Rádio Catedral amplia evangelização com a inauguração de um novo transmissor

A boa notícia de Páscoa para todos os ouvintes da Rádio Catedral, que neste ano comemora os 30 anos de fundação, foi a inauguração e bênção do novo transmissor, instalado no alto do Morro do Sumaré.

A Rádio Catedral FM 106,7, que tem como slogan “A sintonia da felicidade”, foi fundada por Dom Eugenio de Araujo Sales no dia 8 de dezembro de 1992, tendo como idealizadores o cônego Abílio Soares de Vasconcelos e o jornalista Adionel Carlos da Cunha.

Emissora oficial da Arquidiocese do Rio de Janeiro, a Rádio Catedral tem a missão de informar, educar, comunicar e evangelizar, despertando cada vez mais ouvintes para uma relação íntima com Deus, através de uma programação atual e de qualidade que leve em conta os valores cristãos à luz do Evangelho de Jesus Cristo.

A cerimônia de inauguração e bênção, realizada no dia 8 de abril, foi conduzida pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta. A diretoria da Fundação Cultural Educacional e de Radiodifusão Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro estava representada pelo diretor geral, cônego Marcos Willian Bernardo, que também é vigário episcopal para a cultura, pelo diretor administrativo e financeiro, padre Ionaldo Pereira da Silva, e pelo diretor adjunto financeiro, diácono Claudino Affonso Esteves Filho.

Também presentes o vigário episcopal para a comunicação, padre Arnaldo Rodrigues da Silva, os seminaristas Leandro Rego e Daniel Nascimento de Paula, o técnico da empresa que vendeu o equipamento, Salem Turiel, e representando os funcionários da Rádio Catedral, a auxiliar do Departamento Pessoal Maria das Graças Aquino e o locutor Silvio Junior, que fez a abertura da cerimônia, transmitida ao vivo pela Rádio Catedral.

 

Pastor da comunicação

Na sua mensagem de acolhida, o cônego Marcos Willian Bernardo, em nome da diretoria, agradeceu a Dom Orani por incentivar a concretização do sonho da implementação de um novo transmissor.

“Agradecemos ao senhor cardeal pela sua dedicação em anunciar a Palavra de Deus, de fazer com que homens, mulheres, crianças e idosos se aproximem de Deus. Nosso arcebispo não tem limites para evangelizar, aproveitando, sobretudo, a tecnologia e, neste sentido, nos incitou a melhorar a qualidade da comunicação. Com a implementação de um novo transmissor, a nossa mensagem fica mais audível e conseguimos ultrapassar fronteiras”, disse.

“É próprio da vocação de Dom Orani como pastor olhar por suas ovelhas, fazer com que a Palavra de Jesus ecoe nos corações com clareza e sem ruídos”, destacou cônego Marcos Willian, e lembrou que o incentivo do arcebispo fez com que a diretoria tomasse como responsabilidade a conquista do equipamento, que contou com a colaboração do povo de Deus através de boleto extra.

“Sabemos que o equipamento é custoso, porém a generosidade do povo se fez valer porque percebe que Dom Orani é pastor e traz consigo, segundo o pensamento do Papa Francisco, o cheiro de suas ovelhas. A nossa gratidão por ser nosso arcebispo, pastor, e que tem como missão primordial, exclusiva, anunciar a Palavra de Deus, apresentar Jesus Cristo a este mundo contemporâneo. Muito obrigado pela presença, por estar à frente da Fundação Catedral. Que Deus continue abençoando e dando ao senhor, cada vez mais, essa disposição que só pode vir de Deus”, concluiu cônego Marcos Willian.


Poder da comunicação

Na sua mensagem, antes de dar a bênção ao novo transmissor e de acionar, simbolicamente, o botão para o início da utilização do novo equipamento, Dom Orani agradeceu a presença de todos, manifestou sua alegria pela conquista e reforçou as palavras do cônego Marcos William sobre o valor da comunicação.

“Eu sempre acreditei no poder da comunicação e na missão da comunicação da Igreja. Desde a minha juventude, sempre foi um trabalho com muita alegria, e onde quer que eu tenha passado como padre, como bispo, como arcebispo, agora como cardeal. Por meio da comunicação também vamos ao encontro das pessoas e vimos isso claramente durante o tempo da pandemia, quando nossos templos estavam fechados. Neste período, por meio da Rádio Catedral, WebTV Redentor e das mídias sociais, que nos fez chegar às pessoas para rezar, evangelizar, estar junto com as pessoas”, disse o arcebispo.

Dom Orani observou que sempre acompanha a Rádio Catedral pelas suas andanças pela cidade ou pelo Estado do Rio de Janeiro, que “fica feliz por ver que a programação da emissora chega longe” e que percebeu até quando subiu a Serra das Araras, chegando até São Paulo, e pela internet, no mundo inteiro. Recordou que “existiam lugares cegos e dificuldades de recepção do transmissor do Sumaré em algumas regiões da cidade ou da Região Metropolitana, por causa da interferência de sinal causada pelas montanhas e emissoras clandestinas”. Por outro lado, apontou que “houve melhorias com a implantação de repetidoras nos morros do Mendanha e da Pena, há necessidade de melhorar a qualidade das transmissões para ter uma maior presença e o sinal possa chegar com mais firmeza”.

Ao destacar os vários bons momentos da trajetória da Rádio Catedral, recordou a inauguração da emissora, quando Dom Eugenio, ao meio-dia, rezou o Ângelus no dia 8 de dezembro de 1992. Também revelou que ele mesmo visitou o Parque das Antenas, no Sumaré, para conhecer as instalações da Rádio Catedral. Ainda, quando a Rádio Catedral, durante a Jornada Mundial da Juventude, em 2013, comandou centenas de emissoras em uma rede de rádios pelo mundo afora, transmitindo em cinco idiomas ao mesmo tempo.

“Agradeço a Deus a história bonita da Rádio Catedral que vai sendo construída ao longo do tempo, que teve seu início há quase 30 anos quando o cônego Abílio procurou Dom Eugenio para instalar uma rádio católica. Hoje, demos um passo a mais, com a reforma das instalações e a inauguração de um novo transmissor, lembrando que vamos voltar aqui oportunamente para benzer as novas antenas. Agradeço a dedicação dos diretores, colaboradores, ouvintes, benfeitores e, de modo especial, por todos os Amigos da Rádio, que rezam e partilham de seus dons, porque acreditam e fazem parte na missão da Rádio Catedral”, finalizou o arcebispo.

 

Mandato do Senhor

Como parte do ritual de bênção, houve a leitura do Evangelho. Na reflexão, Dom Orani lembrou que faz parte da missão de cada cristão, sobretudo, nos meios de comunicação, de colocar em prática o pedido de Jesus: “Ide pelo mundo inteiro e pregai o Evangelho a toda criatura”.

“A comunicação, além de ser um sinal de comunhão e de unidade, facilita o relacionamento uns com os outros, porque faz com que a Palavra de Deus chegue aos corações, até os confins do mundo, em lugares que nós não podemos chegar e não conhecemos. Apesar das situações de guerra, ódios e discórdias que acontecem na sociedade, pedimos a Deus que tudo que for transmitido pela Rádio Catedral, pelo Sistema de Comunicação da Arquidiocese possa ajudar o mundo a ser melhor, pois acreditamos que a Palavra de Deus transforma e renova as nossas vidas”, disse o arcebispo.

 

Gratidão

Segundo o diretor administrativo e financeiro, padre Ionaldo Pereira da Silva, a aquisição do novo transmissor foi uma necessidade. Até então, o transmissor antigo estava sendo usado desde a fundação da rádio. Por outro lado, o investimento tem o objetivo de melhorar a qualidade das transmissões, diminuir as despesas com energia e, de maneira especial, retribuir o carinho dos ouvintes, benfeitores e Amigos da Rádio.

“Ao ampliar a capacidade de transmissão, consequentemente ampliamos a nossa evangelização. Ao modernizar o equipamento, conseguimos otimizar os trabalhos,  alcançar uma potência maior e, assim, chegar em lugares que não chegávamos antes.  Ao transmitir nossa programação com mais qualidade também evangelizamos com mais intensidade. O investimento só foi possível com a ajuda mensal de nossos irmãos sacerdotes, dos anunciantes, benfeitores e, de forma especial, dos nossos Amigos da Rádio, que sobressaem pela fidelidade na audiência e na partilha. O transmissor é um presente para o povo de Deus do Rio de Janeiro nas comemorações dos 30 anos da Rádio Catedral”, destacou padre Ionaldo.

 

Carlos Moioli

Foto: Gustavo de Oliveira

Categorias
Categorias