Padre Jorge Carreira: “Não sejam desmemoriados sobre o seu chamado”

Nas primeiras horas do evento “Ide sem medo para servir”, o assessor eclesiástico do Setor Juventude, padre Jorge Carreira, junto com outros membros, animaram jovens, adultos e idosos, que louvaram a Deus, cantaram e dançaram. Em sua pregação, o sacerdote também comemorou os seus 11 anos de ordenação, que ocorreu três meses antes do evento mundial com o Papa Francisco.

“No dia 6 de abril de 2013, minha turma e eu fomos ordenados. Nós pudemos testemunhar esse evento maravilhoso. E faço memória não somente à JMJ porque a Jornada foi um ponto de partida para muitos de nós. Por exemplo, a minha turma fez um bonito ministério nas comunidades paroquiais, muito semelhante ao tema da JMJRio 2013, que foi retirado do Evangelho de São Mateus, Capítulo 28, quando o Senhor Jesus deu uma ordem aos apóstolos a fazer todos os povos os seus discípulos. Então, naquele momento, eu, um jovem de 26 anos ordenado aqui na Catedral, animado para evangelizar, cheguei na Jornada também como você e como tantos outros. Mas antes daquela data, foi feita uma caminhada vocacional muito longa. Eu preciso lembrar do amor de Deus todos os dias da minha vida. E convido você a também fazer memória do que Deus tem feito em sua vida”, encorajou o sacerdote.

A luz do Livro de Lamentações, Capítulo 3, padre Jorge Carreira trouxe à memória sinais de esperança e fé.

“Nós vivemos em uma época muito difícil em que somos assaltados por pensamentos intrusivos. Os jovens têm sido alvo de Satanás e, ao mesmo tempo que lutamos, estamos aqui hoje com uma juventude grande, outros jovens estão sendo alvo da tentação do demônio. Os jovens têm sido alvos deste mundo para que sejam desmemoriados para que se esqueçam do que Deus faz por todos nós. O Papa Francisco pregou esta palavra, aqui na Catedral, numa bela manhã para muitos padres e religiosos, e nos disse: ‘Não sejam desmemoriados sobre o seu chamado’. Naquele momento, eu, que era padre ordenado há três meses à época, fui questionado por Deus sobre o que me dava esperança. Deus tem sido muito maravilhoso conosco. Então, hoje, nós temos de trazer em mente o que pode nos levar a Deus; e romper com pensamentos pessimistas, tristeza, raiva, ressentimento, e o que mais pode nos atrapalhar nessa relação com as obras de Deus”, alertou.

Ao fazer menção às vicissitudes e problemas do Rio de Janeiro e cidades vizinhas, padre Jorge Carreira alentou a juventude a nunca esquecer do amor de Jesus Cristo.

“Você que mora aqui na nossa cidade, e você vizinho de Nova Iguaçu, Niterói, Petrópolis, Teresópolis, Duque de Caxias e tantas outras cidades que marcam presença aqui na Catedral, você sabe que a nossa região está pela misericórdia.  Então, temos de encher os nossos corações de esperança e fé, temos de ir à igreja, rezar o Rosário, pois a Palavra nos diz que o amor de Jesus está sobre todos nós. Lembrar que Ele te ama é lembrar dos seus compromissos com Deus; compromisso com o seu casamento, com a sua família. Você que se diz consagrado a Nossa Senhora, mas é um jovem preguiçoso, não lava nem a louça para mãe, toma vergonha nessa cara, irmão. Você não é vítima da sua vida. Seja responsável, levante da cama, cumpra com as suas obrigações e não reclame. Pegue a sua energia, a força de vontade, une o teu coração ao coração de Jesus, que vai te fortalecer para não desanimar. Lembra do que Ele já fez na sua vida e não desanime mais. A bola está contigo, irmão. Eu te ajudo, rezo por você, mas agora é com você: terço na mão, Bíblia na mão, joelho no chão, e tenha responsabilidade sobre a sua vida”, concluiu padre Jorge Carreira, e, em seguida, convidando a todos para cantar a canção “Alma missionária”.

 

Rita Vasconcelos / Carlos Moioli

Categorias
Categorias