Catedral oferece almoço de Páscoa a moradores em situação de rua

“Transferimos o almoço de Páscoa com os moradores em situação de rua, que sempre é realizado no Domingo da Ressurreição do Senhor, para dois dias depois, 19 de abril, a fim de comemorar os 13 anos de pastoreio do nosso arcebispo, Cardeal Orani João Tempesta, e também os seus 25 anos de ordenação episcopal, que ele completará no dia 25 de abril”, disse o pároco da Catedral de São Sebastião, cônego Cláudio dos Santos.

“Foi uma festa pascal celebrada com muito júbilo. Dom Orani ficou feliz pela homenagem, já que o trabalho com os moradores em situação de rua é prioridade de seu ministério episcopal. O Cristo ressuscitado nos traz alegria, felicidade e vida nova, motivo de se dar as mãos e viver como irmãos, servindo aqueles que mais precisam de nós”, destacou.

Segundo o cônego Cláudio dos Santos, o almoço de Páscoa foi realizado numa ação conjunta com vários parceiros, sendo atendidas mais de 800 pessoas. “Junto com o almoço, nossos irmãos e irmãs tiveram acesso a corte de cabelo, obtenção de documentos, inscrição no Cadastro Único e encaminhamentos para casas de recuperação mantidas pelas nossas comunidades católicas e ao hotel acolhedor da prefeitura”, acrescentou.

Na cozinha da Catedral, Dom Orani visitou e conversou com os voluntários que estavam preparando os alimentos. Ainda por causa dos protocolos de segurança, o almoço teve que ser servido do lado de fora debaixo de barracas. O arcebispo abriu o almoço com uma oração, entregou ovos de Páscoa e produtos de higiene pessoal. “Agradeço a Deus pelas pessoas que partilharam seus bens e pelos que doaram seu tempo, vindo trabalhar para prepararem o almoço. Sempre é uma oportunidade que o Senhor nos concede de servir nossos irmãos e irmãs em situação de rua. Aprendemos, como cristãos, a sermos solidários, como consequência da vida cristã. Com nossa presença e gestos concretos, procuramos amenizar o sofrimento dos nossos irmãos e irmãs, mas não é a solução. Sonhamos com tempos novos, no qual todos possam ter moradia, emprego, saúde e vivam com dignidade”, disse Dom Orani.

Segundo partilhou o irmão Francisco da Cruz, da Toca de Assis, cerca de 15 consagrados da comunidade chegaram cedo, fizeram o café e ajudaram a servir. Depois, no período da manhã, antes do almoço, fizeram mais de 150 cortes de cabelo.

“Servir os irmãos e irmãs em situação de rua é fazer Páscoa, é celebrar a ressurreição de Jesus, é a realização da nossa própria vocação.  Enxergamos nos irmãos a pessoa de Jesus e, ao mesmo tempo, uma forma de se consumir, a exemplo de Dom Orani, de evangelizar. De oferecer para os irmãos que a Páscoa é acessível a todas as pessoas, porque Jesus está vivo. É a realização da nossa vocação, o nosso testemunho de levar Jesus ressuscitado para todos, em especial, os moradores em situação de rua”, disse irmão Francisco da Cruz.

O cardápio do almoço de Páscoa, segundo explicou o chefe do refeitório Gastromotiva, Rodrigo Sardinha, que foi um dos parceiros da ação, tinha arroz com gergelim preto e coco desidratado, salada de feijão vermelho com abóbora, abobrinha, salsa e cebola roxa, peixe assado com temperos e especiarias.

“No dia a dia, principalmente na pandemia, temos assistido pessoas que não estão tendo o que comer. Essa ação, em parceria com a Catedral, é para celebrar ainda mais o trabalho que a gente já faz todos os dias”, disse Rodrigo.

Entre os parceiros do almoço de Páscoa, estavam a Fraternidade Toca de Assis, a Fraternidade O Caminho, Banco da Providência, Ação Social do Cristo Redentor, a Ordem do Santo Sepulcro de Jerusalém e a ONG Gastromotiva.

 

Carlos Moioli

Categorias
Categorias