Paróquia Santo Antônio, em Brás de Pina, promove Semana de Liturgia

Entre os dias 30 de janeiro e 5 de fevereiro acontecerá o maior evento de liturgia já organizado pela Paróquia Santo Antônio, em Brás de Pina. O que surgiu como um pontapé inicial para a formação de uma comissão litúrgica paroquial se transformou, aos poucos, em um evento para toda a paróquia e agora vai tomando proporções que ultrapassam a comunidade paroquial.

A 1ª Semana de Liturgia pretende ser um curso sobre liturgia direcionado a todos os públicos: desde neófitos recém convertidos até fiéis de longa caminhada. Para isso nos preocupamos em trazer pessoas – sacerdotes e leigos – com profunda vivência e conhecimento litúrgicos, que não apenas conheçam o assunto, mas também saibam transmitir com clareza e vivacidade este conhecimento.

O evento abarcará cada dia com um tema litúrgico, culminando, no dia 5 de fevereiro, em uma verdadeira imersão na celebração de dois modos diferentes de Liturgia, de tal modo que a disposição dos dias se encontra da seguinte maneira:

  • 30/01 – “Recitai entre vós salmos, hinos e cânticos espirituais. Cantai e celebrai de todo o coração os louvores do Senhor.” O que é Liturgia; e as orações litúrgicas da Igreja.
    Ministrado pelo pároco, padre Cláudio Antonio Soares
  • 31/01 – “Que alegria quando ouvi que me disseram, vamos à casa do Senhor!” Como se preparar para a missa, seja no serviço ao altar, seja na assembleia.
    Ministrado pelo padre Arnaldo Rodrigues, cerimoniário do arcebispo.
  • 01/02 – “Apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a ação de graças.” A Liturgia Eucarística: fonte e exemplo de oração do povo cristão. Ministrado pelo padre Rafael Martins, diretor do Curso de Filosofia da PUC-Rio (Seminário Arquidiocesano de São José).
  • 02/02 – “Senhor é vossa face que eu procuro, não me escondais a vossa face.” A participação ativa na missa, mantendo-se focado e consciente no que se celebra.
    Ministrado pelo seminarista Islandsom Felix, do 4º ano da etapa da configuração.
  • 03/02 – “As misericórdias do Senhor eternamente eu cantarei.” O canto na Liturgia. O canto dos ministérios, do celebrante e da assembleia.
    Ministrado pelo maestro Gabriel Solia, regente da Schola Cantorum.
  • 04/02 – “Eu recebi do Senhor o que vos transmiti: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão.” A história da celebração eucarística. A missa ao longo dos tempos.
    Ministrado pelo padre Fábio Balbino, coordenador da Comissão Arquidiocesana de Pastoral da Liturgia e professor de Liturgia do Seminário Arquidiocesano de São José.
  • 05/02 – Encerramento com a celebração solene da Oração de Vésperas e da Santa Missa, presididas por Dom Antonio Luiz Catelan Ferreira.

A Paróquia Santo Antônio fica na Estrada do Quitungo, 1.265, em Brás de Pina. Telefone: 3391-0292.

 

Renan Teté, seminarista do discipulado 2

 

Categorias
Categorias