Profissionais de saúde do Hospital São Vicente de Paulo fazem mobilização pública sobre Outubro Rosa

A importância da detecção precoce do câncer de mama e da realização de exames para o rastreamento da doença são os principais focos da ação que será realizada por profissionais de saúde do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP-RJ), nos dias 25 e 26 deste mês, no Shopping Tijuca. Integrantes da equipe de enfermagem e mastologistas do hospital irão prestar orientações, tirar dúvidas do público e distribuir material informativo sobre o câncer de mama.

“Vai ser uma ótima oportunidade para falar claramente sobre a doença e levar informações importantes, derrubando mitos sobre o câncer de mama. Muitas mulheres, ao receberem o diagnóstico ficam muito abaladas e acham que não irão sobreviver. Mas o câncer de mama tem cura e quanto mais cedo for detectado, melhores os prognósticos. Por isso, temos que conversar sobre o rastreamento e a detecção precoce”, explica Juliana Murteira, chefe do serviço de mastologia do HSVP.

Tipo mais comum entre as mulheres (exceto os casos de câncer de pele não-melanoma), o câncer de mama é a principal causa de mortalidade por câncer no sexo feminino. Estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCa) apontam que só esse ano serão descobertos mais de 66 mil novos casos da doença. Juliana Murteira frisa que a detecção precoce aumenta em até 95% as chances de cura do câncer de mama.

“Quanto mais cedo for detectado um tumor, menos agressivos serão os tratamentos adotados e maiores as chances de cura. A indicação da Sociedade Brasileira de Mastologia é que os exames de mamografia sejam realizados anualmente em mulheres a partir dos 40 anos, antes mesmo que surja algum sinal ou sintoma da doença. Isso é o que chamamos de rastreamento”, esclarece a especialista.

Ela frisa ainda que a mamografia deve ser realizada antes dos 40 anos em pacientes com suspeita de câncer de mama e nos grupos de risco, como pacientes com história familiar de câncer de mama ou que tenham mutações genéticas. Exames complementares podem ser necessários para o diagnóstico adequado.

A médica alerta que nem sempre as alterações na mama são sinal de câncer, mas devem ser sempre investigadas.

“A principal manifestação da doença, presente em mais de 90% dos casos, é o aparecimento de um caroço endurecido, fixo e geralmente indolor. Outros sintomas são alterações no bico do peito, como mamilo retraído ou lesões nos mamilos, pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço, saída espontânea de líquido de um dos mamilos e ainda alterações na pele da mama, tais como vermelhidão, retração ou aspecto de casca de laranja. Em caso de dúvida ou suspeita, procure um mastologista, médico que trata as patologias benignas e malignas que atingem as mamas”, orienta.

O tratamento do câncer de mama é individualizado. “Vai depender do tipo de câncer e do grau de avanço da doença. Hoje contamos com diversas estratégias de tratamento como a cirurgia, quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia, drogas-alvo e imunoterapia. Cada paciente vai se beneficiar de uma combinação delas”, afirma Juliana.

 

Prevenção

A adoção de hábitos saudáveis, como manter alimentação balanceada, fazer atividade física regular, controlar o peso e evitar o consumo de álcool ajudam a prevenir o câncer de mama.

A ação da equipe de saúde do HSVP no Shopping Tijuca marca a reta final da campanha Viver Mais, em cartaz no espaço desde o início de setembro e que destaca que poder contar com serviços médicos como atendimento de emergência, exames, consultas e cirurgias no mesmo lugar representa a economia de um tempo precioso que o paciente pode aproveitar com a família ou em atividades prazerosas.

 

Alessandra Eckstein

Foto: Fernando Frasão – Agência Brasil

Categorias
Categorias