Livro de Josué no Mês da Bíblia de 2022

Há 51 anos a Igreja no Brasil celebra, em setembro, o Mês da Bíblia, como forma de lembrar que todos os dias o Senhor quer despertar nossos ouvidos para o escutarmos como discípulos (Is 50,4); quer falar conosco como um homem fala ao seu amigo (Ex 33,11), através de sua Palavra contida na Bíblia: Palavra viva e eficaz (Hb 4,12), que produz seu efeito (Is 55,11) e é útil para ensinar, repreender e formar na justiça (II Tm 3,16).

Por isso em nossas paróquias, vicariatos e na própria arquidiocese várias iniciativas estão sendo tomadas para que nos aproximemos cada vez mais da Palavra de Deus.

Também, a cada ano, somos convidados a refletir sobre o sentido de um dos livros sagrados para a nossa vida.

Neste ano, somos chamados a conhecer melhor a mensagem do Senhor através do Livro de Josué.

Portanto, algumas iniciativas serão específicas, como a formação que será dada pelo padre Leonardo Agostini, na Catedral de São Sebastião, no Centro, dia 10 de setembro, das 8h30 às 11h30, com o título “De Josué a Jesus” e reapresentada no dia 11 de setembro, das 15h às 18h, na Capela São Sebastião, em Inhoíba, Campo Grande.

Outro encontro de grande importância será a Assembleia dos Círculos Bíblicos, no dia 7 de setembro, a ser promovida em cada vicariato com o tema: “O Senhor teu Deus está contigo por onde quer que andes” (Já 1,9)

No Vicariato Sul serão quatro dias de formação, abordando a importância da Palavra de Deus na Liturgia.

No Vicariato Suburbano serão cinco dias dedicados à Introdução à Leitura da Bíblia, com o objetivo de favorecer o conhecimento da Sagrada Escritura como fonte de vida espiritual e pastoral.

Que todos nós procuremos uma forma de participar para que a Palavra de Deus continue sendo lâmpada para nossos pés e Luz para o caminho. (Sl 118, 105).

 

O Livro de Josué

O esforço empreendido pelas tribos israelitas na conquista e ocupação das terras é tema principal no Livro de Josué. O personagem principal de todo o livro é Josué, termo em hebraico que significa ‘O Senhor salva’.

Todo o sucesso dos grupos liderados por Josué na conquista e posse da terra está condicionado a realizar a Palavra do seu Deus, sem submeter-se também aos cultos estrangeiros.

O Livro de Josué é um autêntico testemunho de que Deus realiza a promessa feita ao seu povo de Israel. Da escravidão para a posse da Terra Prometida.

 

Bárbara Fonte – Representante da Animação Bíblica Pastoral do Regional Leste 1

 

Categorias
Categorias