‘Para que viestes, Faustina?’ é o tema do Congresso Arquidiocesano da Divina Misericórdia 2022

O Santuário da Divina Misericórdia, em Vila Valqueire, no Rio de Janeiro, realizará, no dia 18 de junho de 2022, o X Congresso Arquidiocesano da Divina Misericórdia.  Motivado pelo Ano Jubilar Missionário da Igreja no Brasil, esta edição também jubilar do congresso coloca em foco a missão de Santa Faustina ao trazer o tema: “Para que viestes, Faustina?”, tendo como lema: “Ó meu Deus, estou consciente da minha missão na Santa Igreja” (Diário de Santa Faustina, 482).

O X Congresso será realizado no dia 18 de junho de 2022 (sábado), das 7h30 às 18h30, e, neste ano, os congressistas poderão participar presencialmente (no santuário) ou optar pelo formato on-line (assistindo ao vivo pela internet).

O versículo bíblico “Sereis minhas testemunhas” [At 1, 8], não por acaso, é o tema do Dia Mundial das Missões de 2022, o lema do Ano Jubilar Missionário da Igreja do Brasil e também a inspiração do Papa Francisco para a sua mensagem por ocasião do Dia Mundial das Missões deste ano.  Em sua carta, o pontífice diz que o versículo “é o ponto central, o coração do ensinamento de Jesus aos discípulos em ordem à sua missão no mundo. Tal como Cristo é o primeiro enviado, ou seja, missionário do Pai, também todo o cristão é chamado a ser missionário e testemunha de Cristo”.

Por ocasião de tantos eventos serem norteados pelo versículo, neste ano o congresso joga luz na missão da Santa Faustina que é a secretária da Divina Misericórdia, ao questionar (e nos provocar) com o tema: “Para que viestes, Faustina?”.  Vamos nos aprofundar sobre a temática da missão, tendo como inspiração a passagem 482 do Diário de Santa Faustina, que afirma: “Ó meu Deus, estou consciente da minha missão na Santa Igreja.” Estamos nós, enquanto cristãos, conscientes da nossa verdadeira missão, assim como Faustina?

Durante todo o dia, conduzidos pelos conferencistas, faremos um mergulho profundo em busca de respostas para esses questionamentos que nos instigam, nos impulsionam a pensar e refletir sobre o assunto.

Estão confirmadas as presenças do padre Daniel Luz Rocchetti, SAC, doutor em missiologia e assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária da CNBB, da irmã Maria Solange Diniz, da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Misericórdia (a mesma de Santa Faustina), do padre Diego Bettoni, SAVIPA, mestre em teologia moral e fundador do Movimento Um Só Coração (Caxias do Sul – RS), e do irmão Ricardo Lavra, fundador da Comunidade Servos da Divina Misericórdia.  Enriquecendo o conteúdo, as palestras serão intercaladas com testemunhos, que, em breve, poderão ser conferidos na programação do evento.

Pela manhã, haverá a abertura do congresso com as boas-vindas do padre João Sopicki, SAC, reitor do Santuário Arquidiocesano da Divina Misericórdia.  A Santa Missa será presidida por Dom Tiago Błaszczyk, bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro.  Na parte da tarde, haverá  momento Palavra do Cardeal, com testemunho e bênção de Dom Orani João Tempesta, seguido do Terço da Misericórdia.

Para ajudar a chegar em águas ainda mais profundas, haverá um momento surpresa especial, encerrando o congresso.  Que ao final do dia, assim como Santa Faustina, os participantes deverão estar conscientes da missão cristã.

Assim como Jesus exorta os discípulos a serem suas testemunhas (cf. At 1, 8), a Igreja, que por sua natureza é missionária, faz a mesma chamada: que todos os cristãos possam testemunhar Cristo.  Parafraseando o Papa Francisco em trecho da mesma carta: “Assim, exorto todos a retomarem a coragem, a ousadia, aquela parresia dos primeiros cristãos, para testemunhar Cristo, com palavras e obras, em todos os ambientes da vida.”

 

Os interessados em participar deverão inscrever-se pelo site do santuário: www.santuariodamisericordiarj.org.br/congresso2022 .

Taxas de inscrição – Presencial: R$ 80 (almoço e lanche inclusos) e on-line: R$ 50.

O Santuário da Divina Misericórdia fica na Rua Divina Misericórdia, s/n°, Condomínio Nova Valqueire, em Vila Valqueire.

Mais informações pelo telefone: 2453-3684 (WhatsApp) ou congresso@santuariodamisericordiarj.org.br.

 

Da Redação

 

Categorias
Categorias