Realizou-se no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), entre os dias 1 a 3 de setembro, o encontro que reuniu mais de 1 mil catequistas de todo o Brasil, para celebrar os 40 anos da publicação do Documento “Catequese renovada: orientações e conteúdo” aprovado em 1983 durante a 21ª Assembleia Geral (AG) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Com o lema “Tocar corações e impulsionar a missão”, o encontro teve o objetivo de recordar e, com ele, animar a acolhida de seu conteúdo nas comunidades brasileiras.
O documento sobre a Catequese Renovada é um grande marco, na vida pastoral de nossas dioceses, desde 1983. Foram três dias de formação, estudo, partilha e muita celebração.
De Regional Leste 1 estiveram presentes 85 participantes, dos quais 27 da Arquidiocese do Rio de Janeiro, entre catequistas, sacerdotes, religiosas, coordenadores e formadores.
Entre os participantes o padre Abimar Oliveira de Moraes, doutor em Teologia Pastoral e Catequética pela Pontifícia Università Salesiana, em Roma, e coordenador do Setor de Cultura Religiosa da PUC-Rio, e o padre Allexsandro Martins Valente, assistente eclesiástico da Comissão Arquidiocesana de Pastoral da Iniciação Cristã.
O evento foi realizado pela Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, tendo como presidente Dom Leomar Antônio Brustolin, arcebispo de Santa Maria (RS) e presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico da CNBB; Dom Juarez Marques Souza da Silva, arcebispo de Teresina (PI) e Dom Andherson Franklin Lustosa de Souza, bispo auxiliar de Vitória (ES), membros da Comissão, além dos assessores nacionais, padre Wagner Francisco de Souza Carvalho e Mariana Venâncio.
Tivemos a alegria de ouvir a primeira conferência, proferida pelo padre Abimar Oliveira de Moraes, da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro que apresentou o documento, no contexto teológico-eclesial de uma recepção criativa do Concílio Vaticano II.
Dentro do evento houve palestras dos redatores do Catequese Renovada e a projeção de vídeos de várias pessoas que participaram destes inícios. Assistimos, entre tantos outros, ao vídeo onde a estimada Clara Coca, da Diocese de Nova Iguaçu pode testemunhar a riqueza do processo de elaboração que consultou os catequistas da base, na época, sendo, dessa forma uma riquíssima experiência de sinodalidade tão falada nos dias de hoje.
No segundo dia do encontro, 2 de setembro, Dom Leomar Antônio Brustolin anunciou a Romaria Nacional de Catequistas, como momento formativo e celebrativo, previsto para acontecer de 30 de agosto a 1º de setembro de 2024, também no Santuário Nacional de Aparecida.
Na meditação do Terço Mariano, dia 2 de setembro à noite, contamos com a participação de Elacimônia, da Diocese de Campos, na leitura de uma das meditações.
Após dias intensos com leitura orante da Palavra de Deus, conferências, mesas redondas, celebrações, testemunhos e muita partilha e alegria, o evento encerrou-se no domingo, 3 de setembro, com a missa no Santuário Nacional de Aparecida, abrindo o Mês da Bíblia 2023.
Deste modo, os catequistas puderam retornar às suas dioceses, com corações tocados pelo amor de Deus e impulsionados à missão evangelizadora, através de uma catequese de inspiração catecumenal.
Testemunhos:
“A vida é feita de momentos, alguns são simplesmente incríveis e inesquecíveis, pequenos instantes que se tornam gigantes quando são sensacionais.
É assim que posso descrever os últimos dias. Pude sentir a presença marcante de Deus. Dias inteiros dedicados à Ele, à Sua palavra, ao ensino de seu amor. Encontros maravilhosos, profissionais, catequistas preparados formando formadores” (Cláudia Lopes, da Arquidiocese de Niterói).
“A Palavra é Cristo e a Igreja é serva da Palavra. Precisamos ser ouvintes e fiéis para sermos servidores da Palavra. Escuta obediente ao mandato do Senhor: Ide e fazei discípulos… Ide às periferias existenciais. Confiar, ser fiel e anunciar, seguir em frente. E seguir com alegria, pois a Palavra nos liberta. Precisamos estar em saída. O necessário é Jesus. Catequista em saída, em missão, a serviço da vida e vida plena” (Cecília Pacheco, da Diocese de Campos).
Gratidão eterna a Deus é a palavra por todos o que tivemos a graça de viver no Encontro Nacional de Catequistas, que realmente foi renovador para continuarmos a: “Tocar corações e impulsionar a missão.” (Rosa Aparecida Oliveira, da Diocese de Itaguaí)
“O encontro foi muito enriquecedor, um documento de 40 anos tão atual, tão especial para nós!! Tudo nos foi passado de uma forma muito esclarecedora, em uma linguagem tão clara que nos envolveu e deixou um gosto de quero mais” (Maria Cristina Bagno, da Arquidiocese de Niterói)
E este “gosto de quero mais” será possível, com a presença dos catequistas na Romaria de 2024. Sigamos em frente na missão de “Tocar corações… impulsionar a missão”.
Irmão Lucia Imaculada, cnsb
Coordenadora da Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 1 da CNBB