Gentileza

No dia 13 de novembro se comemora o Dia Mundial da Gentileza. Mas o que é gentileza? De acordo com o dicionário, significa “aquilo que desperta empatia pela bondade de seus sentimentos e/ou pelo requinte de seus comportamentos”. Ou seja, pode ser entendida como o ato ou o comportamento de caridade para com outras pessoas e seres. É uma palavra que, concretamente, remete à ação.

Quem sempre nos convidou à gentileza foi Deus, por meio de Jesus Cristo, o Redentor. Através de suas atitudes e gestos, Ele ensinou a gentileza e estimulou a existência perene de uma rede de boas ações, que, ininterrupta graças à fé, chega até nós, nos dias de hoje. Foi Ele também quem revelou o lado encantador da gentileza: a ajuda ao próximo!

Praticar a gentileza é fácil! O projeto Ação de Amor do Cristo Redentor é apenas um desses bons exemplos de gentileza, por meio do qual as pessoas, voluntárias ou não, conseguem levar adiante os gestos de Cristo: o acolhimento, a escuta atenta, o olhar carinhoso, o atendimento solidário, sem esperar nada em troca…

Seja gentil você também! Experimente dar um sorriso amigo a quem parece desanimado ou ouvir atentamente a alguém que precise desabafar ou ainda brincar com uma criança que se diverte sozinha… Você vai ver como ser gentil faz bem a todos!

Nós, da campanha Amigos do Cristo, temos trabalhado para que nossas ações ajudem a fazer com que a gentileza de tantas pessoas, unidas por esta corrente do bem, gere mais gentileza, especialmente para aqueles que necessitam das obras sociais e culturais desenvolvidas pelo projeto Ação de Amor do Cristo Redentor. Junte-se a nós fazendo a sua doação!

 

ideia de criar um dia dedicado aos atos de gentileza surgiu em 1996, numa conferência em Tóquio. O grupo Movimento das Pequenas Gentilezas do Japão reuniu diversos outros grupos de diferentes países que propagavam a gentileza em suas nações e apresentou a proposta. Em 2000, foi oficializado o Movimento Mundial pela Gentileza.

 

Autor: Nathalia Cardoso.

Categorias
Categorias