Homenagens às vítimas do Holocausto e votos de paz pela Ucrânia

“Falamos muito, mas ainda não aprendemos a viver como irmãos em nossa Casa Comum. Precisamos aprender com a história a viver um mundo diferente, pautado pela liberdade, sinceridade, acolhimento, onde as pessoas possam viver bem umas com as outras”, disse o arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, durante  sessão solene na Câmara de Niterói em homenagem às vítimas do Holocausto e votos de paz para a Ucrânia, no dia 5 de abril.

“Temos as guerras urbanas e cotidianas em nossas cidades, a guerra que está acontecendo na Europa Oriental e dois anos de sofrimento de pandemia, e mesmo assim ainda temos dificuldades de relacionamento, de intolerâncias uns contra os outros. Ainda não aprendemos a viver como irmãos e irmãs, a respeitar a etnia, a religião, a ideia do outro”, destacou ainda o arcebispo do Rio durante sua mensagem.

Durante o evento, na sua 16ª edição, que tem como tema: “Holocausto Nunca Mais”, foram acendidas velas que representaram os seis milhões de judeus mortos durante a Segunda Guerra Mundial. Também houve orações pela paz e pelo fim da guerra da Rússia contra a Ucrânia.  A sessão solene foi presidida pelo presidente da Câmara de Niterói, vereador Milton Cal.

“Ao fazer memória dos seis milhões de judeus mortos no Holocausto, que aconteceu num momento difícil da história, ficamos pensando a que ponto chegamos como ser humano, por fazer tantas atrocidades contra nossos semelhantes. O Holocausto é atual, não é apenas uma memória, pois ainda existem entre nós situações de ódios, guerras e mortes. Precisamos, como sociedade, mudar nosso modo de ser e de pensar. E ao gritar ‘Holocausto nunca mais’, fazer a nossa parte para que ele nunca mais aconteça”, acrescentou o arcebispo.

Ao concluir sua mensagem, Dom Orani parabenizou a Câmara de Niterói e a comunidade judaica pela organização do evento, e manifestou sua proximidade, unidade e orações por “todos os que partiram e pelas famílias que se sentem machucadas”.

A sessão contou ainda com as seguintes presenças: arcebispo de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, pastor da Igreja Palavra Viva, Silas Esteves, rabino da Sinagoga de Copacabana, Eliezer Stauber,  presidente da Federação Israelista do Estado do Rio de Janeiro (Fierj), Alberto Klein, representante da Comunidade Judaica de Niterói, Marcelo Pochachevsky, e de um dos sobreviventes do Holocausto Alfred Gerard.

 

Carlos Moioli

Fotos: Câmara de Niterói

Categorias
Categorias