Oração e silêncio no Sábado Santo

“Conserva-te, em silêncio, diante de Deus e espera n’Ele”. (Sl 37,7).

 

O Sábado Santo é um dia de silêncio e recolhimento para a Igreja, não é um dia de luto, porque cremos que o Senhor ressuscitou e está vivo, mas é um dia de silêncio oracional. Durante o dia, não se celebra missa. A Igreja aguarda ansiosamente até a noite para celebrar a grande Vigília Pascal. Durante o dia, algumas paróquias realizam o ofício das trevas, via-sacra com a catequese ou reza do terço. Guardando a celebração da missa somente para a vigília à noite e fazendo do Sábado Santo um dia de oração.

Algumas paróquias usam o Sábado Santo para limpar a Igreja e orná-la para a grande Vigília Pascal. A Igreja nesse dia está em oração pelo Senhor que desceu ao sepulcro, foi às profundezas do inferno a fim de resgatar aqueles que lá se encontravam. Ele se entrega na sexta-feira e ressurge glorioso na madrugada do domingo. A Igreja permanece em oração nesse dia, pedindo a Deus que tudo se renove com a ressurreição do Senhor.

É um dia de esperarmos confiantes nas promessas de Deus e dizer como o salmista: “conserva-te, em silêncio, diante de Deus e espera n’Ele”. (Sl 37,7). Esta é uma resposta de fé, que devemos sempre professar nos momentos difíceis e, sobretudo, diante da morte. Nesse dia, devemos aprender com Nossa Senhora, que é a Virgem do silêncio, e confiar plenamente em Deus. Diante da morte de Jesus tamanha foi a dor de Nossa Senhora, mas ela não se desesperou, em silêncio confiou em Deus e acreditou que Ele ressuscitaria dos mortos. Peçamos a Virgem Maria para termos a mesma confiança.

Nesse Sábado Santo, podemos fazer um jejum opcional como nos recomenda a igreja. Até a noite, ainda estaremos no “espírito penitencial”, por isso, é recomendável ainda guardar o jejum, e se ainda não foi possível confessar-se durante a Quaresma, devemos fazê-lo. Algumas paróquias, nesse dia, atendem confissão. No Sábado Santo, ainda é a última oportunidade para fazermos aquela mudança de vida que a Quaresma nos proporcionou, para logo mais à noite celebrarmos de coração renovado a Páscoa.

O Sábado Santo também é conhecido como Sábado de Aleluia, porque durante a Quaresma, a Igreja não canta o aleluia e nem o glória, ambos os cânticos retomam com toda solenidade na solene Vigília Pascal. No fim do Sábado de Aleluia, finalmente se diz aleluia, para anunciar o início da Páscoa.

Algumas vezes é necessário silenciar para escutar o que Deus tem a falar conosco. Para falar com Deus, não são necessárias muitas palavras, basta silenciarmos diante d’Ele, mesmo sem falar nada, Ele sabe das nossas necessidades. O silêncio também é oração e, nesse sábado propício, o silêncio é necessário.

A missa da Vigília Pascal que acontecerá logo mais à noite é a principal missa do calendário cristão, na qual é abençoado o fogo novo, aceso o círio Pascal e se faz o anúncio da Páscoa e também se renovam as promessas do batismo, para que todos os cristãos comecem uma vida nova, renovados e lavados de todo o pecado. Por isso, o silêncio e o recolhimento ao longo do sábado são de extrema importância, pois podemos nos preparar para a grande vigília pascal da ressurreição do Senhor.

No Sábado Santo, os discípulos tinham ficado muito tristes, pois Jesus estava “morto”, eles não tinham compreendido aquilo que Jesus tinha dito, de que era necessário que o Filho do Homem sofresse tudo aquilo para nos salvar. Apesar de acontecer algumas coisas desagradáveis em nossa vida e passarmos por momentos difíceis, nunca devemos perder a esperança, mas, devemos acreditar que é necessário passar pelo calvário para se chegar à glória da ressurreição.

O Sábado Santo nos lembra que Jesus morreu, assim como todos nós um dia também teremos de morrer. Sua identificação com a Humanidade foi completa, até na morte. A morte de Jesus nos resgatou do pecado,  garantiu a todos que a vida continua após a morte e que viveremos eternamente ao lado de Deus. Esse Sábado Santo serve para fortalecer a nossa fé e acreditar na ressurreição dos mortos. A morte não é o fim da história, mas o começo de uma nova.

Na vida de Jesus, o silêncio tem um grande significado, muitas vezes Ele se retirava ao deserto para rezar a Deus nos ensinando que não são necessárias muitas palavras para conversarmos com Deus. Mesmo no momento da condenação e morte, Jesus vai como uma ovelha ao matadouro e como o servo sofredor, citado pelo profeta Isaías. Jesus sofre em silêncio e nos ensina que, após o sofrimento, vem a glória. Ensina-nos, ainda, que temos de silenciar e rezar por aqueles que nos perseguem.

Somente por meio do silêncio conseguiremos responder algumas perguntas, sobretudo, entender qual é a nossa vocação. Por meio do silêncio, conseguiremos algumas respostas sobre o momento que estamos atravessando em nossa vida.

A oração e o silêncio nesse dia nos ajudarão a compreender esse mistério da paixão, morte e ressureição de Jesus. O Espírito Santo, que depois foi revelado aos discípulos e até hoje acompanha a vida da Igreja, nos impulsiona a celebrar o mistério Pascal de Cristo todos os anos. A Quaresma é um grande retiro espiritual de 40 dias, que a Igreja nos indica para nos preparar para a Páscoa, e o Sábado Santo coroa esse período.

Em termos litúrgicos, o Sábado Santo vai até 18h. A partir desse momento, em algumas comunidades, já se começa a celebrar a Solene Vigília Pascal. Pois segundo as rubricas e a liturgia, a solene Vigília Pascal deve se celebrar ao anoitecer, pois o Senhor ressuscitou no domingo de madrugada.

Preparemo-nos nesse Sábado Santo por meio do jejum e da oração silenciosa para a grande Vigília Pascal que celebraremos à noite. Que tenhamos a certeza de que durante o dia o Senhor está no sepulcro, mas à noite, Ele o deixa vazio. Lembrando que esse dia ainda não é momento de fazer festa, algum tipo de comemoração ou trabalho. O Sábado Santo ainda é dia de recolhimento e oração, aproveitemos para rezar pelo nosso país e pelo mundo, que tanto precisa de oração.

 

Orani João, Cardeal Tempesta, O. Cist.

Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ

Categorias
Categorias