Fiéis de Vila Isabel celebram a 123ª Festa de Nossa Senhora de Lourdes

Dia 11 de fevereiro: A festa da memória de Nossa Senhora de Lourdes é também o Dia Mundial do Doente, criado por determinação do Papa São João Paulo II, desde 1992. Depois de quase três anos de pandemia, as pessoas tendem a recorrer mais aos céus, pedindo saúde e proteção. A pandemia também nos ensinou a ser mais gratos aos profissionais de saúde, incluindo-os ainda em nossas orações. Portanto, por ser Nossa Senhora de Lourdes a Virgem dos Enfermos, foram milhares de pessoas que no dia 11 de fevereiro passaram pela Basílica Nossa Senhora de Lourdes, em Vila Isabel, pedindo-lhe saúde, paz e proteção.

A história da festa em Vila Isabel: É difícil dizer exatamente quando começou a Festa de Nossa Senhora de Lourdes, em Vila Isabel. Com certeza ela vem desde o século XIX, pois as aparições ocorreram, em 1858, no sul da França e, pouco tempo depois, foi construída a Capela Nossa Senhora de Lourdes, em Vila Isabel, em frente à antiga Praça 7 de Março, hoje Praça Barão de Drummond, fundador do bairro. Contudo, com certeza, em nível paroquial, a festa data de 1900, quando a capela foi elevada à condição de paróquia, tornando-se a Matriz de Vila Isabel. Então, em nível paroquial, esta foi a 123ª festa de Nossa Senhora de Lourdes. E recentemente, em 2021, a Prefeitura do Rio reconheceu a Virgem de Lourdes como padroeira de Vila Isabel e colocou o dia 11 de fevereiro no calendário oficial da cidade.

O ponto máximo da festa: Os pontos máximos da festa são a missa com bênção dos enfermos, presidida pelo arcebispo, e a Procissão das Velas, que neste ano não pôde ocorrer, por causa da forte chuva que caiu no sábado à noite. Mas ao longo dos dois dias, sábado e domingo, 11 e 12 de fevereiro, tivemos a quermesse da padroeira com as barraquinhas no pátio da igreja. E uma das mais procuradas é a de pastéis, que neste ano teve novos sabores.

A mensagem da Gruta de Lourdes: A mensagem que vem das aparições em Lourdes é, sobretudo, um apelo dos céus para que as pessoas se reaproximem de Deus sob uma promessa de felicidade que não vem deste mundo, mas de Deus mesmo. A pandemia da Covid-19 colocou o mundo de joelhos e nos ensinou que a fé é o único elemento capaz de nos fazer superar as dificuldades, quando nos vemos impotentes diante de realidades que nos superam. Foram com estes sentimentos que muitos cariocas visitaram a grande gruta de Vila Isabel, que é a Basílica Nossa Senhora de Lourdes, para um encontro com Deus capaz de trazer paz e alegria às almas mais necessitadas.

 

Padre Valtemario S. Frazão Jr.

Categorias
Categorias