Fiéis da Tijuca celebram Festa de São Domingos de Gusmão

A Paróquia São Domingos de Gusmão, na Tijuca, promoverá a festa do padroeiro, que neste ano de 2022 tem como tema: “Em sintonia com o Ano da Comunhão vivido pela arquidiocese: São Domingos de Gusmão: homem da Eucaristia e da comunhão”.

A programação da festa, conduzida pelo pároco, padre Paulo Hamurábi Ferreira Moura, começa no dia 5 de agosto, sexta-feira, às 18h, com tríduo seguido de missa.

No sábado, dia 6 de agosto, haverá missa, às 17h, seguida de tríduo, e das 18h às 20h30, quermesse no salão paroquial.

No domingo, 7 de agosto, serão celebradas missas às 8h, 10h e 12h. Às 18h sairá carreata solene pelas ruas no entorno da matriz, seguida de missa e tríduo. A quermesse no salão paroquial acontecerá em dois momentos: das 9h às 13h e das 19h às 21h.

Na segunda-feira, dia 8 de agosto, Dia de São Domingos de Gusmão, a programação começará com a Oração da Manhã, às 8h; Terço Mariano (Mistérios Gozosos), às 9h30; Terço Mariano (Mistérios Luminosos), às 11h; Oração do Ângelus e Santa Missa, às 12h; Terço Mariano (Mistérios Dolorosos), às 15h; Terço Mariano (Mistérios Gloriosos), às 18h. A festa do padroeiro será concluída com missa solene, às 19h, presidida pelo bispo auxiliar Dom Antonio Luiz Catelan Ferreira.

A Paróquia São Domingos de Gusmão fica na Rua José Higino, 120, na Tijuca. Mais informações pelo telefone: 2238-6450, Facebook: @paroquiasaodomingosdegusmaotijuca e Instagram: @psdgtijuca.

 

Sonho de mãe

A Paróquia São Domingos de Gusmão, na Tijuca, criada no dia 19 de maio de 1968, por Dom Jaime de Barros Câmara, possui em seu acervo uma das imagens mais significativas do padroeiro, que tem ao seu lado um cachorro com uma tocha de fogo na boca.

A imagem tem suas origens no misterioso sonho da mãe de São Domingos de Gusmão. Segundo a história, os pais de São Domingos tinham dois filhos. O primeiro, Antônio, se fez sacerdote, e o segundo, Manés, mostrava sinais de seguir o mesmo caminho. Isso deixava o casal preocupado, pois desejava que um de seus filhos viesse a perpetuar a descendência dos Gusmão.

Estando, no entanto, grávida pela terceira vez, dona Joana d’Aza e seu marido, Félix de Gusmão, viram brilhar a esperança de um continuador de sua descendência.

Certa manhã, a condessa, mãe de São Domingos, acordou nervosa e preocupada. Tivera durante a noite um sonho terrível, no qual viu saltar de suas entranhas um cachorrinho branco e preto, trazendo uma tocha de fogo na boca. Qual seria o significado daquele sonho misterioso? Que sucederia ao seu filhinho tão esperado?

Decidida, parte Joana d’Aza com o esposo para o célebre mosteiro beneditino da cidade de Silos em busca de uma resposta. Durante nove dias piedosamente passa horas rezando junto à sepultura de São Domingos de Silos, esperando de Deus uma explicação. No último dia, aparece-lhe o santo Abade numa visão e conforta-a dizendo: “Não é preciso ter medo. O filho que traz no ventre será um grande homem de Deus. Assim como o cão é fiel ao dono, ele será fiel ao Altíssimo e a sua Igreja. Com a sua pregação incendiará o mundo no amor e na verdade do Evangelho. Não será segundo a carne a descendência dos Gusmão, mas será no espírito, pois este menino será o fundador e pai de uma numerosíssima família religiosa”. Comportada, ela volta para casa agradecendo a Deus por tanta misericórdia.

 

Santo fundador

São Domingos de Gusmão nasceu em Caleruega, Reino de Castela, no dia 24 de junho de 1170, e morreu em Bolonha, no dia 6 de agosto de 1221, aos 51 anos. Grande propagador da Oração do Santo Rosário e da devoção a Nossa Senhora do Rosário, foi o fundador da Ordem dos Pregadores, cujos membros são conhecidos como frades dominicanos.

Foi canonizado no dia 2 de julho de 1234, em Roma, pelo Papa Gregório IX. Padroeiro dos astrônomos, da República Dominicana, e diversas paróquias e cidades do Brasil, a sua festa é comemorada no dia 6 de agosto.

 

Carlos Moioli

 

 

 

 

Categorias
Categorias