A Arquidiocese do Rio de Janeiro é a única do Brasil escolhida para contribuir no Sínodo dos Bispos sobre a participação da pessoa com deficiência
O Sínodo dos Bispos, convocado pelo Santo Padre no ano passado, possibilita nova perspectiva para a Igreja no que tange a participação e a inclusão de pessoas com deficiência. Podemos dizer que é a primeira vez na história da Igreja que há essa preocupação explícita e oficial de um Pontífice.
No ano passado, através do vigário episcopal para a Caridade Social, monsenhor Manuel Manangão, um dos membros do Dicastério para os Leigos, Família e Vida, entrou em contato com a Arquidiocese do Rio de Janeiro. A comissão do dicastério encontrou no site: pasped.org.br uma pastoral que acolhe e evangeliza na arquidiocese pessoas com deficiência. Monsenhor Manangão entrou em contato com a coordenação arquidiocesana da Pasped, para se inteirar do assunto em questão.
Com grata e alegre surpresa, uma única arquidiocese do Brasil foi escolhida para participar da 1ª Sessão do Sínodo sobre a Sinodalidade, com ênfase na pessoa com deficiência.
O dicastério buscava pessoa com deficiência cognitiva e que tivesse uma participação ativa dentro da comunidade eclesial. No Rio de Janeiro, a Catequese Diferenciada, presente há mais de 40 anos, atua em diversos vicariatos com o objetivo de acolher e acompanhar crianças e jovens com algum transtorno cognitivo, para o acesso aos sacramentos e abrir espaços para a atuação e participação nas comunidades. Portanto, era o que o dicastério buscava!
Assim, a Catequese Diferenciada foi contemplada em participar de maneira efetiva com questionários e textos em que a pessoa com deficiência tenha seu espaço e garantia de participação na vida eclesial. Em setembro de 2022, iniciaram-se os primeiros contatos com o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, e o nome indicado foi o jovem João da Costa Antunes, acompanhado de sua catequista, Gilciara Alves da Silva.
Foi realizada a primeira reunião on-line, com a presença também do coordenador arquidiocesano da Pasped e dos dois membros da Catequese Diferenciada.
Nos foi encaminhado questionário básico em que o jovem João participou, contribuindo com sua vivência de fé na comunidade Cristo Rei, no bairro Vaz Lobo.
Mais recentemente, em abril de 2024, novamente foi realizada reunião on-line com os membros diretos da comissão do dicastério e representantes da Pastoral da Pessoa com Deficiência dos cinco continentes. O objetivo foi apresentar sugestões e avaliar o texto que será encaminhado, em outubro de 2024, no Sínodo dos Bispos, em Roma.
Nossa gratidão ao Santo Padre e ao dicastério, que têm dado passos importantes no processo de atuação e acolhimento de toda pessoa com deficiência dentro das comunidades eclesiais, indicando de modo singular que todo ser humano pode acolher a mensagem de Cristo.
Professor Cesar Bacchim, coordenador arquidiocesano da Pastoral da Pessoa com Deficiência, da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro