Missa no Cristo Redentor marca a contagem regressiva de 100 dias para a JMJ Lisboa

Jovens se reuniram no Santuário Cristo Redentor, no dia 23 de abril, para comemorar os 100 dias de preparação rumo à Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa 2023, Portugal, que acontecerá de 1º a 6 de agosto deste ano. A missa foi presidida pelo padre Jorge dos Santos Carreira, assistente eclesiástico do Setor Juventude da Arquidiocese do Rio de Janeiro. 

“Unimo-nos aos irmãos portugueses, cristãos católicos que vão acolher o Papa Francisco junto a milhares de peregrinos de todo o mundo. Pedimos ao Senhor que dê aos portugueses a graça de organizar e viver plenamente a JMJ, que é tão bonita; e que possam viver a mesma alegria que nós vivemos há 10 anos no Rio de Janeiro. Eu fui ordenado justamente no ano da JMJ no Rio, e 2013 foi um ano muito feliz. Cristo está vivo e quer que todos os jovens vivam plenamente. Vamos, com coragem, anunciar o amor de Jesus ao mundo”, destacou o padre durante a homilia.        

O bispo referencial do Setor Juventude, Dom Paulo Alves Romão, que estava em Aparecida (SP) na Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, enviou uma mensagem aos jovens participantes e organizadores do evento. 

“Caros jovens, demos graças por estarem diante do Cristo Redentor de braços abertos que os acolhe. Ele vos envia para a JMJ daqui a 100 dias em Portugal. Nós somos gratos ao Senhor pelos 10 anos de JMJ, no Rio de Janeiro, porque foi um belo acontecimento que marcou a vida de muitas pessoas. Eu estou em oração por vocês que se preparam para Lisboa; peço que façam um belíssimo encontro com Jesus Cristo, através do encontro com o Papa Francisco e com jovens católicos do mundo todo”, motivou Dom Paulo Romão. 

Ao final da missa, padre Jorge Carreira pediu intercessão a Nossa Senhora Aparecida pelos jovens e pela cidade do Rio de Janeiro. “Do alto deste monte do Corcovado, nós recorremos a ti, ó Mãe, como família rezamos em peregrinação neste Santuário. A Senhora, que foi apressadamente à casa de sua prima Isabel, também vá, apressadamente, em cada recôndito da nossa cidade, levando o amor de Jesus. A Senhora é a mulher da peregrinação, peço que nos ensine a sermos jovens fortes para levarmos Jesus aos necessitados e a outros jovens de corações vazios”, invocou.     

Santo Padre na JMJ

Padre Jorge Carreira recordou os primeiros encontros do Santo Padre com a juventude. “As Jornadas Mundiais da Juventude começaram na década de 1980, com o Papa São João Paulo II atraindo a juventude que estava, muitas vezes, marcada pelo ódio, pela influência das ideologias que querem causar o pânico; também para levar os jovens às circunstâncias de apego ao mundo. A cada multidão com São João Paulo III, a partir de Roma, os jovens viveram uma experiência única de JMJ com Jesus”, ressaltou. 

A coordenadora da Rádio Catedral e responsável pela comunicação do Grupo Oficial Arquidiocesano JMJ Lisboa 2023, Fátima Lima, coordenou a transmissão da missa pela Rádio Catedral. “A primeira visita apostólica do Papa Francisco foi durante a JMJ no Rio de Janeiro. Foram momentos marcantes, não só para os católicos como para toda a população da cidade. Nós fazemos questão de levar os jovens da nossa arquidiocese para viverem novas experiências em outros países porque são realidades bonitas, e vocações que surgem durante esses dias de encontro dos jovens com o Papa”, sublinhou.

Grupo Oficial

Membros da delegação arquidiocesana do Rio de Janeiro participaram da manhã comemorativa aos pés do Cristo Redentor. Fátima Lima convidou os jovens a serem peregrinos pelo Grupo Oficial. “Participe conosco desse momento tão bonito que a juventude católica é impelida a viver com o Papa Francisco. Basta entrar nas redes sociais da Rádio Catedral e obter as informações necessárias sobre a JMJ 2023”, reforçou.    

Margareth Milessis, diretora da agência oficial da Arquidiocese do Rio de Janeiro, explicou que a agência Milessis tem pacotes de viagens personalizados para a JMJ Lisboa. “Para se inscrever e fazer parte do grupo oficial, os interessados podem entrar em contato no WhatsApp 99515-1010 ou pelo e-mail: atendimento@milessisturismo.com.br. O grupo já está formado, mas todos podem ir à Jornada. Nós escutamos a possibilidade de cada um e criamos uma modalidade de pagamento específica para cada realidade”, enfatizou.   

O Setor Juventude da Arquidiocese do Rio terá um evento em preparação para a JMJ Lisboa 2023 e em comemoração pelos 10 anos da JMJ Rio 2013. A data é 22 de julho e acontecerá a partir das 8h, na Catedral de São Sebastião, no Centro.

 

Rita Vasconcelos

 

Categorias
Categorias