Retiro no Rio de Janeiro reuniu 210 membros de Novas Comunidades

Com o tema: “Formar para a santidade”, a Arquidiocese do Rio de Janeiro promoveu o retiro de formação para fundadores e formadores das Novas Comunidades, no Centro de Formação e Espiritualidade Cabriniano, de 21 a 23 de abril. O encontro foi realizado pelo Vicariato para a Vida Consagrada, sob o pastoreio de Dom Roberto Lopes, OSB e organizado pela Comissão Arquidiocesana para as Novas Comunidades.

As Novas Comunidades estão ordenadas para a santificação dos seus membros. Por isso, o objetivo primeiro da formação é a santidade. Essa foi a temática central que Emmir Nogueira, cofundadora da Comunidade Católica Shalom, ministrou para cerca de 210 pessoas, representantes de 47 Novas Comunidades. Além da Arquidiocese do Rio de Janeiro, estavam presentes consagrados das dioceses fluminenses de Niterói, Petrópolis, Nova Iguaçu, Caxias, Nova Friburgo e Campos, e também das cidades de Congonjas (MG) e Campos do Jordão (SP).

Foi abordada no retiro a metodologia básica para a configuração a Cristo através de uma consagração de vida em um carisma específico e a oração em vista da santidade. Ordenar tudo para o amor que se expressa na intimidade com Deus, através da leitura, meditação, oração e contemplação da Palavra, na vida fraterna e no apostolado. 

Dentro desse itinerário formativo é de suma importância conduzir os membros com conteúdo que possa ajudá-los ao esquecimento de si, da humilde disposição para deixar-se formar, cultivo das virtudes, dos dons infusos e de serviço (dons carismáticos), da ascese da caridade, uma vez que este caminho é como o caminho de Jesus, caminho de cruz para que, a cada dia, todos possam acolher a Ressurreição. 

Este itinerário poderá ser mais assimilado mediante a oração pessoal e comunitária, bem como com o acompanhamento pessoal e comunitário, através da estrutura formativa que uma nova fundação que comporta um carisma, uma espiritualidade e uma missão precisam disponibilizar aos seus membros.

Fomos convidados a adentrar no organismo espiritual e compreender que a formação deve alcançar todas as áreas do nosso ser: sentidos, afetividade, imaginação, memória, vontade, inteligência (razão). Esse conteúdo foi compartilhado mediante a teologia da graça e a colaboração com a graça. A santidade é antes de tudo um dom, uma graça de Deus a todos os batizados. 

Já a colaboração consiste na imitação de Jesus Cristo. E vimos ao longo do conteúdo ministrado pela cofundadora da Comunidade Shalom, Emmir Nogueira, que a obra que somos chamados a testemunhar não é uma obra exterior, pelo contrário somos chamados a testemunhar uma obra interior, mediante a purificação ativa do coração, ao passo que tivemos de compreender que a grande luta espiritual que travamos não é somente contra os principados e potestades, mas também contra nós mesmos, contra a nossa carne, nosso orgulho, vaidade e prepotência. Assim, em tudo devemos amar a Deus.

Todo conteúdo apresentado por Emmir Nogueira foi conduzido pela combinação entre conteúdos e vivência prática, testemunhal, direcionado para a colaboração com a Igreja no aspecto da evangelização. Os participantes foram instruídos a promover as experiências vivenciais de evangelização com “parresia”, de forma que esta se torne habitual, parte da identidade de todos os membros das Novas Comunidades, pelas quais foram chamados para estarem com Jesus e em vista de anunciar o Evangelho de forma oportuna e inoportunamente, a fim de que os homens e mulheres dos tempos atuais possam ter restabelecido a dignidade de filhos de Deus.

No retiro tivemos a celebração da Santa Missa nos três dias, presidida por Dom Roberto Lopes, e adoração ao Santíssimo Sacramento. Foi uma bênção para todos os participantes e certamente serão colhidos muitos testemunhos para maior honra e glória de Deus e para o bem da Santa Igreja.

 

Eduardo Badu, da Comunidade Maria Serva da Trindade, coordenador da Comissão para as Novas Comunidades da ArqRio e representante do Regional Leste 1, junto ao serviço brasileiro de comunhão do Charis.

Categorias
Categorias