Rio de Janeiro, a cidade de São Sebastião, celebra 457 anos de fundação na busca de viver a fraternidade e a solidariedade

As comemorações dos 457 anos da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, no dia 1º de março, começou com missa em ação de graças aos pés do monumento do Cristo Redentor, no Corcovado, presidida pelo arcebispo metropolitano, Cardeal Orani João Tempesta. Ao lado do altar, estava a imagem peregrina de São Sebastião, padroeiro da cidade. 

“O alto do Corcovado é o melhor lugar para se comemorar o aniversário do Rio de Janeiro, agradecer a Deus pela nossa história e nos comprometer pelo presente e futuro da nossa cidade. Temos uma história bonita e uma bela cidade, e devemos construir juntos pontes de fraternidade, paz e solidariedade para que nossa cidade seja cada vez mais justa, humana e fraterna”, disse o arcebispo no início da celebração. 

O dia ensolarado, típico da capital carioca, foi propício para que os fiéis e convidados tivessem a oportunidade de rezarem, ouvirem a Palavra de Deus, renovarem compromissos e contemplarem do pedestal mais famoso do mundo a Cidade Maravilhosa. A primeira leitura foi feita pelo prefeito Eduardo Paes, e o Evangelho foi proclamado pelo reitor do Santuário Cristo Redentor, padre Omar Raposo. 

 

Raízes cristãs 

Na homilia, Dom Orani refletiu as leituras do dia – que abordaram sobre a graça da revelação de Jesus Cristo, e as promessas de Deus que se cumprem para quem procura viver a retidão e a santidade, e deixa tudo por causa do Evangelho – e observou que esses ideais estavam presentes nos cristãos católicos desde os inícios da fundação da cidade. 

“Ao celebrar os 457 anos da cidade, com seus momentos de glórias e alegrias, mas com seus problemas e dificuldades, é uma oportunidade de agradecer, de certa forma, a cultura cristã que aqui foi plantada. Mesmo com mudança de época e transformações que acontecem no mundo, os valores cristãos ainda estão presentes no coração do povo carioca”, disse. 

Como exemplo, o arcebispo lembrou da recente campanha para socorrer as vítimas das chuvas que assolaram a cidade de Petrópolis, quando a resposta foi de abundância e de generosidade nas doações, e de centenas de pessoas que se colocaram à disposição para ajudar nas diversas frentes de trabalho. 

“Nós enquanto Igreja, anunciadores do Evangelho de Jesus Cristo, temos a missão de fazer com que os valores de solidariedade e da fraternidade que sempre nortearam os cristãos devem ser renovados e reavivados a cada época, e cada vez mais possam estar no coração de quem vive, luta e trabalha nesta cidade”, disse. 

Segundo o arcebispo, no lugar das situações de polarizações, guerras e dificuldades de entendimento é preciso trazer à tona, no coração, o que é belo e bom. Tornar possível para quem vive ou passe pela cidade a vontade de ser melhor e de continuar trabalhando pela fraternidade, a paz e a solidariedade.

 “Por causa da base comum que é a nossa vida cristã com seus valores, precisamos sonhar por tempos melhores nos quais possamos contagiar as pessoas. A cidade já é um exemplo de contagio do bem, do belo e do bom, mas deve ultrapassar as fronteiras para todo o país, o mundo”, disse. 

 

Cidade linda de gente boa

No final da celebração, duas crianças, um jovem e uma pessoa idosa entregaram ao prefeito Eduardo Paes símbolos que representam a beleza de uma cidade acolhedora, de uma casa comum para todos, e a entrega da imagem de SãoSebastião, para que ele interceda por sua gestão administrativa. 

“Parabéns para todos os cariocas, temos de ter muito orgulho dessa cidade, o Rio é um lugar especial, uma cidade linda feita de uma gente muito boa. Tenho a honra de estar, pelo décimo ano, assoprando as velas desse bolo de aniversário. Tenho certeza que o Rio se recuperou dos seus dramas e só vamos avançar. Muito otimismo com essa cidade. E carioca não é só quem nasce aqui, carioca é quem ama a cidade. Temos cariocas pelo mundo inteiro, e que eles comemorem com muita alegria esses 457 anos”, disse Eduardo Paes. 

Ainda fizeram parte das comemorações, após a missa, os parabéns pela cidade e o corte de bolo oferecido por Roberto Cury, em nome da Sociedade dos Amigos da Rua da Carioca (Sarca), a qual preside. 

 

Santuário São Sebastião 

A segunda missa pelo aniversário da cidade, presidida por Dom Orani e concelebrada pelo frei Jorge Luiz de Oliveira, foi realizada no Santuário Basílica de São Sebastião, na Tijuca. Também houve o corte de bolo realizado pela Sarca e o Auto de São Sebastião, apresentado por um grupo de atores da Comunidade Shalom, que contou a história de vida e o martírio do padroeiro da cidade. 

 

CARLOS MOIOLI

Foto: Gustavo de Oliveira

Categorias
Categorias