Nova fase do programa ‘Palavras de Vida’ busca unir evangelização e modernidade

Com uma nova identidade visual e uma comunicação jovem, o programa na TV Brasil quer aproximar a Igreja dos fiéis.

 

Durante 50 anos, o programa “Palavras de Vida” está no ar de forma atual e dinâmica, em busca de acompanhar as mudanças sociais. Além de quadros catequéticos, como “A Voz do Pastor”, apresentado pelo Cardeal Orani João Tempesta, e a “Catequese com o Papa Francisco”, o programa passou a explorar temas culturais com temáticas que reverberam nas redes sociais. E em comemoração pelas cinco décadas, o “Palavras de Vida” começa uma nova fase, em busca de uma evangelização cada vez mais próxima e moderna.

Responsável pela direção de produção e pela apresentação do programa, o jornalista Vinícius Arouca destacou que o “Palavras de Vida”, hoje, é uma oportunidade de levar a Igreja a um público variado dentro de um canal aberto, com programação dinâmica e jovem. Segundo o apresentador, o programa caminha em unidade com o pedido do Papa Francisco de ir ao encontro, com o objetivo de levar luz e amplificar as diversas vozes atuantes no serviço católico.

“Nesse novo formato há espaços na programação que possibilitam o acompanhamento da agenda pastoral da Igreja; o contato direto com o pastor, que é Dom Orani, através da ‘Voz do Pastor’; o quadro ‘Viva Cultura’, por exemplo, em que a gente vai até alguns lugares, como as periferias, para mostrar o trabalho que é realizado por outras frentes”, afirmou.

O apresentador lembrou que as mudanças recentes no formato do programa refletiram no resultado na audiência, com um alcance relevante para a Arquidiocese do Rio de Janeiro. De acordo com a última devolutiva de desempenho, apresentada pelo diretor de Conteúdo e Produção, Denilson Morales da Silva, e pelo gerente executivo de Produção, Aquisição e Parcerias, Arthur William Cardoso, ambos da diretoria da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), desde a mudança há cada vez mais espectadores, em especial pelo fato de que o “Palavras de Vida” é exibido antes da Santa Missa e é um tempo de preparação espiritual para quem vai acompanhar a celebração.

“A audiência cresceu significativamente durante a pandemia, devido à adesão obrigatória às celebrações remotas. Mas o que a gente percebe através dos resultados é que o público foi fidelizado, porque ele continua crescendo,” apontou.

Com a celebração dos 50 anos, Vinícius acredita que o “Palavras de Vida” se destaca pela busca do diálogo e da construção de um produto dinâmico, que leva informação e mantém a unidade com a Igreja. O apresentador exemplificou com o fato de que, atualmente, há uma correspondente no Vaticano, a jornalista Bianca Fraccalvieri, que traz um boletim do Vatican News sobre a Igreja no mundo, com eventos e missões designadas pelo Papa Francisco.

Nessa nova fase do “Palavras de Vida”, o objetivo central é encurtar o espaço entre a comunidade católica de modo geral e a arquidiocese, com a criação de quadros em que os espectadores interagem e participam com depoimentos e perguntas. Desde novembro de 2020, a equipe do programa é composta por voluntários e estagiários de comunicação social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), que desenvolvem os roteiros e a produção. Vinícius Arouca acredita que a reformulação do programa vai aproximar os fiéis das paróquias e o público em geral da arquidiocese, além de refletir um rosto jovem e atual.

“No dia do lançamento da nossa nova identidade visual, vamos lançar também as redes sociais do próprio programa para tentar aproximar o espectador da Igreja. Assim, eu acredito que a gente traz o rosto da Igreja ao programa, que é um rosto plural”, expôs.

 

Uma nova comunicação jovem

Vigário Episcopal para a Comunicação Social e diretor geral do “Palavras de Vida”, padre Arnaldo Rodrigues argumentou que, com a nova estrutura, a essência não será perdida, mas o programa será modernizado visualmente para a televisão. Com auxílio da EBC e da TV Brasil, o padre espera que o “Palavras de Vida” chegue com mais eficácia a todo o público, em especial aos mais jovens.

“A nova estrutura do ‘Palavras de Vida’ visa justamente ser um programa pensado por jovens e levado aos jovens e suas famílias, de forma que chame mais atenção para a mensagem que nós queremos levar para cada um deles. Já foram pensados cores, formatos, títulos, músicas, tudo de forma muito atual justamente para unir tecnologia e novas tendências também à Palavra de Deus”, explicou.

Junto com as mudanças visuais, padre Arnaldo reforçou que o “Palavras de Vida” passou a ser feito por jovens. Para o vigário episcopal, é uma característica fundamental do programa, porque aproxima a Igreja de uma juventude que busca, cada vez mais, uma comunicação efetiva, plural e dinâmica, unida à missão evangelizadora.

“É uma equipe que não esconde uma experiência, apesar da pouca idade, mas principalmente ressalta sua juventude e a qualificação que cada um deles tem para conduzir o programa. É uma condução muito coerente e, ao mesmo tempo, atual, junto com as redes sociais, para falar a Palavra de Deus aos jovens nas diversas esferas da sociedade. Essa é a essência do programa”, ponderou.

 

Evangelização e informação num só lugar

Quanto aos 50 anos, padre Arnaldo Rodrigues ressaltou que o programa é um meio de alcançar mais pessoas com a evangelização, tanto no Brasil quanto no exterior, por meio das redes sociais. Ele recordou que, especialmente com a pandemia, o “Palavras de Vida” teve a missão fundamental de levar a arquidiocese à casa de cada fiel.

“Nosso trabalho é continuar levando a Palavra de Deus, mas também levando e atualizando o público com iniciativas que favorecem a dignidade do ser humano. De certa forma, nós falamos da Palavra de Deus, mas mostramos de forma concreta como isso pode ser eficaz na vida de cada pessoa”, afirmou.

Padre Arnaldo deseja que a nova fase do programa possa levar a arquidiocese e suas ações a novos lares, além de ser uma forte presença da Igreja na sociedade. O testemunho de pessoas que ajudaram a consolidar o “Palavras de Vida” durante os 50 anos é a maior fonte de inspiração para o diretor geral e toda a equipe neste novo momento.

“Nossa expectativa é muito grande para que seja um momento novo, mas alicerçado naquilo que foi construído por aqueles que conduziram o programa durante anos, como o padre Dionel Amaral, o monsenhor Devellard, os cardeais Eugenio Sales e Eusébio Scheid, e, hoje, com o Cardeal Orani João Tempesta. São pessoas que tinham e têm uma visão muito além, que olham o Deus na vida de cada ser humano”, relembrou.

 

Anna Luiza Barreto

 

Categorias
Categorias