Paróquia Santa Catarina de Alexandria recebe visita pastoral de Dom Célio Calixto

De 22 a 24 de julho, a Paróquia Santa Catarina de Alexandria, no bairro da Saúde, teve a graça de receber a visita pastoral do bispo auxiliar do Rio de Janeiro Dom Célio da Silveira Calixto Filho.

Segundo o Código de Direito Canônico, a visita pastoral é uma obrigação do bispo diocesano, o qual deve visitar, por si ou, em caso de legítimo impedimento, por outro bispo ou presbítero designado por ele, a cada ano, a diocese, total ou parcialmente, de modo que a cada cinco anos toda a sua diocese seja visitada (cf. Cânone 396).

A visita pastoral na Paróquia Santa Catarina de Alexandria contou com diversos momentos e celebrações. A abertura da visita ocorreu na Capela Nossa Senhora Aparecida e Sant’Ana, no dia 22 de julho, na Central do Brasil, onde a paróquia promove missas diárias, às 18h.

Além do pároco, padre Renato da Silva Machado, estavam presentes o vigário episcopal, padre Wagner Toledo, o vigário forâneo, padre Ângelo, e demais presbíteros da forania.

Após a missa, os padres puderam apresentar a Dom Célio os desafios sociais, econômicos e pastorais da região, e ouvir as sugestões do bispo.

No dia 23 de julho pela manhã, Dom Célio reuniu as lideranças da paróquia para um café e partilha das conquistas e dos desafios da Paróquia de Santa Catarina. Depois, houve reunião com os missionários das diversas comunidades que atuam na Central do Brasil.

Após almoço, Dom Célio percorreu com o pároco as ruas do território paroquial para conhecer mais de perto os moradores e os desafios.

Na parte da tarde, houve reunião com a diretoria da Venerável Irmandade da Imaculada Conceição, na tentativa de conseguir espaço mais adequado para as atividades pastorais (especialmente a catequese) que começam a crescer e por outras necessidades.

Após a reunião, Dom Célio presidiu a Eucaristia na matriz e investiu dez novos coroinhas para o serviço do altar. Depois da missa, visitou uma enferma (Dona Suzana) e uma família.

No dia 24 de julho pela manhã, após reunião com os jovens e adultos da Iniciação à Vida Cristã, dentre os quais quatro se preparam para o batismo, Dom Célio presidiu a missa com a Primeira Eucaristia de 12 crianças que, neste último ano, foram preparadas pelo próprio pároco, devido à carência de catequistas na paróquia. A visita terminou com um almoço de confraternização junto aos paroquianos.

 

Da Redação

Categorias
Categorias