Encontro Missionário com as Lideranças Paroquiais

Aos caríssimos Padres e Diáconos 

da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro

 

Nossa Arquidiocese está vivendo o Ano Vocacional Missionário. Na última festa da Unidade tivemos a alegria de entregar a carta pastoral “Vocacionados e enviados para a missão”, na qual apresentamos as linhas de ação para a evangelização em nossa cidade. Desejamos que o Ano Vocacional Missionário seja uma realidade viva e dinâmica em toda a Arquidiocese e, para isso, programamos atividades que visam despertar e reavivar a vocação de todos os batizados e incentivá-los para a missão.

 

Diante das aceleradas mudanças que o mundo contemporâneo vive, a Igreja é chamada a ser presença nos diversos e novos areópagos que estão surgindo. A mensagem do Papa Francisco pelo Dia Mundial das Missões deste ano, que tem por tema “Corações ardentes, pés a caminho”, nos convida, à semelhança dos discípulos de Emaús, a fazermos uma experiência viva com o Senhor e anunciá-lo com coragem e convicção. Esta mesma temática já está sendo vivida no Brasil através do ano vocacional -Vocação: Graça e Missão”, cujo lema se inspira no mesmo tema proposto pelo Papa (cf. Lc 24, 32-33).

 

Em comunhão com toda a Igreja, nossa Arquidiocese assume novamente a MISSÃO como sua atividade principal. Todos os batizados, em suas paróquias, atividades pastorais, movimentos, comunidades e associações, são convidados pelo Senhor a redescobrirem a vocação missionária, seja chamando aqueles que se afastaram, seja fazendo novos discípulos e discípulas do Senhor, a fim de que façam uma experiência profunda do amor de Deus na vida e ressurreição de Jesus.

 

Conclamando os fiéis (clero e leigos) a se envolverem nesta bela e edificante atividade em nossa Igreja Particular, elaboramos a seguinte programação para este ano pastoral:

  • Animação Missionária do Clero – em nível vicarial.
  •  11 de março – 08 às 12hs na Catedral Metropolitana – Encontro com as lideranças missionárias paroquiais (número de participantes ilimitado). Neste encontro serão divulgadas as diretrizes da ação missionária na ArqRio. A abertura das atividades será feita com a Santa Missa (“Rio Celebra”), às 08:30hs, para a qual convido todos os sacerdotes e diáconos;
  •  AÇÃO MISSIONÁRIA em estilo de Missão Popular:

          – 1° momento – período pascal, com as pessoas atendidas nos projetos e atividades da caridade social;

          – 2° momento – meses de agosto a outubro, com todas as pessoas e ambientes que pudermos visitar.

  • Celebração missionária na festa da Unidade em 02 de dezembro, na Catedral.

 

Neste tempo de missão que nossa Arquidiocese está vivendo, invoco abundantes bençãos de Deus sobre todos os missionários e missionárias para que, tendo as corações abrasados pelo Senhor, possam anunciar com destemor, criatividade e alegria a sua presença salvífica entre nós. 

 

Orani João, Cardeal Tempesta, O. Cist.

Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ

Categorias
Categorias