Papa nomeia brasileiro como bispo auxiliar do Patriarcado de Jerusalém

Frei Bruno Varriano continuará a sua missão de vigário patriarcal para a Ilha de Chipre. Pela primeira vez, um bispo auxiliar na ilha.


O Papa Francisco nomeou o frei Bruno Varriano, frade menor da Custódia da Terra Santa, como bispo auxiliar para a Diocese Patriarcal de Jerusalém dos Latinos. Frei Bruno é atualmente o vigário patriarcal para Chipre e continuará a ocupar esse cargo. As felicitações de todos os irmãos da Custódia da Terra Santa vão para o frei Bruno, com o desejo de continuar a servir a Igreja local de Chipre com aquele “novo modo de presença” que o Patriarca Pierbattista Pizzaballa tinha sublinhado desde a sua nomeação como vigário.

 

Servir à Igreja no episcopado

“Recebi com alegria e um pouco de surpresa esse convite de Deus, esse chamado de Deus para servir à Igreja no episcopado, servindo à Igreja do Patriarcado Latino de Jerusalém, presente na Ilha do Chipre. Foi com comoção, mas também com tanta fé. Depois de ter vivido nove anos em Nazaré, aprendi com o sim de Maria que Ele pode fazer sim, nova, e pode sim, com a sua potência, transformar todas as coisas. Por isso, com este desejo de servir à Igreja a exemplo de Nossa Senhora primeiramente nos ensina, digo sim à Igreja no episcopado. Na vida religiosa franciscana e sacerdotal, disse o meu sim, e agora, como bispo desta Igreja, como cooperador do Patriarca Latino de Jerusalém, Cardeal Pizzaballa. Muito obrigado pelas orações. Continuem a me acompanhar com as orações de vocês, e assim, que eu possa sempre servir ao Senhor como Nossa Senhora e São José nos ensinaram. Amém”, disse frei Bruno em entrevista à Vatican News.

 

Uma missão que continua

O Patriarcado Latino de Jerusalém emitiu uma nota expressando “gratidão e alegria” pela nomeação do novo bispo auxiliar. “Confortado pela plenitude do seu ministério sacerdotal, o bispo eleito continuará a sua missão de vigário patriarcal para a ilha de Chipre.” Depois, o convite a todos os fiéis para rezarem pelo novo bispo eleito: “Jerusalém na terra e Jerusalém no céu unem-se em oração e celebração por este nosso irmão elevado à dignidade episcopal. Em nome de todo o Patriarcado Latino, desejo ao bispo eleito todo o êxito e, por intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria Panaghia Kikotyssa, invoco sobre ele a bênção de Deus Todo-Poderoso”.

 

Primeira vez

É a primeira vez que um bispo auxiliar do Patriarcado Latino de Jerusalém reside na ilha de Chipre, apesar de a ilha estar historicamente ligada à Terra Santa. A presença de católicos latinos em Chipre tem sido ininterrupta desde 1192. A partir de 1196, um arcebispo latino estabeleceu-se em Nicósia, a atual capital cipriota, acompanhado por três bispos que se estabeleceram nas cidades de Famagusta, Limassol e Pafos. A invasão otomana de 1571 levou à dissolução formal da Igreja, embora os fiéis e o clero tenham conseguido manter a sua presença na ilha.

Em 1593, os Franciscanos da Terra Santa obtiveram do Sultão da Sublime Porta o direito de regressar a Chipre. Desde 1847, com a restauração do Patriarcado Latino de Jerusalém, existe um Vicariato Patriarcal em Chipre. O vicariato compreende quatro paróquias – em Nicósia, Pafos, Limmasol e Larnaca, servidas por 11 sacerdotes e duas escolas católicas.

A nomeação de um bispo auxiliar para Chipre foi precedida de outra estreia: a criação de uma residência oficial para o vigário patriarcal, inaugurada a 29 de setembro de 2022, em Nicósia, a capital da ilha. Graças a um acordo entre o Patriarcado e o governo cipriota, o vigário dispõe agora de uma residência oficial e independente, a partir da qual pode gerir tudo o que diz respeito à vida da Igreja Católica em Chipre.

 

Perfil

Frei Bruno Varriano nasceu em São Paulo, Brasil, e foi ordenado sacerdote para a Arquidiocese de Campobasso, na Itália, no dia 30 de agosto de 1997. Entrou na Custódia da Terra Santa dos Frades Menores Franciscanos e emitiu a profissão solene a 5 de outubro de 2003. Obteve o doutorado em psicologia na Pontifícia Universidade Salesiana e a licenciatura em teologia espiritual na Pontifícia Universidade Antonianum de Roma. Desempenhou vários cargos na Custódia da Terra Santa, entre os quais o de guardião do Convento de Nazaré, membro do Discretório e da Comissão para a Formação Permanente. Em agosto de 2022, foi nomeado vigário do Patriarca de Jerusalém dos Latinos para Chipre.

 

Marinella Bandini – Custódia da

Terra Santa

Categorias
Categorias