Rocha, especialista em terapia cognitivo comportamental vai apresentar a palestra “Você não está sozinho!”, e na parte da tarde, Aline Furtado, médica do serviço de psiquiatra do Polo de Atenção Integral à Saúde Mental PAI Papa Francisco, do HSF, vai abordar a questão da prevenção do suicídio.

“Ações como esta, ligadas à campanha do Setembro Amarelo, que foi criada pela Associação Brasileira de Psiquiatria, são da maior importância. Falar sobre o assunto ajuda a derrubar o tabu que existe em torno das doenças mentais, da depressão, da dificuldade de tratar a depressão e a ansiedade e outras doenças da psiquiatria e isso nos permite salvar vidas”, afirma a médica.

O dia 22 de setembro será dedicado ao “Setembro Verde”, campanha dedicada a conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos.

O diretor técnico assistencial do Programa Estadual de Transplantes, Fabrício Oliveira, vai explicar como funciona o processo de doação de órgãos. Para fechar a programação científica, representantes da equipe que mais realiza transplantes de rins no Estado do Rio de Janeiro, integrantes do serviço de transplantes renais do HSF, irá participar de uma mesa-redonda. Estão confirmadas as presenças da coordenadora do serviço no hospital, nefrologista Deise de Boni Monteiro de Carvalho, a subcoordenadora dos transplantes renais na unidade, a também nefrologista Tereza Matuck, do coordenador do serviço de transplante hepático do hospital, cirurgião hepatobiliar Eduardo Fernandes, e da enfermeira Regina Célia de Souza.

“Recentemente, ultrapassamos a marca de dois mil transplantes renais realizados desde 2013, quando esse serviço foi implantado. Isso é fruto de um trabalho sério e de muita dedicação de uma equipe multidisciplinar altamente capacitada que atua em um grande hospital que nos fornece todas as condições para que o trabalho seja realizado da melhor forma possível”, ressaltou, Tereza Matuck.

A Semana de Conscientização à Vida será encerrada com uma apresentação artística, promovida pela Pastoral da Saúde do hospital. Toda a programação será realizada no Auditório do HSF, que fica na Rua Conde de Bonfim, 1.033, na Tijuca. O evento é gratuito e aberto ao público.

 

Alessandra Eckstein

 

Categorias
Categorias