“Uma solidariedade guiada pela fé nos permite traduzir o amor de Deus em nossa cultura globalizada, não construindo torres ou muros que dividem e depois desabam, mas tecendo comunidades e apoiando processos de crescimento verdadeiramente humanos e sólidos.” (Papa Francisco)
Nesse final de ano, temos vivido, aqui na Paróquia São Judas, um caminho: o caminho da solidariedade, em busca da volta à nossa identidade original de agentes da evangelização. De uma evangelização que não somente fala ao outro, mas que quer também resgatar a dignidade humana de cada indivíduo. Destacam-se neste caminho as ações pastorais, nas quais percebemos o desejo de chegarmos às crianças, em especial às mais pobres. Mas, como conseguir levar palavras aos mais pobres, se ainda permanecem com fome? Se ainda sentem sede e estão nus? Daí, pensamos um café da manhã para elas, buscando envolver as pastorais sociais, os catequistas e membros de boa vontade das outras pastorais, sensibilizando até mesmo as pessoas que nem frequentavam a igreja – e, a partir daí, passaram a frequentar – conseguimos frutos que ultrapassaram nossas expectativas.Entre eles o recente envio de 20 novos coroinhas de uma única vez.
Com o olhar ainda voltado para aquele que mais precisa, percebemos que nas grandes comunidades à nossa volta existem misérias que estão à margem de nossa atenção e que não enxergamos o que os olhos não querem ver. Mas, a compaixão tem vencido. A nossa Pastoral da Criança, unida à comunidade, pôde preparar uma linda festa para as crianças mais carentes e , assim, o menino Jesus com fome, sede e nu pode, neste Natal, sorrir, pois não foi por nós esquecido!
Me confesso um apaixonado pelo texto do Papa Francisco com que iniciei essa publicação. Como um profeta ele lançou para nós essa profecia que estilhaça as vidraças da indiferença e do egoísmo muitas vezes pesentes no nosso meio, mas despertando vários raios de esperança em Vasconcelos, na Paróquia São Judas e em outras comunidades da nossa arquidiocese. Raios intensos que têm iluminado ambientes de dor e de sofrimento, trazendo a luz da esperança em que, no final o amor vencerá!
Padre Sergio Luiz Julio dos Santos
Pároco da Paróquia São Judas Tadeu, em Senador Vasconcelos, e mestre em psicologia