Natividade de São João Batista

Celebramos, no dia 24 de junho, a Natividade de São João Batista. João Batista é o precursor, aquele que veio para preparar o caminho do Senhor. Desde o ventre materno, ele já ficou cheio do Espírito Santo, pois quando Maria vai visitar Isabel, ela e o menino no ventre ficam cheios do Espírito Santo. Nossa Senhora foi auxiliar Isabel com a força do Espírito Santo, ou seja, a força que vem do Altíssimo para que ele pudesse ser um grande profeta, aquele que de fato prepararia o caminho do Senhor.

A importância de São João Batista é tão grande para a Igreja que é celebrado tanto no seu nascimento (24 de junho) e no seu martírio (29 de agosto). Normalmente, celebra-se a memória de um santo no dia da morte, somente. João Batista é aquele que grita no deserto e que aplaina o caminho do Senhor. Ele batizava com água, e Jesus batizaria com a água e o Espírito Santo.

A natividade de São João Batista é bastante celebrada no Brasil, sobretudo, nas regiões Norte e Nordeste, com a famosa e conhecida “Noite de São João”, onde acende-se a fogueira e a fogueira é abençoada. Todos os anos a festa da natividade de São João é bem esperada por todos, ainda mais que ao longo do mês de junho as paróquias realizam quermesses e todos os paroquianos se confraternizam juntos.

João Batista é aquele que foi desejado desde o ventre materno, sua mãe Isabel já com a idade avançada não esperava mais ser mãe, mas por graça de Deus ela fica grávida e concebe João Batista. Com certeza, nem ela esperava a missão que aguardava o seu filho logo que nascesse. E assim que Maria vai visitá-la, ela e o menino se enchem do Espírito Santo e com certeza essa ação do Espírito Santo contribuiu para a missão que João Batista teria, após o seu nascimento. Do mesmo modo que se lembrarmos bem, Jesus, após o seu batismo, recebe a força do Espírito Santo e esse mesmo Espírito o conduz ao deserto para sofrer as tentações e, depois de 40 dias, inicia a vida pública.

Ao ficarem “cheios” do Espírito Santo, tanto Isabel quanto João Batista, é como se João tivesse sido “ungido” por Deus para iniciar a sua missão de profeta, do mesmo modo que no Antigo Testamento os profetas eram ungidos antes de iniciarem a missão. Se bem lembrarmos, Samuel foi enviado por Deus para ungir Davi para ser o novo rei de Israel. Do mesmo modo, Maria vai à casa de Isabel e, ao receber o Espírito Santo a eles, é como se João Batista fosse ungido como “profeta” escolhido por Deus para Israel.

O pai de João Batista era Zacarias, um sacerdote do templo de Jerusalém, muito piedoso e temente a Deus. Casado com Isabel, muito respeitoso com a sua esposa, ainda não tinham tido filhos, ambos já estavam com idade avançada e Isabel era considerada estéril. Quando o anjo Gabriel visitou Zacarias e disse que Isabel ficaria grávida e conceberia João, Zacarias não acreditou que isso poderia acontecer, justamente por eles estarem em idades avançadas. Por conta disso, Zacarias ficou mudo até o nascimento de João. Quando os parentes foram visitar Isabel e Zacarias, logo após o nascimento de João, Zacarias escreveu numa tábua o nome que daria ao filho, os parentes diziam não há ninguém na família com esse nome, mas Zacarias seguiu aquilo que o anjo tinha lhe falado e que era a vontade de Deus.

João Batista é aquele que faz a ponte entre o antigo e o novo testamento, prepara o caminho para a vinda de Jesus. É como se fosse a dobradiça de uma porta, ele está entre o antigo e o novo testamento, ou como se fosse de um lado e outro da porta.

A missão do profeta era anunciar a verdade e denunciar aquilo que via de errado, ou seja, as injustiças e o pecado. João, sendo profeta, fazia isso, inclusive a sua morte se deu por isso, por denunciar as coisas erradas. Mesmo sabendo que algumas pessoas o consideravam o Messias, ele afirmava que não era, e que estava preparando o caminho para o Messias que viria e que não era digno nem de desatar a correia de suas sandálias. Quando as pessoas queriam o exaltar, ele dizia: “Que ele cresça e eu diminua”.

O significado do nome João é “presente de Deus”, de fato, ele foi um presente para Isabel e Zacarias que já de idade avançada e considerados estéreis conceberam, por um milagre de Deus, João Batista. Ele foi um presente de Deus para Israel também, pois ele preparou o povo para a chegada do Messias.

Para Jesus, João Batista é o maior de todos os profetas do antigo testamento, ele faz o elo entre o antigo e o novo testamento. João viu e batizou Jesus, cuja vinda foi esperada durante todo o antigo testamento. Jesus sabia e conhecia tudo aquilo que João fazia e desejava ser batizado por João, mesmo cumprindo assim um mandato divino.

Jesus inicia a sua pregação em um ambiente pré-aquecido pela pregação de João Batista, João preparou todo o povo para acolher o Messias que chegaria. Cada um de nós nos dias de hoje pode ser como São João Batista e anunciar Jesus Cristo onde estivermos: na escola, na comunidade, no trabalho e no bairro. O mundo de hoje precisa muito de pessoas como João Batista, corajosas para anunciar a verdade e denunciar as injustiças e para que as pessoas possam ter mais paz e amor no coração.

Celebremos com alegria a Natividade de João Batista neste dia 24 de junho. Que a exemplo dele, possamos ser profetas nos dias de hoje, imbuídos pela força do Espírito Santo que recebemos no batismo.

Celebremos a Festa de São João Batista, já nos preparando para daqui a seis meses celebrarmos o Natal do Senhor. Que a exemplo de João Batista, sejamos os precursores da vinda de Cristo. Amém.

São João Batista, rogai por nós.

 

Orani João, Cardeal Tempesta, O. Cist.

Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ

 

Categorias
Categorias