Fiéis de Olaria festejam padroeiro São Geraldo

A Paróquia São Geraldo, em Olaria, está em festa. O novenário está em andamento e será concluído, no dia 16 de outubro, com uma extensa programação em louvor ao protetor das gestantes, mães e crianças. Neste ano, a 107ª festa, coordenada pelo pároco, padre Julio Cesar Costa da Silva, tem como tema: “Com São Geraldo, cuidar da família!”. Também empenhados na festa, os vigários paroquiais, os padres Luis Gustavo Mendes de Lima e Raphael de Lima Talarico.

A festa do padroeiro, no dia 16 de outubro, começa a 0h com a Hora da Vitória. Às 6h15, Laudes, às 7h, Missa da Saudade pelos devotos falecidos (Bênção dos Lírios), às 9h, Missa Pelas Crianças (Bênção dos Crucifixos) e, às 10h30, procissão. Às 11h30, a realização de um almoço festivo. A programação continua às 15h, com a Hora da Graça, às 17h30 haverá  Missa Pelas Mães e Gestantes, concluindo, às 19h, com festa, música ao vivo e barraquinhas.

A Paróquia São Geraldo fica na Rua Leopoldina Rego, 344, em Olaria.

 

O padroeiro

A predileção de São Geraldo às gestantes, mães e crianças vem do seu imenso amor pela Virgem Maria e seu Filho Jesus.

São Geraldo, que nasceu 1726 na cidade italiana de Muro, foi um irmão redentorista e viveu apenas 29 anos. Era procurado por mães que buscavam engravidar ou passavam por uma gestação de risco; pelas mães que buscavam a cura para elas ou seus filhos, ou mesmo por aquelas que desejavam manter a unidade de suas famílias, a felicidade conjugal, entre outros tantos pedidos.

Dois milagres marcam a história de São Geraldo com as mães, gestantes e crianças

O primeiro milagre foi detalhado em seu processo de canonização pelo Papa Pio X  no dia 11 de dezembro de 1904. Foi o caso de uma mulher que estava morrendo durante o parto, em Senerchia. O marido e a família da gestante conheciam Geraldo do trabalho das missões e pediram para que ele rezasse por ela. Ele orou e a mãe e o bebê sobreviveram.

O segundo aconteceu anos mais tarde, após a morte de São Geraldo, que aconteceu em 15 de outubro de 1755, mas recorda uma história anterior.

Um dia, ao sair da casa da família Pirofalo, uma das moças o chamou dizendo que tinha esquecido o lenço, e Geraldo disse: “Guarde-o, pode ser útil algum dia”.

O lenço foi guardado como uma lembrança de Geraldo. Anos depois, aquela jovem estava grávida e corria risco de morte. Ela se lembrou do lenço de Geraldo e pediu para irem buscá-lo e rezou com ele. Quase imediatamente, o perigo passou e ela deu à luz uma criança sadia. Daí surgiu a devoção do “Lenço de São Geraldo”.

Na história de São Geraldo existem ainda inúmeros milagres, muitos feitos em benefício dos mais pobres, a quem ele amou e dedicou toda a sua vida.

Milhares de mães têm experimentado o poder de São Geraldo. Muitos hospitais dedicam a ele a ala da maternidade e dão a seus pacientes medalhas e santinhos de São Geraldo. Os meninos recebem o nome de Geraldo dos pais, convencidos de que foi a intercessão dele que os ajudou para que nascessem sadios.

 

 

Confira as orações pedindo a intercessão de São Geraldo:

 

Oração pelo dom da maternidade

Ó São Geraldo, poderoso intercessor junto de Deus, peço-lhe ajuda com muita confiança: torne o meu amor frutífero, santificado pelo sacramento do matrimônio e conceda-me a alegria da maternidade; faça isso junto com a criança que você me dá, e que eu possa sempre louvar e agradecer a Deus, a origem e fonte da vida. Amém.

 

Para uma gravidez em situação de risco

Ó poderoso São Geraldo, sempre solícito e atento às orações das mães em dificuldade, escuta-me, peço-te, e ajuda-me neste momento de perigo para a criança que carrego no ventre; nos proteja para que, em plena serenidade, possamos passar esses dias de ansiosa espera em perfeita saúde, e agradecer a proteção que nos foi concedida, sinal de sua poderosa intercessão com Deus. Amém.

 

Oração de uma mãe que espera

Senhor Deus, criador da humanidade, que fez seu Filho nascer da Virgem Maria pelo poder do Espírito Santo, dirige o seu olhar benevolente para mim que suplico um feliz nascimento, pela intercessão do seu servo Geraldo Majella; abençoe e sustente esta minha espera, para que a criança que eu carrego no meu ventre, renascendo um dia pelo batismo e associada ao seu povo santo, o servirá fielmente e viverá sempre em seu amor. Amém.

 

Da Redação

 

 

 

Categorias
Categorias