Lançada pedra fundamental do Museu Cristo Redentor no Rio de Janeiro

A celebração também marcou o 176º aniversário da Princesa Isabel

 

Na manhã do dia 29 de julho, foi realizada Santa Missa em homenagem a Princesa Isabel. Neste ano, a celebração terminou com uma novidade: o lançamento da pedra fundamental do Museu Cristo Redentor, localizado no Centro de Visitantes Paineiras.

A missa foi presidida pelo reitor do Santuário Cristo Redentor, padre Omar Raposo, no local onde será instalado o museu, no 4º andar do Centro de Visitantes Paineiras. A celebração foi abrilhantada pelo Coro da Princesa, coral oficial do Cristo Redentor que completa um ano de existência e apresentou a grande “Missa da Coroação”, de W. A. Mozart.

Os mais de 90 anos de história de um dos maiores patrimônios culturais do mundo e símbolo do Brasil estarão expostos em detalhes no Museu Cristo Redentor. Nele também estará retratado o patrimônio histórico digital, que foi construído desde o ano passado, a partir do Acervo Digital Colaborativo, que conta com documentos e imagens compartilhados por centenas de pessoas através da internet.

A organização de todo o acervo do museu será realizada pelo Núcleo de Acervo e Memória do Santuário Cristo Redentor. Assim como em 1931, quando diversas pessoas e instituições de todo o país se uniram para a construção do Monumento ao Cristo Redentor, agora o Museu Cristo Redentor também terá parceiros.

A Mude, que tem 23 anos de experiência na concepção, construção e gestão de museus, espaços temáticos, eventos e exibições, e o Consórcio Paineiras Corcovado, que integra o Grupo Cataratas e atua na gestão e operação das experiências em parques e atrações turísticas no Brasil, terão a responsabilidade de elaborar o projeto. A Yapoli, empresa focada em centralização, gestão e distribuição de documentos e conteúdos digitais para corporações, é a responsável pela gestão do sistema de armazenamento do Acervo Digital Colaborativo.

 

Uma imagem ao verdadeiro “Redentor dos homens”

Esse foi o pedido da filha do imperador Dom Pedro II, diante da possibilidade de uma homenagem a ela no alto do Corcovado, após a assinatura da Lei Áurea. Em um mergulho na história brasileira, durante a celebração serão relembrados os feitos da vida da alteza carioca e a importância dela na história do Cristo Redentor.

Entre os pontos mais importantes está a ideia de construção de um monumento a Jesus Cristo. Já nos tempos do Império, na época da assinatura da Lei Áurea, diante da possibilidade de homenagem com uma estátua que a representaria como “A redentora”, Princesa Isabel não aceitou o pedido, destacando que a homenagem deveria ser feita ao verdadeiro “Redentor dos homens”, com uma imagem ao Sagrado Coração de Jesus.

“Essa celebração é um marco na história do Santuário Cristo Redentor. O Museu Cristo Redentor é um legado da Festa dos 90 anos do Monumento e é a primeira ação da caminhada rumo ao Centenário. Neste dia histórico em que celebramos o aniversário daquela que foi a precursora da história do grande símbolo religioso do Brasil, abençoamos o início dessa obra grandiosa para a cultura e a fé do nosso país”, destacou padre Omar.

 

Sobre a Mude

A Mude – Museos S.A. tem uma história de 23 anos de experiência na concepção, construção e gestão de museus, espaços temáticos, eventos e exibições, e cria ambientes inspiradores e experiências memoráveis.

Para a Mude, o projeto de um novo museu é a melhor combinação entre a experiência presencial dos visitantes; a expansão desta experiência e dos seus conteúdos no ambiente digital; e a interação com audiências ampliadas nos canais de social media.

“Celebrar com a Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro e com o Grupo Cataratas a formação de um grupo comprometido em entregar ao Rio e aos fiéis de todo o mundo um museu verdadeiramente à altura do Santuário Cristo Redentor é, ao mesmo tempo, um imenso orgulho e uma grande responsabilidade. Temos plena confiança de que o resultado dessa iniciativa será um empreendimento que encantará a todos e que muito nos honra em participar”, afirmou o CEO Mude Brasil, Marcelo Fernandes.

“Estamos diante de um imenso desafio e isto nos motiva muito. Estar aos pés do Cristo Redentor, enxergar toda a beleza da cidade, já é uma experiência inigualável. Nossa missão é conceber um ambiente que acrescente aos visitantes do Cristo Redentor uma nova emoção. Um espaço que combine fé, natureza e humanidade; que seja um lugar de encantamento, mas também de reflexão”, conclui o fundador da Mude S.A., Daniel Gazzo.

 

Sobre Paineiras Corcovado

A Paineiras Corcovado é a concessionária responsável pelo serviço de vans oficiais de acesso ao monumento e gestão do Centro de Visitantes Paineiras, o principal portal de acesso ao Cristo Redentor, com bilheteria para venda de ingressos, lanchonete, loja de souvenir, exposição interativa sobre a história da Floresta da Tijuca e um incrível mirante com vista da cidade.

Todos os anos, mais de um milhão de pessoas são levadas ao monumento pela Paineiras Corcovado, o único transporte oficial de vans do Parque Nacional da Tijuca.

Paineiras Corcovado integra o Grupo Cataratas, a maior concessionária de turismo do Brasil, responsável pela gestão e operação das experiências em parques e atrativos turísticos pelo país.

 

Renato Saraiva

Fotos: Agência Alte

Categorias
Categorias