Gastarei minha vida

​Neste  sábado – dia 09 de julho de 2022 – em que comemoramos a memória litúrgica de Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus – presidimos na Sé Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro a missa em sufrágio pelo 10º ano de falecimento de SER o Senhor Cardeal Eugenio de Araújo Salles.

​O longo episcopado do Cardeal Sales iniciado em sua terra natal – a Arquidiocese de Natal – passando pela Sé Primacial do Brasil – e por mais de trinta anos como Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro marcou não só a caminhada pastoral e evangelizadora destas três importantes Sés Metropolitanas, mas a Igreja no Brasil e na América Latina com um caráter indelével pelas múltiplas iniciativas pastorais do falecido Cardeal Arcebispo – particularmente a Campanha da Fraternidade que é a mais exitosa ação pastoral da Igreja no Brasil que nasceu do coração generoso e compassivo de Dom Eugênio.

​Caminhando pelas muitas comunidades eclesiais do Rio de Janeiro sentimos viva a sua ação pastoral e o seu empenho em favor das comunidades, dos mais pobres e desfalecidos, dos migrantes, dos refugiados e dos que foram perseguidos pelas muitas injustiças e situações complexas que ele viveu no seu tempo.

​Dom Eugênio teve uma atenção destacada pelo Seminário Arquidiocesano São José, que foi a menina de seus olhos de Pastor e de Pai, desta Arquidiocese. Foram muitas as ordenações em seu tempo e a preocupação com a formação permanente dos futuros presbíteros e dos próprios sacerdotes foi uma das constantes em seu governo. Muito colaborou com ele o Senhor Bispo Auxiliar, Dom Karl Josef Rhomer, que recentemente comemorou 90 anos de vida.

​Em tempos sinodais – de uma Igreja em missão, participação e evangelização – a figura de Dom Eugênio é sempre atual porque ele investiu na formação dos catequistas, na catequese renovada, na formação dos fiéis leigos batizados e na dinamização de muitos ministérios, mormente o da Esperança, presente em todos os Cemitérios de nossa Arquidiocese.

​Dom Eugênio preocupou-se em acolher os bispos no Brasil organizando o Curso dos Bispos, sempre no mês de janeiro, que foi inaugurado pelo Cardeal Joseph Ratzinger e que continuamos a cada ano, iluminados pelo seu exemplo e legado, dando a oportunidade de encontro, estudo, partilha de experiências pastorais e descanso para mais de cem bispos de todos os cantos e recantos do Brasil aqui no Centro de Treinamento do Sumaré, a cada início de ano.

​A presença de Dom Eugênio se faz sentir no amor do clero e do povo de Deus pela Igreja, a devoção ao Papa – Sucessor de Pedro – e a fidelidade ao Magistério Pontifício e a Tradição da Igreja. Esta vivacidade pastoral se faz sentir em todos os cantos e recantos de nossa Arquidiocese e esta foi uma bonita herança que recebemos da ação evangelizadora do Cardeal Sales.

​Dom Eugênio foi um grande anunciador da Palavra de Deus. Em sintonia com os Romanos Pontífices, particularmente com São Paulo VI, São João Paulo II e Bento XVI manifestou uma irrestrita adesão ao Bispo de Roma. São João Paulo II no jubileu do ano 2000 disse que: “Nós pastores, em virtude do munus docendi, fomos chamados a ser anunciadores qualificados desta Palavra.

“Quem vos ouve, a Mim ouve” (Lc 10, 16). Tarefa exaltante, mas também grande responsabilidade! Foi-nos confiada uma palavra viva: por conseguinte, devemos anunciá-la em primeiro lugar com o exemplo e depois com as palavras. É palavra que coincide com a pessoa do próprio Cristo, o “Verbo que se fez homem” (Jo 1, 14): é, por conseguinte, o rosto de Cristo que devemos mostrar aos homens; a sua cruz que devemos anunciar, fazendo-o com o vigor de Paulo: “Entre vós, eu não quis saber outra coisa a não ser Jesus Cristo, e Jesus Cristo Crucificado” (1 Cor 2, 2).

Categorias
Categorias