Pastoral Afro-Brasileira: vivenciando dignidade e comunhão

A Pastoral Afro-Brasileira faz parte das pastorais sociais específicas. Integra, portanto, a comissão para o Serviço da Caridade, de Justiça e da Paz, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Tem como missão animar as comunidades, proporcionando vivência eclesial, a partir da Palavra de Deus, da tradição da Igreja, reafirmando os valores de suas culturas.

O Documento de Aparecida incentiva as dioceses, paróquias e comunidades a organizarem pastorais sociais, incluindo a Pastoral Afro-Brasileira, manifestando sintonia com os sentimentos de São João Paulo II: “Sei que a vida de muitos afro-americanos nos diversos países não está isenta de dificuldades e problemas. A Igreja, bem consciente disto, compartilha os vossos sofrimentos e acompanha-vos e apoia-vos nas vossas legítimas aspirações a uma vida mais justa e digna para todos”.

A Arquidiocese do Rio de Janeiro realiza, junto à Pastoral Afro, um grande e belo trabalho, não somente religioso, mas social, buscando despertar as consciências para as reais necessidades da população afro-brasileira em nossa cidade. Temos uma grande expressão negra em nossa cidade e em nossa arquidiocese, como se vê pelo expressivo número de vocações sacerdotais negras. Bispos, padres, religiosos e religiosas são afro-brasileiros, tanto na sua cor quanto na sua genealogia. Aqui agradecemos à nossa referência na pastoral, Dom Roque Costa Souza, ao assessor eclesiástico, padre Wilson Cosmo de Souza Júnior, e a coordenadora arquidiocesana, Cecília Maria Costa da Silva.

Em todas as atividades realizadas pela Pastoral Afro, destacamos dois pontos muito importantes e que delineiam toda a sua ação: a valorização das características dos afro-brasileiros, ajudando-os a compreender que possuem bons motivos para alegrarem-se de serem quem são; e a promoção da união que não isola ninguém, buscando trabalhar juntos por uma sociedade melhor.

Cada grupo tem características diferentes, que funcionam de acordo com a realidade da sua região. Trabalhamos em paróquias e desenvolvemos atividades religiosas, socioculturais e sociopolíticas. Para colaborar com a unidade nas paróquias, os membros da Pastoral Afro frequentam também outras pastorais, em conjunto com outros grupos, como catequese, vicentinos, Pastoral da Criança e outras.

Neste ano de 2022, a Pastoral Afro-Brasileira na Arquidiocese do Rio de Janeiro, organizou uma série de eventos: encontros de formação com palestras sobre a Campanha da Fraternidade; visão geral da Bíblia; formação a respeito da vida do Beato Padre Victor; participação na caminhada da mulher negra; roda de conversa sobre a situação da mulher negra; confecção de bonequinhas negras; tarde de reflexão sobre a beleza da mulher negra e auto cuidado; exposição de fotografias de mulheres negras de expressão no trabalho paroquial; tarde das crianças com Maria; representação dos milagres de Aparecida; cine clube; entre outras atividades.

Celebrar o Mês da Consciência Negra, cujo dia é comemorado em 20 de novembro, sempre tem sua abertura no primeiro sábado de novembro, com romaria e missa na Basílica Nacional de Nossa Senhora de Aparecida, em Aparecida (SP). Neste ano, a abertura da 26ª Romaria das Comunidades Negras aconteceu no dia 5 de novembro, sob a presidência do bispo da Diocese da Campanha (MG), Dom Pedro Cunha Cruz.

Na Paróquia Cristo Rei, em Vaz Lobo, foi realizada, no dia 12 de novembro, uma tarde mariana com o título “Tarde com a Mãe Negra” e foram apresentados os vários títulos de Nossa Senhora que têm uma representação negra. Outras atividades serão realizadas nos diversos núcleos, entre as quais, no dia 26 de novembro, será realizada na Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Monteiro, Campo Grande; missa e exposição de bonecas e objetos relacionados à cultura negra. As atividades deste mês serão encerradas no 27 de novembro, na Paróquia Menino Jesus de Praga, em Bangu, com missa e tarde cultural.

 

Pastoral Afro-Brasileira presente na Arquidiocese do Rio de Janeiro:

Comunidade Eclesial de Base Santa Veridiana, em Santa Cruz

Paróquia de São Sebastião de Lucas, em Parada de Lucas

Paróquia de São Lourenço, em Bangu

Paróquia Menino Jesus de Praga, em Vila Aliança

Paróquia Divino Espírito Santo e São João Batista, em Vila Isabel

Paróquia Cristo Rei, em Vaz Lobo

Paróquia Santa Rosa de Lima, no Jardim América

Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Monteiro, Campo Grande

Paróquia Sagrada Família, na Taquara (em criação)

Paróquia Sagrado Coração de Jesus, na Glória (em criação)

 

Seminarista Carlos Ébano Costa da Silva

Categorias
Categorias