Filhas de Maria aderem ao projeto de Adoção Espiritual

Na Solenidade da Anunciação do Senhor, 25 de março, o bispo auxiliar do Rio de Janeiro Dom Tiago Stanislaw presidiu a missa de envio do projeto de Adoção Espiritual, no Santuário Pai das Misericórdias, situado no complexo da Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP). No mesmo dia, Dom Tiago também conduziu o Terço da Misericórdia e o Terço Mariano, transmitidos ao vivo pela TV Canção Nova.

A direção da Federação das Filhas de Maria do Rio de Janeiro e também de São Paulo e Filhas de Maria da Diocese de Nova Iguaçú (RJ) estiveram unidas e representando todas das Filhas de Maria do Brasil, que não puderam estar presentes, mas que deram seu ‘sim’ ao projeto de Adoção Espiritual.

Após a missa de envio, o bispo auxiliar do Rio de Janeiro Dom Tiago Stanislaw também presidiu a recepção da aspirante Flávia de Castro Guinho, que após o escrutínio feito pelo sacerdote, fez seu juramento e ato de consagração de joelhos no altar aos pés da imagem do Imaculado Coração de Maria. Dom Tiago procedeu a bênção e imposição das insígnias que identificarão a nova Filha de Maria por toda a sua vida.

Na mesma celebração, a Filha de Maria Jubilada Ester Motta Valverde recebeu a imposição de sua insígnia de mestra de aspirantes da Federação das Filhas de Maria, no Rio de Janeiro, por Dom Tiago Stanislaw.

 

Adoção Espiritual

A Adoção Espiritual (www.adocaoespiritual.org.br) é um amoroso acolhimento espiritual através da oração. Dura nove meses e consiste em uma recitação diária de um dos mistérios do Rosário e uma oração especial pela criança e por sua família.

A Adoção Espiritual é dirigida a qualquer pessoa da fé, que acredita no poder da ação de Deus, que quer acolher espiritualmente com amor uma criança que só Deus conhece e que está ameaçada pelo aborto. Podem participar mulheres ou homens de qualquer idade, casados ou solteiros, leigos, consagrados, clérigos. Aconselha-se que as crianças participem da Adoração Espiritual com a ajuda dos pais

O participante começa com a Oração do Compromisso, feita apenas uma vez no início da adoção.

Diariamente reza um dos mistérios do Rosário e a oração pela criança adotada espiritualmente e pelos pais dela.

Pode também, se quiser, acrescentar um propósito diário (boa ação, jejum, penitência, alguma oração, leitura bíblica etc.)

 

A Adoção Espiritual tem duração de nove meses

Pode adotar somente uma criança por vez. Depois de terminar nove meses desta adoção espiritual, pode-se adotar espiritualmente uma outra criança. E depois pode repetir este ciclo quantas vezes quiser.

Se o esquecimento do compromisso acontece raramente, não é um problema, não é pecado. Basta apenas pedir a Deus o perdão. Pecado é quando ignoramos conscientemente a promessa feita a Deus.

A Adoção Espiritual é interrompida quando a pessoa perde o sentido da Adoção Espiritual e, durante muito tempo, para de fazer as orações.

A Adoção Espiritual pode ser iniciada de uma maneira particular ou solene, pedindo a bênção do sacerdote; num dia comum ou numa festividade litúrgica, especialmente dedicada a Nossa Senhora; na própria casa ou na igreja.

 

Carlos Moioli

Categorias
Categorias