Fiéis de Maria da Graça celebram os 70 anos de criação da Paróquia Nossa Senhora das Graças

No dia 9 de abril, os fiéis do bairro de Maria da Graça se reuniram para celebrar os 70 anos de criação da Paróquia Nossa Senhora das Graças.

A missa festiva foi presidida pelo bispo emérito de Guanhães (MG). Dom Jeremias Antônio de Jesus, e concelebrada pelo pároco, padre Jackson Tavares de Figueiredo.

No início da celebração, o pároco, padre Jackson, recordou o sonho do cônego Romil Cirilo da Cunha Rolim de construir a grande matriz de Nossa Senhora das Graças, no bairro de Maria da Graça. Os fiéis duvidavam que ele conseguiria construir uma igreja com o formato do chapéu de Santa Catarina Labourè (para quem Nossa Senhora apareceu na França).

Padre Jackson também lembrou do sonho antigo da comunidade de ter uma imagem de Santa Catarina na paróquia (sonho que foi realizado na última Festa de Nossa Senhora das Graças, em novembro de 2021).

Os fiéis que participavam da missa se emocionaram com a entrada das crianças da Catequese, que levavam nas mãos fotos antigas dos primeiros anos de caminhada da comunidade de Maria da Graça.

Dom Jeremias lembrou durante a homilia que um casal quando faz 70 anos de casamento celebra Bodas de Vinho, contudo, por se tratar de uma paróquia, estávamos celebrando o nosso Jubileu de Vinho. E fez uma belíssima comparação entre a bebida que ficou imortalizada nas Bodas de Caná e o dom que temos todos os dias nos altares de nossas paróquias e capelas: a Eucaristia.

O pároco rezou pelos benfeitores e dizimistas falecidos, como também pelos padres que passaram pela paróquia e que já estão na eternidade: cônego Rolim, padre Osmar Mapeli, padre Carlos Pereira de Albuquerque e padre Claro Antônio Jácomo.

Depois da missa, Dom Jeremias abençoou a obra que está sendo realizada no terreno anexo à paróquia. A festa foi concluída com um grande bolo feito pelos paroquianos, medindo um metro e meio, sendo recheado pelo pároco, com doce de leite caseiro.

Histórico

A história da paróquia começou quando o então padre Romil Rolim foi designado para celebrar missas na comunidade. Como não havia uma capela sequer, ele ficou alojado na vizinha matriz de Del Castilho, recebendo provisão, de 20 de janeiro de 1952, como vigário cooperador.

A primeira missa foi realizada dentro de um açougue no dia 10 de fevereiro de 1952. Depois, nas esquinas do bairro de Maria da Graça, e por seis meses, nas dependências de um comerciante, que aceitou acolher a imagem da padroeira. Em seguida, passaram a ser numa casa alugada, quando começou a surgir os primeiros grupos, como o Movimento Operário Jovem e a conferência vicentina.

A paróquia foi criada por Dom Jaime de Barros Câmara no dia 9 de abril de 1952, e no mês seguinte, era empossado o primeiro pároco, padre Romil Rolim, no dia 11 de maio.

Em 1952, a comunidade comprou os três primeiros terrenos para a construção da futura matriz, sendo possível o lançamento da pedra fundamental, por Dom Jaime, no dia 22 de novembro de 1953.

Em janeiro de 1956, foram comprados mais dois lotes, e no dia 1º de junho do mesmo ano, teve início a construção do projeto arquitetônico, oferecido gratuitamente pelo engenheiro Contardo Bonicelli. No dia 8 de janeiro de 1957, a imagem de Nossa Senhora das Graças foi transferida para a matriz, ainda em construção.

Primeiro foi construída uma sala de cinema e a escola paroquial que serviam para as celebrações, reuniões e catequese.

Padre Romil ficou na paróquia até 1992, sendo ele considerado a base do desenvolvimento histórico da comunidade paroquial de Maria da Graça. Foi substituído, em 1993, pelo padre Claro Antonio Jácomo, que empreendeu a reforma da casa paroquial. Em 1998, assumiu a paróquia o padre Barnabé da Cunha, sendo responsável por muitas obras de melhoria, entre elas, a construção da torre do campanário.

 

Carlos Moioli

Categorias
Categorias