Missas no Quiosque do Cristo Redentor reúnem fiéis na Praia do Guido

No dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o Santuário Cristo Redentor e a Orla Rio assinaram um termo de parceria com a finalidade de promover a integração institucional e o desenvolvimento sustentável, e para fomentar políticas públicas de acessibilidade.

Um dos termos importantes do acordo é o Quiosque do Cristo Redentor, materializando a parceria entre as duas instituições num ponto turístico ao lado da belíssima Pedra do Pontal, no final da Praia do Recreio dos Bandeirantes, no trecho rebatizado de Praia do Guido.

Este nome é uma homenagem ao Venerável Guido Schäffer, jovem médico, surfista e seminarista em processo de beatificação e canonização, falecido num acidente de surfe em frente ao Posto 11, em maio de 2009, poucos metros à esquerda do Quiosque do Cristo Redentor.

A imagem icônica da estátua do Cristo Redentor, estampada nas janelas do quiosque ao lado da fotografia radical do Venerável Guido Schäffer surfando, serve como um testemunho visual de que todos somos chamados por Jesus Cristo à santidade: os jovens, os atletas, os médicos, os seminaristas, as pessoas casadas e os sacerdotes.

Enfim, todo o povo de Deus deve ouvir o convite amoroso do Pai à santidade: ‘Sede santos porque eu sou santo’ (Lv 11,44). Na compreensão de que a celebração da Santa Missa é, ao mesmo tempo, a fonte e o cume da atividade santificadora da Igreja, o reitor do Santuário Cristo Redentor, padre Omar Raposo, estabeleceu a celebração cotidiana da Eucaristia como a atividade inicial do Quiosque do Cristo Redentor, em outubro de 2022.

Hoje, ainda antes da inauguração oficial do Quiosque do Cristo Redentor, a Santa Missa ali é celebrada nas quartas, quintas, sábados e domingos, sempre às 9h da manhã, congregando centenas de fiéis na Praia do Guido. Com decoro litúrgico, as celebrações à beira mar no Quiosque do Cristo Redentor têm atraído pessoas que frequentam a praia para realizar caminhadas, surfistas, nadadores e católicos em geral, que encontram paz na moldura azul do céu tocando o mar, diante da qual são erguidos com devoção o corpo e o sangue do Senhor.

Com a participação crescente dos católicos nas celebrações, logo chegaram doações de cadeiras de plástico para acomodar o povo de Deus, além de ministros extraordinários da Eucaristia para ajudar os sacerdotes celebrantes.

O músico Samir Aros, amigo de infância do Venerável Guido Schäffer, é responsável pela animação litúrgica do Quiosque do Cristo Redentor e pelas doações de roupas e alimentos destinadas às obras de caridade.

“No princípio, havia apenas dois dias de missas, nas quartas e domingos, mas como o número de fiéis foi aumentando, a coordenação do Santuário Cristo Redentor acrescentou missas na quinta-feira, com adoração eucarística e bênção do Santíssimo Sacramento, e outra missa no sábado, dedicada a Nossa Senhora. O trabalho de evangelização no quiosque tem sido fecundo, pois o ambiente é fértil, com muitas pessoas ávidas por ouvir a Palavra de Deus. As missas de domingo têm reunido cerca de 200 pessoas, com apoio de entidades esportivas como a Associação de Surfe do Canto do Recreio, da equipe de natação no mar Sidney Pereira Team e dos praticantes de futevôlei que jogam em frente ao quiosque. Este lugar já se tornou um ponto católico de referência para a comunidade local. As pessoas ficam surpresas com a iniciativa da missa a céu aberto. Além disso, temos feito campanhas de arrecadação de roupas e alimentos não perecíveis, destinados a associações e comunidades carentes”, explicou Samir Aros.

O ministro extraordinário da Eucaristia Cláudio Matias observou que “pessoas que em condições normais não teriam acesso à missa, ou que estão correndo, caminhando, ou indo à praia para um mergulho no mar, param para assistir a missa. É muito bonito ver a Igreja indo ao encontro das pessoas, fazendo aquilo que a Igreja faz de melhor, celebrando a Eucaristia e anunciando a Palavra de Deus. São interessantes os testemunhos de pessoas que estavam afastadas da missa e pelo fato da celebração ser na praia, voltam a frequentar a Eucaristia. Eu fico tocado ao ver algumas pessoas em trajes de praia, com bermudas e sandálias, aproximarem-se, com reverência, da comunhão. É uma situação que realmente só poderia acontecer num ambiente de praia”.

A evangelização no Quiosque do Cristo Redentor tem sido fiel ao pedido do Papa Francisco por uma ‘Igreja em saída’, proposta na Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium”, relacionada ao cuidado com a casa comum, apresentado na Encíclica “Laudato Si’”.

Assim, o Santuário Cristo Redentor, em parceria com a Orla Rio e com o Vicariato para o Meio Ambiente e Sustentabilidade, tem celebrado a Eucaristia numa verdadeira liturgia ecológica, levando a Palavra de Deus e a caridade às periferias, convidando o povo de Deus, na praia, a contemplar a beleza da natureza no louvor à Trindade que nos criou e nos salvou.

 

Padre Alexandre Pinheiro
Vigário paroquial da Paróquia São José, na Lagoa, e cooperador do Santuário de Fátima, no Recreio dos Bandeirantes

Categorias
Categorias