Geminação do Cristo Redentor do Rio de Janeiro com o Cristo del Otero, na Espanha

Na noite do dia 11 de maio, uma cerimônia no Santuário Cristo Redentor, no Corcovado, selou a geminação do Cristo Redentor do Rio de Janeiro com o Cristo del Otero, em Palência, na Espanha. Na cerimônia estiveram presentes o reitor do Santuário Cristo Redentor, padre Omar Raposo, e o cônsul geral da Espanha no Rio de Janeiro, Luis Prados Covarrubias, que assinou o documento em nome da Prefeitura de Palência.

O Cristo del Otero e o Cristo Redentor irão unir forças até 2031 para compartilhar experiências na gestão e divulgação dos monumentos. As cores da bandeira espanhola foram projetadas no monumento durante a cerimônia, transmitidas ao vivo pelo YouTube do Consulado da Espanha no Rio de Janeiro, do Santuário Cristo Redentor, bem como de Palência Cultura e Turismo Cidade de Palencia.

Através deste acordo, a Prefeitura de Palência e o santuário comprometem-se a trabalhar em conjunto, partilhar conhecimentos e práticas relacionadas com a manutenção e valorização das duas imagens, bem como gerir as atividades que possam ser do interesse de ambas as partes.

“Com o acordo, haverá a possibilidade de compartilhar experiências e cooperações entre os santuários e de aproximar os povos de Palência e do Rio de Janeiro, e por consequência, da Espanha e do Brasil, porque temos em comum muitos valores, como culturais, espirituais, religiosos e históricos”, disse o cônsul geral da Espanha no Rio de Janeiro, Luis Prados Covarrubias.

A conselheira da Cultura e do Turismo, Laura Lombraña, manifestou a sua satisfação pelo culminar das negociações que, como salientou, “envolveram muito esforço”, mas servirão para assegurar que o Cristo del Otero, obra do escultor de Palência Victorio Macho, como “emblema e elemento diferenciador” da cidade de Palência, “é cada vez mais conhecido, reconhecido e visitado”.

Da mesma forma, confiou que este acordo supõe “um enorme impulso do Cristo del Otero” e permite o enriquecimento através das experiências na gestão turística que o Santuário Cristo Redentor realiza, um dos monumentos mais visitados a nível internacional.

“O Brasil se alegra em admitir essa importante parceria. Viva o Cristo del Otero! Viva o Cristo Redentor!”, destacou o reitor do Santuário Cristo Redentor, padre Omar.

 

Renato Saraiva

Categorias
Categorias