Novena de Natal 2022: ‘Deus nos chama e envia em missão’

A Coordenação Arquidiocesana de Pastoral produziu e lançou o livreto da Novena de Natal 2022. São nove encontros de preparação para a chegada do Menino Jesus, que deve ser iniciada a partir do primeiro domingo do Advento. Nessa época, também se começa a montagem dos presépios, das árvores de Natal e a preparação dos corações para a chegada do Salvador.

Este ano a Novena de Natal tem como tema “Deus nos chama e envia em missão”, inspirado nas diretrizes do 13º Plano de Pastoral de Conjunto e no 3º Ano Vocacional, cujo tema é “Vocação: graça e missão” e o lema: “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24, 32-33).

Segundo o arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, o tempo litúrgico do Advento é propicio para a vigilância, como “caminho de preparação para o Senhor que vem”, o que deve ser acrescido de empenho missionário para “viver o chamado que um dia o Senhor nos fez e nos enviou a todas as pessoas e lugares, sem distinções”.

Na apresentação do livreto, Dom Orani pede aos fiéis que sejam “criativos e incansáveis na difusão da Boa Nova que nasce em Belém, em cada Eucaristia e em cada coração”, que intensifiquem as “orações, ajuda e fomento pelas vocações nas comunidades”, e ainda, como gesto concreto da novena, a oferta de “um quilo de alimento não perecível para o Natal dos irmãos que batem à porta de nossas paróquias, pedindo assistência material”.

Os encontros do livreto, impresso pela Editora Nossa Senhora da Paz, têm um roteiro de diálogo, meditação, oração e fatos da vida, para cada dia, que deve ser organizado de acordo com a disponibilidade de cada comunidade paroquial.

 

Da Redação

Categorias
Categorias