No dia 12 de dezembro, a Obra das Vocações Sacerdotais (OVS) se reuniu no Seminário Arquidiocesano de São José, no Rio Comprido, para a confraternização e ação de graças por mais um ano de caminhada.
As reuniões da OVS com representantes das diversas paróquias da arquidiocese acontecem sempre na última quinta-feira de cada mês, em nosso Seminário São José, iniciando às 14h com Santa Missa, seguida de encontro no nosso auditório.
Queremos renovar nosso compromisso com as vocações e retornar nossas reuniões no dia 27 de fevereiro de 2025. Durante o ano, haverá reuniões nos dias 27 de março, 24 de abril, 29 de maio, 26 de junho, 31 de julho, 28 de agosto, 25 de setembro, 30 de outubro e 27 de novembro.
Se em sua paróquia ainda não existe essa obra tão importante, converse com seu pároco. Procure informações sobre como fundá-la com Janaína, secretária da OVS, pelo telefone 99263-8549.
A OVS tem grande importância em nossa arquidiocese, e seu principal objetivo é a oração pelos vocacionados ao sacerdócio. Assim, é dever dos membros rezar pelos padres, seminaristas e por aqueles que sentem esse chamado, e para que Deus suscite novos operários para a sua messe.
Além disso, a OVS oferece um valioso auxílio ao Seminário São José por meio da doação de mantimentos e da contribuição mensal espontânea através de carnê. Sua atividade nas paróquias deve sempre promover as vocações sacerdotais na comunidade e procurar auxiliar o seminário espiritualmente e com donativos.
Luiz Felipe Lima Felix, Etapa do Discipulado III
Testemunhos
O que é a OVS?
“O que fazemos na Obras das Vocações Sacerdotais? Primeiramente, rezamos pelos vocacionados ao sacerdócio, e depois, buscamos oferecer ajuda material e financeira ao Seminário São José.
Nossas reuniões são mensais, sempre iniciadas com a Santa Missa, celebrada por padre convidado. Após a missa, continuamos no auditório, onde temos momentos de animação, oração e partilha.
É um tempo de comunhão com as paróquias e um acolhimento muito especial por parte de padres e seminaristas responsáveis pela OVS.”
Edileusa Cascimiro, da Paróquia São Brás, em Madureira
Ajudar as vocações
“Faço parte da OVS há 16 anos e sou coordenadora há quatro anos. A OVS faz parte da minha vida, e adoro ver os seminaristas entrando firmes na missão.
Ajudamos em tudo o que podemos, inclusive com orações e alimentação. Nossos encontros mensais no seminário são maravilhosos, com missas e reuniões.
Nossa confraternização foi um sucesso, e parabéns a todos que participaram. Que em 2025 a OVS continue ajudando nas vocações e no Seminário São José.”
Sebastiana Ricardo Silva, da Paróquia Nossa Senhora do Amparo e Santa Maria Goretti, em Cascadura
Presente
“Podemos dizer que a nossa OVS nasceu de um susto. Um susto dado a nós pelo padre Júlio César, que nos chamou e nos incumbiu da tarefa de implantar a OVS na paróquia. Aceitamos o desafio sem conhecer a OVS, sem saber o que era, para que se destinava ou como funcionava. Aceitamos com coragem e de coração aberto.
Formamos nossa equipe conforme as determinações. Pedimos orientação e material à Janaína, que coordena este trabalho na arquidiocese. Começamos a estudar, e logo enfrentamos a primeira desistência: a secretária saiu antes mesmo de começarmos efetivamente os trabalhos na paróquia. Com isso, Marilda, a tesoureira, assumiu ambas as funções, tesoureira e secretária.
Mas, com a graça de Deus, continuamos e fomos crescendo juntos com a OVS. Hoje, com todas as limitações, somos muito gratos ao Senhor pela oportunidade de sermos membros da OVS. É verdadeiramente um presente de Deus nas nossas vidas rezar pelos seminaristas e padres. Outras pessoas deveriam ter essa experiência!”
Maria José e Petroni, casal membro da Paróquia Nossa Senhora de Loreto, na Ilha do Governador