‘Santa Cecília, a virgem que trazia sempre em seu coração o Evangelho de Cristo’ (Papa Pascal I)

Santa Cecília é para a Igreja um grande sinal de fé e pureza, pois ela permaneceu fiel aos seus votos de virgindade mesmo em meio às ameaças contra a sua vida. Escolheu abraçar o martírio do que renunciar seu amor total a Jesus. Torna-se, então, um exemplo de mulher forte na fé, convicta no amor. Portanto, é padroeira da música porque cantou com a vida uma canção de amor a Jesus.

Para celebrar a memória de Santa Cecília, padroeira dos músicos, a Paróquia São Sebastião e Santa Cecília, em Bangu, realizou o Cerco de Jericó, o grande retiro espiritual onde foi conduzido por Deus através do Espírito Santo, desde a exortação da Palavra ao convite à conversão, ao fortalecimento e renovação da fé e a viver com a graça de ter o coração de uma criança. Foram sete dias de muito louvor e adoração a Deus, um verdadeiro tempo de amadurecimento espiritual em Deus, com a participação de toda a comunidade, fiéis e devotos. Que a exemplo de Santa Cecília, foram convidados a ser apóstolos de Cristo.

No dia da padroeira, 22 de novembro, por tradição paroquial, foram batizadas todas as crianças que receberam Cecília no nome e, para finalizar este dia de festa, na Igreja Matriz, foi celebrada a Santa Missa em honra a Santa Cecília, presidida pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, que em sua homilia enfatizou a evangelização, a  exemplo de Santa Cecilia, e concelebrada pelo pároco, cônego Felipe Lima e padre David Ramos, vigário paroquial, e a presença dos diáconos Ataides Barreto e Marcos Venicio Chaves. O encerramento da festa em honra a Santa Cecília aconteceu no domingo, 22 de novembro, quando os fiéis se reuniram para grande momento de confraternização, almoço e show de prêmios.

“Ó querida santa, rogai pelos músicos, para que tenham composições santas, que se inspirem cada dia mais na vida e no testemunho da Igreja de Cristo; e, por meio disso, o nome do Senhor seja anunciado, querido e amado por todos os que rezam através das músicas. Amém.”

Santa Cecília, rogai por nós!

 

Sabrina Miralha, da Pascom

Categorias
Categorias