Sant’Ana e São Joaquim

Celebramos no dia 26 de julho a memória litúrgica de Sant’Ana e São Joaquim, pais de Nossa Senhora e avós de Jesus. Por isso, no dia de Sant’Ana e São Joaquim comemora-se o Dia dos Avós. Inclusive, no domingo anterior ao Dia dos Avós, o Papa Francisco instituiu o Dia Mundial dos Avós e Idosos.

Sant’Ana e São Joaquim conceberam Nossa Senhora já com uma certa idade, mas foram agraciados por Deus e quando já não esperavam mais serem pais, concebem a Virgem Maria. Por isso, Nossa Senhora é a cheia de graça e, desde o princípio, foi escolhida e querida por Deus. Sant’Ana e São Joaquim eram muito piedosos e tementes a Deus, por isso sempre confiaram em Deus e nunca se desesperaram ou reclamaram pelo fato de ainda não terem sido abençoados com filhos. Mas quem espera em Deus, sempre alcança coisas maravilhosas, eles esperaram e conceberam a mãe do filho de Deus.

Sant’Ana e São Joaquim frequentavam sempre o templo e cumpriam os preceitos da religião judaica e ensinaram a Nossa Senhora as orações comuns dos judeus, recitavam e cantavam salmos. Esses ensinamentos foram passando de geração em geração, e Nossa Senhora ensinou ao menino Jesus e depois Jesus ensinou aos seus discípulos.

Assim deve ser em nossas famílias, passar os ensinamentos religiosos e aquilo que é bom de geração para geração. Os avós ensinarem os seus filhos e os filhos ensinarem os netos. Por isso, nesse dia dedicado aos avós, em que recordamos Sant’Ana e São Joaquim, devemos agradecer aos nossos avós por nos ter ensinado tantas coisas. Nesse dia dedicado a eles, devemos pensar o quanto devemos respeitar os nossos avós e ensinar os filhos a respeitarem os seus avós. É muito bonito ver uma família numerosa, na qual todos se respeitam e transmitem coisas boas de geração em geração.

Um lar no qual se transmite o amor e o respeito, além de ser abençoado por Deus, é um exemplo para as crianças, pois desde cedo aprenderão o amor e o respeito aos mais velhos. Tem que ensinar desde cedo as crianças a amar e respeitar os mais velhos, como nos diz o mandamento da lei de Deus: “Honra teu pai e tua mãe, para que sejas feliz e tenhas longa vida sobre a terra” (Dt 5,16).

Não tem muita referência na Sagrada Escritura e nem notícias sobre Sant’Ana e São Joaquim. As informações que têm sobre eles foram tiradas dos evangelhos “apócrifos”, ou seja, textos que não foram aprovados canonicamente pela Igreja. O Protoevangelho de Tiago e o evangelho pseudo Mateus trazem informações sobre Sant’Ana e São Joaquim. Sabe-se que ambos moravam em Jerusalém.

Quando se casaram, Joaquim e Ana não tiveram filhos durante 20 anos, na época em que viviam, os judeus diziam que um casal não ter filhos por um longo período é por falta da bênção de Deus. Ambos moravam em Jerusalém. Certo dia, ao levar as suas ofertas ao templo, Joaquim foi repreendido por um homem pelo fato de não ter filhos. Por essa razão, ele não podia oferecer as ofertas.

Joaquim ficou transtornado com as palavras do homem e decidiu retirar-se para o deserto. Durante 40 dias e 40 noites, ele suplicou a Deus, entre lágrimas e jejuns, que lhe desse descendentes. Ana também passou dias em oração, pedindo a graça da maternidade.

Deus ouviu as preces de ambos e enviou um anjo até eles, separadamente, avisando que seriam pais. Quando Maria completou três anos de idade, foi levada ao templo para ser consagrada ao Senhor, conforme Ana e Joaquim haviam prometido em suas orações. Maria foi criada na casa situada perto da piscina de Betzaeda. Em meados do século XII, os cruzados construíram uma Igreja nesse local, dedicada a Sant’Ana, igreja que existe até os dias de hoje.

No princípio, o culto era somente a Sant’Ana e, mesmo assim, em dias diferentes no Ocidente e no Oriente. Porém, em 1969, após o Concílio Vaticano II, os pais de Maria passaram a ser celebrados em única data, 26 de julho. Peçamos a proteção de Sant’Ana e São Joaquim para nossos avós e idosos, que todos os netos possam respeitar e tratar com amor os seus avós. Em algumas culturas, sobretudo a oriental, os avós são tratados com o máximo respeito e são considerados como aqueles que têm a voz da experiência. Nessas culturas, os avós têm lugar reservado à mesa e sempre são ouvidos.

Celebremos com alegria a memória litúrgica de Sant’Ana e São Joaquim, sejamos gratos aos nossos avós e rezemos por eles. Que nesse dia dedicado aos avós e idosos, possamos visitá-los ou ao menos fazer uma ligação para eles. Se já são falecidos, lembre-se nesse dia de algum momento que teve com seus avós e reze uma Ave-Maria por eles. E, ainda, ensinemos as novas gerações a respeitar os avós e idosos e dizer a eles que a vida passa muito rápido e temos que aproveitar todos os momentos.

Para os avós já falecidos, vamos encomendar a celebração de santas missas em sufrágio de suas almas e, que junto de Deus, sejam nossos intercessores!

Deus, por intercessão de Sant’Ana e de São Joaquim, abençoe a todos os avós e os mantenha firmes na sabedoria da fé!

Oração a Sant’Ana e São Joaquim:

“São Joaquim e Sant’Ana, avós de Jesus, exemplos de perseverança na fé e na criação da mãe do Salvador, intercedam a Jesus por todos os avós neste dia. Amém.”

 

Orani João, Cardeal Tempesta, O. Cist.

Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ

 

 

 

Categorias
Categorias