Páscoa e meio ambiente

Celebramos com alegria a Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo, que ressuscitou e nos deu uma vida nova, derrotando a morte e mostrando a força da vida que supera todas as barreiras, até mesmo aquelas que humanamente são impossíveis. A ressurreição de Jesus nos enche das grandes certezas e amplia a nossa esperança, pois agora cremos que também passaremos pelos mesmos passos do Senhor, vivendo, morrendo e ressuscitando com Ele. Quem crê em mim, disse Jesus, viverá eternamente, pois “eu sou o caminho, a verdade e a vida (Jo.14,6)”. A nossa esperança deixa de ser apenas um sonho para se tornar realidade, pois sabemos que, pela fé, tudo será transformado para aqueles que seguem os passos do Filho de Deus. Páscoa é passagem da tristeza para a alegria, das dúvidas para as certezas, do pessimismo para a esperança, das derrotas para as vitórias. Afinal, a ressurreição de Jesus enche de dinamismo a nossa vida, dando-nos graça e criatividade para ajudar a transformar as realidades sociais e ambientais onde vivemos e construímos a nossa história.

Imbuídos deste espírito pascal é que olhamos para o nosso meio ambiente, obra de Deus Criador que, por amor, fez uma aliança com todos os seres viventes (Gn.9,8-10), colocando em nossas mãos a responsabilidade de administrar com respeito e sabedoria toda a Criação. Infelizmente, quando olhamos a realidade atual que nos mostra a falta de água em várias partes do mundo, a destruição de nossos ecossistemas, a extinção de espécies animais e vegetais, as mudanças climáticas e suas consequências etc., tomamos consciência que não estamos sendo bons administradores da obra de Deus. As ambições humanas que geram injustiças sociais e ambientais; as posturas egoísticas em usar desenfreadamente os recursos da natureza, sabendo que eles são para o bem comum de todos; a incapacidade de ver a beleza e os detalhes de todas as coisas ao nosso redor; a falta de cuidado com todas as criaturas que integram a casa comum planetária; a exploração da natureza, que acaba gerando doenças e problemas para a sociedade, entre outros problemas, percebemos os grandes pecados atuais, que revelam posturas contrárias à vontade daquilo que Deus quer para todos que vivem nesta terra maravilhosa que Ele criou e confiou a nós que somos sua imagem e semelhança.

Queremos olhar o meio ambiente com os olhos da Páscoa, pois assim teremos mais certeza que, com a graça de Cristo e esforço humano, podemos mudar o que está errado na nossa relação com todos os que fazem parte da obra do Criador, lutando para evitar o desperdício da água, a extinção de animais e plantas, procurando plantar mais árvores, reciclando o lixo e economizando energia. A Páscoa nos dá esperança que ainda podemos educar os nossos hábitos, fazendo-os mais sustentáveis, reduzindo o nosso consumo e evitando que coisas piores possam acontecer com as mudanças climáticas.

Que a Encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco seja uma fonte de inspiração para todos nós que desejamos um mundo socialmente mais justo e fraterno e ambientalmente mais solidário e sustentável.

 

Padre Josafá Carlos de Siqueira SJ, vigário episcopal para o Meio Ambiente e Sustentabilidade

Categorias
Categorias