Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Ramos: 50 anos de fé, esperança e caridade

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Ramos, no Vicariato Leopoldina, prepara com grande alegria e entusiasmo o seu jubileu de 50 anos de criação, a ser comemorado de 17 a 20 de junho de 2022.

A celebração jubilar faz pensar e contemplar toda a história de evangelização ao longo dos 50 anos como paróquia e cem anos como comunidade de fé. Tanto que o lema escolhido para celebrar o jubileu, momento único e importante na vida da comunidade paroquial, que tem como padroeira a Imaculada Conceição, foi com base nas virtudes teologais: “50 anos de fé, esperança e caridade”.

A festa foi pensada e está sendo preparada por toda a comunidade, juntamente com o vigário paroquial, padre Fábio Gonçalves Rodrigues, responsável pastoral pela paróquia, e com o auxílio do vigário episcopal do Vicariato Leopoldina, padre Alberto Gonzaga de Almeida, que, no momento, após o falecimento do pároco anterior, padre Roberto Luís Oliveira Almeida – falecido no dia 2 de março deste ano – responde de forma canônica como pároco.

A comunidade paroquial deseja celebrar com entusiasmo esse momento da história da paróquia, com muito empenho e vontade de fazer o melhor para a “Imperatriz da Leopoldina”, como era carinhosamente chamada pelo pároco anterior, padre Roberto Luís.

“Estou feliz por participar deste momento especial da comunidade que celebra 50 anos da constituição como paróquia e cem anos de existência como igreja em Ramos. Desde o início, recebo o carinho da comunidade que é viva, alegre, festeira e tem muito potencial. Dou graças a Deus e a Virgem da Conceição por celebrar o jubileu junto com o povo de Deus que doa sua vida como paroquiano”, disse o padre Fábio Gonçalves Rodrigues, que desempenha o ofício de vigário paroquial desde a gestão do padre Rogério Nogueira Branco.

Na celebração do jubileu, explicou padre Fábio, “vamos fazer memória de todos os paroquianos que hoje fazem parte da história, mas também por todos os que passaram pela paróquia, onde depositaram sua fé, constituíram famílias, foram batizados, crismados e receberam os demais sacramentos e já estão na eternidade com o Pai”.

“A celebração jubilar é a oportunidade de reavivar o dom da vida e da evangelização. Cabe a nós como sacerdote e paroquianos a missão de continuar com alegria, entusiasmo, força e coragem o mandato do Senhor: ‘Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo’. O mandato do Senhor continua vigente”, disse padre Fábio.

 

Programação

O jubileu iniciará com um tríduo nos dias 17, 18 e 19 de junho, com o Terço e Ofício da Imaculada Conceição e a Santa Missa, às 19h, que contará com as presenças dos bispos auxiliares da Arquidiocese do Rio. No primeiro dia, 17 de junho, a presença de Dom Antonio Luiz Catelan Ferreira, com o tema: “Maria, modelo de fé”.

No segundo dia, 18 de junho, a presença de Dom Tiago Stanislau, com o tema: “Maria, lugar perfeito da esperança”.

No terceiro dia, 19 de junho, a presença de Dom Antonio Augusto Dias Duarte, com o tema: “Maria, ícone da caridade”.

No dia da festa, 20 de junho, às 19h30, a missa solene de abertura do ano jubilar será presidida pelo Cardeal Orani João Tempesta. Neste dia, será coroada a imagem centenária da padroeira, que veio de Portugal, e foi, recentemente, restaurada.

Indulgência Plenária

Por ocasião do jubileu, a Paróquia  Nossa Senhora da Conceição recebeu um decreto da Penitenciária Apostólica com a concessão de Indulgência Plenária, a ser lucrada pelos fiéis desde o início do seu ano jubilar no dia 20 de junho de 2022 até o dia 23 de outubro de 2023.

Com o decreto, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição será um “templo jubilar”, onde todos os fiéis católicos em peregrinação durante o ano jubilar poderão alcançar a Indulgência Plenária, desde que cumpram três condições fundamentais: a confissão dos pecados, a participação na Sagrada Comunhão e a oração pelas intenções do Santo Padre.

 

Caminhada paroquial

Um grupo de sete moradores do bairro de Ramos fundou, no dia 23 de setembro de 1923, a Irmandade Nossa Senhora da Conceição com a finalidade religiosa de prestar culto a Virgem Maria.

Em 11 de novembro de 1923, foi celebrada a primeira missa campal e lançada a pedra fundamental da capela num terreno situado no morro da Bela Vista, doado por Zacarias de Queiroz.

No dia 28 de junho de 1972, a então capela, construída pelos fundadores da irmandade, foi elevada à paróquia por decreto de Dom Eugenio de Araujo Sales.

O primeiro pároco foi o padre Carlos Fernandes, com posse no dia 16 de julho de 1972, seguido do padre Paulo Ferreira de Almeida, com posse no dia 5 de agosto de 1973 e que ficou à frente da paróquia até seu falecimento, que ocorreu no dia 2 de dezembro de 1981.

No dia 3 de fevereiro de 1975, foi comprado um terreno na Rua do Tupinambás, 112, também em Ramos, onde foi construída a Capela Jesus Crucificado, a única capela do território paroquial.

Em 1º de janeiro de 1976, a Irmandade de Nossa Senhora da Conceição encerrou suas atividades e entregou o patrimônio à Arquidiocese do Rio de Janeiro.

A paróquia também teve como párocos o padre Francisco de Assis Monnerat Wermelinger, com posse no dia 19 de dezembro de 1981, e padre Marcos Antônio Correia Pinto Duarte, com posse no dia 9 de agosto de 1989. O padre José Li Guo foi nomeado vigário paroquial no dia 6 de março de 1992, e, em 1995, tornou-se pároco.

No dia 23 de outubro de 1986, durante missa solene presidida pelo então bispo auxiliar Dom José Palmeira Lessa, Nossa Senhora da Conceição foi declarada, por desejo do povo aprovado pela arquidiocese, padroeira do bairro de Ramos.

No dia 20 de junho de 1999, foram iniciadas as obras de construção do salão paroquial, cuja pedra fundamental foi abençoada pelo bispo auxiliar Dom João d’Ávila Moreira Lima, durante visita pastoral.

No dia 7 de julho de 2001, foi dada a bênção da reinauguração da matriz e, no dia 27 de julho de 2002,  inaugurado o salão paroquial, quando a paróquia comemorava 30 anos de criação.

Os últimos párocos foram o padre Rogério Nogueira Branco e o padre Roberto Luís Oliveira Almeida, que tomou posse no dia 20 de maio de 2021 e faleceu no dia 2 de março deste ano.

 

Felipe Ferreira e Carlos Moioli

Categorias
Categorias